Indícios de reverberação nas práticas docentes de professoras do primeiro ciclo a partir da formação matemática do PNAIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Priscila Vitoria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15295
Resumo: Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a alfabetização matemática a partir das formações realizadas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Trata-se de um programa de formação continuada em nível nacional, destinado aos professores que lecionam no 1º ciclo do Ensino Fundamental, com o comprometimento dos governos federal, dos estados e municípios, a fim de assegurar a alfabetização plena das crianças até o 3º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais indícios de reverberação da formação matemática do PNAIC nas ações de professoras que participaram da proposta formativa desse Programa? Dessa forma, tivemos por objetivo perceber se há reverberações das orientações desse Programa nas práticas das professoras, após concluída a formação. Apresentamos por objetivos específicos: identificar como a alfabetização matemática e a formação do professor que ensina matemática são consideradas na literatura; investigar qual a relevância da formação do PNAIC para os professores pesquisados; investigar de que maneira a formação reflete nas ações das professoras que participaram das formações do PNAIC em matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para desenvolver a investigação utilizamos como recurso a observação de aulas de matemática das turmas de duas professoras que atuavam em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas e que participaram da formação do PNAIC e também entrevistas com as professoras, com formadora do PNAIC e coordenador da formação. Além disso, analisamos os documentos do PNAIC e entrevistamos atores envolvidos no desenvolvimento deste programa: professor coordenador, supervisora, formadora e as professoras cursistas. Buscamos compreender como se deu a formação, desde seu planejamento até a execução e ação na sala de aula. Para melhor aprofundar esse tema realizamos estudos bibliográficos a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a Alfabetização Matemática, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e também sobre o PNAIC matemática. Como eixos de análise apresentamos: a formação matemática do PNAIC, no qual trazemos as vozes dos participantes deste estudo, a fim de compreender o desenvolvimento desse programa a partir do olhar de cada um – professor coordenador, professora supervisora, a formadora e as duas professoras cursistas – percebendo as convergências e/ou divergências em suas afirmações; e o PNAIC em ação, apresentando episódios observados das aulas de matemática das duas professoras alfabetizadoras, configurando a análise dos encontros, relacionando as ações da sala de aula com o conteúdo apresentado nos cadernos de formação deste programa, com ênfase nos indícios de reverberação do PNAIC. Por fim, como percepções do trabalho desenvolvido, podemos afirmar que uma política pública de formação continuada de professores em nível nacional deve ser vista pelos governos com zelo. Seus objetivos e princípios de formação a priori são relevantes para a Educação Matemática. Porém, como qualquer política pública, deve garantir que haja o suporte necessário para que as ações sejam desenvolvidas adequadamente nas escolas, com planejamento, recursos e tempo necessário.
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Dessa forma, tivemos por objetivo perceber se há reverberações das orientações desse Programa nas práticas das professoras, após concluída a formação. Apresentamos por objetivos específicos: identificar como a alfabetização matemática e a formação do professor que ensina matemática são consideradas na literatura; investigar qual a relevância da formação do PNAIC para os professores pesquisados; investigar de que maneira a formação reflete nas ações das professoras que participaram das formações do PNAIC em matemática. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Para desenvolver a investigação utilizamos como recurso a observação de aulas de matemática das turmas de duas professoras que atuavam em turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Campinas e que participaram da formação do PNAIC e também entrevistas com as professoras, com formadora do PNAIC e coordenador da formação. Além disso, analisamos os documentos do PNAIC e entrevistamos atores envolvidos no desenvolvimento deste programa: professor coordenador, supervisora, formadora e as professoras cursistas. Buscamos compreender como se deu a formação, desde seu planejamento até a execução e ação na sala de aula. Para melhor aprofundar esse tema realizamos estudos bibliográficos a partir do levantamento de teses, dissertações e artigos sobre a Alfabetização Matemática, Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e também sobre o PNAIC matemática. Como eixos de análise apresentamos: a formação matemática do PNAIC, no qual trazemos as vozes dos participantes deste estudo, a fim de compreender o desenvolvimento desse programa a partir do olhar de cada um – professor coordenador, professora supervisora, a formadora e as duas professoras cursistas – percebendo as convergências e/ou divergências em suas afirmações; e o PNAIC em ação, apresentando episódios observados das aulas de matemática das duas professoras alfabetizadoras, configurando a análise dos encontros, relacionando as ações da sala de aula com o conteúdo apresentado nos cadernos de formação deste programa, com ênfase nos indícios de reverberação do PNAIC. Por fim, como percepções do trabalho desenvolvido, podemos afirmar que uma política pública de formação continuada de professores em nível nacional deve ser vista pelos governos com zelo. Seus objetivos e princípios de formação a priori são relevantes para a Educação Matemática. Porém, como qualquer política pública, deve garantir que haja o suporte necessário para que as ações sejam desenvolvidas adequadamente nas escolas, com planejamento, recursos e tempo necessário.This research presents a study about Math literacy based on the educational program offered by the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), which is a nationwide program of continued education aimed at teachers working with the first cycle of Brazil’s Elementary School through which municipal, state and federal governments have committed to ensure full literacy for children until the 3rd year of the Elementary School. This research aimed at answering the following guiding question: what are the indications of reverberation of the PNAIC Math education are noticed in the activities of teachers who have participated in that Educational Program? Having that in mind, the objective was to notice if the Program's guidelines reverberate to the teachers' practices after concluding the Program. The specific objectives were: identifying how Math literacy and the education of Math teachers are considered in the literature; investigating the relevance of the PNAIC Program for the interviewed teachers; and investigating how that education reflects on the activities of the teachers who have participated in the PNAIC Math Educational Program. This is a qualitative research. For the investigation, the resource used was the observation of Math classes of two teachers who worked with the 2nd and 3rd years of Elementary School in a municipal school in the city of Campinas and who have participated on the Program. The teachers were also interviewed, as well as the PNAIC educator and the coordinator. Furthermore, the PNAIC documents were analyzed. The intention was to understand how the educational program took place, from its planning to its execution and how it reverberated to activities in class. In order to go deeper into the subject, bibliographical studies were carried out among theses, dissertations and articles about Math Literacy, teacher education in Math for initial years and also about the Math PNAIC. The analysis axes are: the PNAIC Math education program, with the voices of the program participants in order to understand how the program is developed from different perspectives – coordinating teacher, supervisor and the two participating teachers – in order to notice convergences and/or divergences in their statements; and PNAIC in action, by presenting the episodes observed during the Math classes of the two teachers, with the analysis of the meetings and the relation between the classroom activities and the content presented in the workbooks of the Educational Program, with special focus on the indications of PNAIC reverberation. Finally, it is possible to state that a public policy of continued education for teachers must be considered by governments with caution. Initially, its goals and principles are relevant for Math Education. However, as any public policy, it must ensure the required support, so the activities are carried out in the schools properly, with the adequate planning, resources and time.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Priscila Vitoria2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2019-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152951436973306073949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:22Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15295Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:22Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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