Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Acácio Silveira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.
id PUC_CAMP-5_10e9b8886fb6644a274908de4d73acb4
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15353
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicaçãoReconceptualizing docency in face of information and communication technologiesdocênciaformação de professoresglobalizaçãoinovaçãotecnologiadocencyteacher s developmentglobalizationinnovationtechnologyEsta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.The purpose of the present research is to make a critical analysis of the educator s role considering the use of information and communication technologies in the current educational context. Interviews were carried out so as to support this study and to understand the vision of researchers who have published several papers or done researches on the theme. It is, in fact, part of the line of research University, Docency and Teachers development of the Post-Graduate Program Stricto Sensu in Education of PUC-Campinas. The methodology applied follows a qualitative approach and encompasses a vast bibliography on the topic and semi-structured interviews. Our objective with the interviews was to obtain a basis for the discussion of activities concerning the Educator s role before information and communication technologies, seeking to identify the need that teachers development courses have for providing opportunities for work, reflection and orientation to future educators envisaging the insertion of information and communication technologies in Education, within a tendency to revalue and give a new meaning to the docent s work viewing the educator as an essential figure in the learning and teaching process.PUC-CampinasAraujo, Elizabeth Adorno dePontifícia Universidade Católica de CampinasFrança, Acácio Silveira2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2008-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153532758447463170880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15353Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
Reconceptualizing docency in face of information and communication technologies
title Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
spellingShingle Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
França, Acácio Silveira
docência
formação de professores
globalização
inovação
tecnologia
docency
teacher s development
globalization
innovation
technology
title_short Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
title_full Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
title_fullStr Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
title_full_unstemmed Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
title_sort Ressignificar a docência diante das tecnologias de informação e comunicação
author França, Acácio Silveira
author_facet França, Acácio Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Elizabeth Adorno de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Acácio Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv docência
formação de professores
globalização
inovação
tecnologia
docency
teacher s development
globalization
innovation
technology
topic docência
formação de professores
globalização
inovação
tecnologia
docency
teacher s development
globalization
innovation
technology
description Esta pesquisa tem por finalidade fazer uma análise crítica sobre a atividade docente diante do uso das tecnologias de informação e comunicação e do contexto educacional atual. Para subsidiar o estudo foram realizadas entrevistas com o propósito de conhecermos a visão de pesquisadores que possuem publicações ou pesquisas relacionadas ao tema. Trata-se de um estudo que está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores do programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. A metodologia utilizada foi de uma abordagem qualitativa, e reuniu um estudo bibliográfico sobre o tema e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Pretendeu-se, com as entrevistas, obter base para discutir as atividades docentes frente às tecnologias de informação e comunicação, tendo como objetivo identificar a necessidade de que os cursos de formação de professores devem propiciar um espaço de trabalho, de reflexão e de orientação aos futuros docentes com vistas à inserção das tecnologias de informação e comunicação na Educação, dentro de uma perspectiva de revalorizar e ressignificar a atividade docente, considerando o papel do professor como presença imprescindível no processo de ensino e de aprendizagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-27
2022-02-16T18:12:51Z
2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353
2758447463170880
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15353
identifier_str_mv 2758447463170880
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210251316887552