A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cássio Rodrigo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados.
id PUC_CAMP-5_4f8ecc8e3094d07d73abc2e9b60b1553
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16025
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-culturalThe indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspectiveindiferença na escolaensino médio noturnoPsicologia Histórico-CulturalPsicologia Escolarindifference in schoolhigh schoolCultural-Historical PsychologyEducational PsychologyO objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados.The objective of this research is to understand the meaning of indifference to school, for the first years of high school, a public school, a city in the State of São Paulo in Brazil. Adopts as theoretical-methodological cultural-historical psychology, in particular, the concepts of Vigotski. Construction of information procedures were used observations recorded in regular classes field journals; conversations with the team manager and with teachers; meetings with students mediated by artistic activities; semi-structured interviews with students and with parents and/or guardians. The results indicate that the school and its contents are far from promoting the interests of students, just because there are no spaces in which meanings are negotiated and what new directions about the role of the school in their lives can be configured.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Cássio Rodrigo de2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2017-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160254064298755154826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:12:19Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16025Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:12:19Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
The indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspective
title A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
spellingShingle A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
Oliveira, Cássio Rodrigo de
indiferença na escola
ensino médio noturno
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
indifference in school
high school
Cultural-Historical Psychology
Educational Psychology
title_short A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
title_fullStr A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
title_full_unstemmed A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
title_sort A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
author Oliveira, Cássio Rodrigo de
author_facet Oliveira, Cássio Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Vera Lucia Trevisan de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cássio Rodrigo de
dc.subject.por.fl_str_mv indiferença na escola
ensino médio noturno
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
indifference in school
high school
Cultural-Historical Psychology
Educational Psychology
topic indiferença na escola
ensino médio noturno
Psicologia Histórico-Cultural
Psicologia Escolar
indifference in school
high school
Cultural-Historical Psychology
Educational Psychology
description O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-07
2022-02-16T19:01:10Z
2022-02-16T19:01:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025
4064298755154826
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025
identifier_str_mv 4064298755154826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210252575178752