A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados. |
id |
PUC_CAMP-5_4f8ecc8e3094d07d73abc2e9b60b1553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16025 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-culturalThe indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspectiveindiferença na escolaensino médio noturnoPsicologia Histórico-CulturalPsicologia Escolarindifference in schoolhigh schoolCultural-Historical PsychologyEducational PsychologyO objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados.The objective of this research is to understand the meaning of indifference to school, for the first years of high school, a public school, a city in the State of São Paulo in Brazil. Adopts as theoretical-methodological cultural-historical psychology, in particular, the concepts of Vigotski. Construction of information procedures were used observations recorded in regular classes field journals; conversations with the team manager and with teachers; meetings with students mediated by artistic activities; semi-structured interviews with students and with parents and/or guardians. The results indicate that the school and its contents are far from promoting the interests of students, just because there are no spaces in which meanings are negotiated and what new directions about the role of the school in their lives can be configured.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Cássio Rodrigo de2022-02-16T19:01:10Z2022-02-16T19:01:10Z2017-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160254064298755154826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-18T19:12:19Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16025Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-18T19:12:19Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural The indifference of high school students by the school knowledge: reflections from a psychologist from the Cultural-Historical perspective |
title |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
spellingShingle |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural Oliveira, Cássio Rodrigo de indiferença na escola ensino médio noturno Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar indifference in school high school Cultural-Historical Psychology Educational Psychology |
title_short |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
title_full |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
title_fullStr |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
title_sort |
A indiferença de estudantes do ensino médio pelo conhecimento escolarizado: reflexões de um psicólogo a partir da perspectiva histórico-cultural |
author |
Oliveira, Cássio Rodrigo de |
author_facet |
Oliveira, Cássio Rodrigo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Vera Lucia Trevisan de Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cássio Rodrigo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
indiferença na escola ensino médio noturno Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar indifference in school high school Cultural-Historical Psychology Educational Psychology |
topic |
indiferença na escola ensino médio noturno Psicologia Histórico-Cultural Psicologia Escolar indifference in school high school Cultural-Historical Psychology Educational Psychology |
description |
O objetivo desta pesquisa é compreender o sentido da indiferença em relação ao conhecimento escolarizado, para jovens dos primeiros anos do ensino médio noturno, de uma escola publica estadual, de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Adota-se como referencial teórico-metodológico a Psicologia Histórico-Cultural, em especial, os conceitos de Vigotski. Como procedimentos de construção das informações foram utilizadas observações registradas em diários de campo de aulas regulares; conversas com a equipe gestora e com os professores; encontros com os estudantes mediados por atividades artísticas; entrevistas semiestruturadas com alguns alunos e com os pais e/ou responsáveis. Os resultados indicam que a escola e seus conteúdos estão distantes de promover o interesse dos estudantes, justamente por não haver espaços em que significados sejam negociados e que novos sentidos sobre o papel da escola em suas vidas possam ser configurados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-07 2022-02-16T19:01:10Z 2022-02-16T19:01:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025 4064298755154826 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16025 |
identifier_str_mv |
4064298755154826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210252575178752 |