Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15334 |
Resumo: | Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. O interesse por esta pesquisa emerge da preocupação com a formação do trabalhador brasileiro de nível técnico. O trabalhador que a cada momento perde a voz e a vez. Cabe ressaltar que a educação, no presente estudo, não é tratada de forma estanque dos acontecimentos econômicos e sociais. Buscou-se resgatar, através do relato do primeiro diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, de reportagens da imprensa local e do Plano Plurianual de Gestão/2009, a trajetória da escola desde a sua implementação até o corrente ano de 2009. Nesse contexto, percebeu-se que seria preciso pontuar a legislação referente ao ensino técnico industrial e, posteriormente, ao ensino profissional para verificar a emblemática presente. Como forma de subsidiar análises, discorreu-se sobre referenciais teóricos focados na legislação do ensino técnico, nas relações entre trabalho e educação e no mundo do trabalho . A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas gravadas com a direção e a coordenação dos cursos voltados à indústria ofertados pela supracitada Escola, a fim de investigar como se dá o enquadramento de uma instituição técnica no âmbito do sistema neoliberal estabelecido. Detectou-se considerável quadro de evasão escolar. Percebeu-se que a formação do trabalhador não se dá somente através dos muros da escola, e sim, através de suas relações sociais, desmistificando a lógica neoliberal de que a escola é a única responsável pela educação do trabalhador. Constatou-se também paralelismo entre a legislação voltada ao ensino técnico e a lógica neoliberal. |
id |
PUC_CAMP-5_525244b5b701a7bb4ff2d1dfd44f09e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15334 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de casoHistorical processes, political and economic risks from industrial technical education: a case studyensino técnico industriallegislaçãoneoliberalismotechnical education industrylegislationneoliberalismEste estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. O interesse por esta pesquisa emerge da preocupação com a formação do trabalhador brasileiro de nível técnico. O trabalhador que a cada momento perde a voz e a vez. Cabe ressaltar que a educação, no presente estudo, não é tratada de forma estanque dos acontecimentos econômicos e sociais. Buscou-se resgatar, através do relato do primeiro diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, de reportagens da imprensa local e do Plano Plurianual de Gestão/2009, a trajetória da escola desde a sua implementação até o corrente ano de 2009. Nesse contexto, percebeu-se que seria preciso pontuar a legislação referente ao ensino técnico industrial e, posteriormente, ao ensino profissional para verificar a emblemática presente. Como forma de subsidiar análises, discorreu-se sobre referenciais teóricos focados na legislação do ensino técnico, nas relações entre trabalho e educação e no mundo do trabalho . A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas gravadas com a direção e a coordenação dos cursos voltados à indústria ofertados pela supracitada Escola, a fim de investigar como se dá o enquadramento de uma instituição técnica no âmbito do sistema neoliberal estabelecido. Detectou-se considerável quadro de evasão escolar. Percebeu-se que a formação do trabalhador não se dá somente através dos muros da escola, e sim, através de suas relações sociais, desmistificando a lógica neoliberal de que a escola é a única responsável pela educação do trabalhador. Constatou-se também paralelismo entre a legislação voltada ao ensino técnico e a lógica neoliberal.This study contextualizes the technical industrial education from the School Technique Estate Pedro Ferreira Alves, considering the cultural and political movement around the building and the emergence of this institution. Interest in this research arises from the concern with the formation of the Brazilian worker at the technical level. A worker who loses every time the voice and time. It should be noted that education in this study, it is not dealt with the tight economic, and social events. We tried to recover, through the report of the first director of School Technique Estate Pedro Ferreira Alves, the local press and the Multi-Year Plan/2009, the trajectory of the school since its inception till the year 2009. In this context, it was felt that it would take to score the legislation relating to industrial and technical education, later teaching professional to verify this flagship. As a way of subsidizing analysis, talked about theoretical laws focused on technical education, the relationship between work and education and the world of work. Since then, it was empirical research whose methodology consisted of semi-structured interviews recorded with the direction and coordination of courses geared to industry offered by School Technique Estate Pedro Ferreira Alves above in order to investigate how the framework of an institution technique in the framework of the neoliberal system established. We detected considerable part of truancy. It was felt that the training of the worker is only through the school walls, but through their social relations, demystifying the neoliberal logic that the school is solely responsible for the education of the worker. It was also parallelism between legislation focused on the technical education and liberal logic.PUC-CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e MontesPontifícia Universidade Católica de CampinasSimões, Daniela Dantas Ribeiro2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2009-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153341235774359404703porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:23Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15334Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:23Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso Historical processes, political and economic risks from industrial technical education: a case study |
title |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
spellingShingle |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso Simões, Daniela Dantas Ribeiro ensino técnico industrial legislação neoliberalismo technical education industry legislation neoliberalism |
title_short |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
title_full |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
title_fullStr |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
title_sort |
Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso |
author |
Simões, Daniela Dantas Ribeiro |
author_facet |
Simões, Daniela Dantas Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Daniela Dantas Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino técnico industrial legislação neoliberalismo technical education industry legislation neoliberalism |
topic |
ensino técnico industrial legislação neoliberalismo technical education industry legislation neoliberalism |
description |
Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. O interesse por esta pesquisa emerge da preocupação com a formação do trabalhador brasileiro de nível técnico. O trabalhador que a cada momento perde a voz e a vez. Cabe ressaltar que a educação, no presente estudo, não é tratada de forma estanque dos acontecimentos econômicos e sociais. Buscou-se resgatar, através do relato do primeiro diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, de reportagens da imprensa local e do Plano Plurianual de Gestão/2009, a trajetória da escola desde a sua implementação até o corrente ano de 2009. Nesse contexto, percebeu-se que seria preciso pontuar a legislação referente ao ensino técnico industrial e, posteriormente, ao ensino profissional para verificar a emblemática presente. Como forma de subsidiar análises, discorreu-se sobre referenciais teóricos focados na legislação do ensino técnico, nas relações entre trabalho e educação e no mundo do trabalho . A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas gravadas com a direção e a coordenação dos cursos voltados à indústria ofertados pela supracitada Escola, a fim de investigar como se dá o enquadramento de uma instituição técnica no âmbito do sistema neoliberal estabelecido. Detectou-se considerável quadro de evasão escolar. Percebeu-se que a formação do trabalhador não se dá somente através dos muros da escola, e sim, através de suas relações sociais, desmistificando a lógica neoliberal de que a escola é a única responsável pela educação do trabalhador. Constatou-se também paralelismo entre a legislação voltada ao ensino técnico e a lógica neoliberal. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-16 2022-02-16T18:12:27Z 2022-02-16T18:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15334 1235774359404703 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15334 |
identifier_str_mv |
1235774359404703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210240226099200 |