Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557 |
Resumo: | Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública. |
id |
PUC_CAMP-5_5344c336a18e4f83b1b4ba6a07340d8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15557 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental ISchool management and democracy: what the elementary school team thinks and practicesJohn DeweyPrincípios DemocráticosEscolasJohn DeweyDemocratic PrinciplesSchoolsGestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública.Democratic management is a theme that has been discussed for a long time in Brazil. For a better comprehension of this model of educational management, we started with the concept of democracy conceived by the American philosopher, John Dewey. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, there were no results that adhered to the theme in the city of Campinas. Therefore, the questioning that supports this thesis is how the democratic management and the concept of democracy are perceived and experienced by school staff from two primary schools? The general objective of the research is understanding the concept of democracy, with an emphasis on John Dewey, and how it can assist the school management of elementary school I in schools in the city of Campinas-SP. As for the specific objectives of the research, they correspond to conceptually define the term democracy according to Dewey; conceptualize public policies and democratic management in basic education; to analyze the school team's conception of democratic management: to analyze the reports of democratic management experiences. As for methodological procedures, this research is classified as a qualitative research. Composed of a bibliographic research, which started from a literature review conducted at the Digital Library of Theses and Dissertations and an empirical research using three techniques for data collection in the field research: (i) analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP); (ii) interviews with: deputy directors, pedagogical advisors and teachers; (iii) non-participant observation, with a field diary, in which the researcher writes her perceptions while in the observation period. Through the result of the investigation, it was noted that the management team and the teachers of the two schools surveyed need to expand and intensify studies on the laws that deal with school management and public policies. The understanding of school management, in the meaning thought by John Dewey, which involves the participation of representatives from the entire school segment effectively and with authentic experience in school councils, is not part of the researched school environment. It was noticed how fragile the concept of democracy still is and its experience in school, mainly with regard to school management. Schools have democratic principles, as required by law, but there is still much to be done. There are many issues that still need to be constructed and deconstructed in brazilians schools, considering that some members of the collegiate bodies are unable to perceive the importance of their presence in these bodies and not even recognize themselves in the decisions taken. It is a suggestion for schools to create continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent on the national scene and this suggestion has great potential to be thought of as a public policy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasMendonça, SamuelPontifícia Universidade Católica de CampinasCunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da2022-02-16T18:17:00Z2022-02-16T18:17:00Z2020-02-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155575460977538581246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:30Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15557Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:30Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I School management and democracy: what the elementary school team thinks and practices |
title |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
spellingShingle |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da John Dewey Princípios Democráticos Escolas John Dewey Democratic Principles Schools |
title_short |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
title_full |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
title_fullStr |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
title_sort |
Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I |
author |
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da |
author_facet |
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendonça, Samuel Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
John Dewey Princípios Democráticos Escolas John Dewey Democratic Principles Schools |
topic |
John Dewey Princípios Democráticos Escolas John Dewey Democratic Principles Schools |
description |
Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-14 2022-02-16T18:17:00Z 2022-02-16T18:17:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557 5460977538581246 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557 |
identifier_str_mv |
5460977538581246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210248787722240 |