Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liedke, Elen Garcia Mudo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16415
Resumo: Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita pelas crianças. Formulamos o seguinte problema: Quais práticas docentes realizadas com crianças de cinco anos em classes de Educação Infantil podem favorecer o aprendizado da linguagem escrita? Durante nossa trajetória profissional, percebemos a necessidade que existe de discutir sobre esse assunto, pois as pesquisas sobre esse tema se concentram a partir do 1.º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender quais são as práticas de duas professoras de Educação Infantil que visam ao favorecimento da linguagem escrita. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino, sendo uma municipal e outra particular na cidade de Hortolândia. É um estudo de caráter qualitativo no qual foi utilizada como técnica de construção do material empírico a observação sistemática das práticas das docentes. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano. Com base no material empírico analisado, concluímos que as práticas de linguagem realizadas pelas professoras, bem como a mediação delas, estimulam o processo de aquisição da linguagem dos alunos.
id PUC_CAMP-5_60e519c67d17cf4f5388ee47ab5efc03
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16415
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anosOne letter leads to another: language practices with five-year-old childrenLinguagem escritaEducação InfantilPsicologia histórico-culturalPráticas pedagógicasFormação de professores.Written languageEarly Childhood EducationHistorical-cultural psychologyPedagogical practicesTeacher training.Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita pelas crianças. Formulamos o seguinte problema: Quais práticas docentes realizadas com crianças de cinco anos em classes de Educação Infantil podem favorecer o aprendizado da linguagem escrita? Durante nossa trajetória profissional, percebemos a necessidade que existe de discutir sobre esse assunto, pois as pesquisas sobre esse tema se concentram a partir do 1.º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender quais são as práticas de duas professoras de Educação Infantil que visam ao favorecimento da linguagem escrita. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino, sendo uma municipal e outra particular na cidade de Hortolândia. É um estudo de caráter qualitativo no qual foi utilizada como técnica de construção do material empírico a observação sistemática das práticas das docentes. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano. Com base no material empírico analisado, concluímos que as práticas de linguagem realizadas pelas professoras, bem como a mediação delas, estimulam o processo de aquisição da linguagem dos alunos.This research investigates teaching practices related to written language in Early Childhood Education. It is our aim to understand how the teacher organizes his practices aiming to favor the appropriation of written language by the children. The following question was formulated: What teaching practices performed with five-year-old children in classes of Early Childhood Education favor the learning or written language? During our professional trajectory, we have perceived the need to discuss this subject, since research on this topic is concentrated from the 1st Year of Elementary Education. The general objective of this research is to investigate and understand what are the practices of two teachers of the Early Childhood Education early childhood teachers that favor the acquisition of written language. The research was carried out in two educational institutions, one public and the other private, in the city of Hortolândia, state of São Paulo. It is a qualitative study in which systematic observations and semi-structured interviews with teachers of Early Childhood Education were observed for empirical data collection techniques. Based on the empirical material analyzed, we have concluded that the language practices carried out by the teachers, as well as their mediation, stimulate the students’ language acquisition process.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasLiedke, Elen Garcia Mudo2022-02-22T11:34:22Z2022-02-22T11:34:22Z2017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164156837242642274571porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:21Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16415Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:21Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
One letter leads to another: language practices with five-year-old children
title Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
spellingShingle Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
Liedke, Elen Garcia Mudo
Linguagem escrita
Educação Infantil
Psicologia histórico-cultural
Práticas pedagógicas
Formação de professores.
Written language
Early Childhood Education
Historical-cultural psychology
Pedagogical practices
Teacher training.
title_short Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
title_full Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
title_fullStr Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
title_full_unstemmed Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
title_sort Uma letra puxa outra: práticas de linguagem com crianças de cinco anos
author Liedke, Elen Garcia Mudo
author_facet Liedke, Elen Garcia Mudo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Liedke, Elen Garcia Mudo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita
Educação Infantil
Psicologia histórico-cultural
Práticas pedagógicas
Formação de professores.
Written language
Early Childhood Education
Historical-cultural psychology
Pedagogical practices
Teacher training.
topic Linguagem escrita
Educação Infantil
Psicologia histórico-cultural
Práticas pedagógicas
Formação de professores.
Written language
Early Childhood Education
Historical-cultural psychology
Pedagogical practices
Teacher training.
description Esta pesquisa investiga práticas docentes relativas à aquisição da linguagem escrita na Educação Infantil. Buscamos compreender como o professor organiza suas práticas visando favorecer a apropriação da linguagem escrita pelas crianças. Formulamos o seguinte problema: Quais práticas docentes realizadas com crianças de cinco anos em classes de Educação Infantil podem favorecer o aprendizado da linguagem escrita? Durante nossa trajetória profissional, percebemos a necessidade que existe de discutir sobre esse assunto, pois as pesquisas sobre esse tema se concentram a partir do 1.º Ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é investigar e compreender quais são as práticas de duas professoras de Educação Infantil que visam ao favorecimento da linguagem escrita. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino, sendo uma municipal e outra particular na cidade de Hortolândia. É um estudo de caráter qualitativo no qual foi utilizada como técnica de construção do material empírico a observação sistemática das práticas das docentes. A análise dos dados foi realizada com base na teoria histórico-cultural de desenvolvimento humano. Com base no material empírico analisado, concluímos que as práticas de linguagem realizadas pelas professoras, bem como a mediação delas, estimulam o processo de aquisição da linguagem dos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-09
2022-02-22T11:34:22Z
2022-02-22T11:34:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16415
6837242642274571
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16415
identifier_str_mv 6837242642274571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210236729098240