A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157372
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a natureza social do desenvolvimento da relação consciente da criança pré-escolar com a linguagem. Trata-se de problematizar o desenvolvimento histórico-cultural dos indivíduos e o papel que a educação escolar infantil desempenha, especificamente, sobre o desenvolvimento da linguagem oral. A hipótese norteadora desse estudo aponta no entendimento de que a promoção de uma relação mais consciente com a linguagem oral, na educação infantil, contribui para o processo de aprendizagem da escrita. Na contramão das concepções hegemônicas da educação infantil, defendemos que esse segmento de ensino é escola, e diante desse entendimento, deve cumprir a função de transmitir os conhecimentos historicamente sistematizados em suas formas mais desenvolvidas. Guiamo-nos pela ideia de que o trabalho pedagógico na educação infantil deve se sustentar pela tríade conteúdo-forma-destinatário. Diante disso, o desenvolvimento de patamares qualitativamente superiores de relação da criança com a língua materna dependerá da forma pela qual o professor trabalhará com os conteúdos em cada momento do desenvolvimento infantil. As ações pedagógicas devem ser intencionalmente direcionadas de modo a impulsionar a construção de relações cada vez mais conscientes e voluntárias da criança com a linguagem. Fundamentando-nos na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, o objetivo da tese é contribuir para o planejamento pedagógico na educação pré-escolar tendo em vista o ensino desenvolvente da língua portuguesa. Para tanto, elencamos conteúdos essenciais que se voltam ao desenvolvimento da consciência fonêmica. A partir desta pesquisa de caráter teórico-conceitual, esperamos contribuir com a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil, de modo que a teoria possa se converter num instrumento para que o professor possa analisar, planejar e organizar sua prática docente tendo em vista o máximo desenvolvimento da linguagem oral, de acordo com as especificidades da faixa etária.
id UNSP_529bc3165ff6ab3f246ccb2ade48b4b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157372
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-culturalThe importance of preschool education in oral and written language development: contributions in light of historical-critical pedagogy and historical-cultural psychologyeducação infantillinguagem orallinguagem escritapedagogia histórico-críticapsicologia histórico-culturalEarly childhood educationOral languageWritten languageHistorical-critical pedagogyHistorical-cultural psychologyEsta pesquisa versa sobre a natureza social do desenvolvimento da relação consciente da criança pré-escolar com a linguagem. Trata-se de problematizar o desenvolvimento histórico-cultural dos indivíduos e o papel que a educação escolar infantil desempenha, especificamente, sobre o desenvolvimento da linguagem oral. A hipótese norteadora desse estudo aponta no entendimento de que a promoção de uma relação mais consciente com a linguagem oral, na educação infantil, contribui para o processo de aprendizagem da escrita. Na contramão das concepções hegemônicas da educação infantil, defendemos que esse segmento de ensino é escola, e diante desse entendimento, deve cumprir a função de transmitir os conhecimentos historicamente sistematizados em suas formas mais desenvolvidas. Guiamo-nos pela ideia de que o trabalho pedagógico na educação infantil deve se sustentar pela tríade conteúdo-forma-destinatário. Diante disso, o desenvolvimento de patamares qualitativamente superiores de relação da criança com a língua materna dependerá da forma pela qual o professor trabalhará com os conteúdos em cada momento do desenvolvimento infantil. As ações pedagógicas devem ser intencionalmente direcionadas de modo a impulsionar a construção de relações cada vez mais conscientes e voluntárias da criança com a linguagem. Fundamentando-nos na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, o objetivo da tese é contribuir para o planejamento pedagógico na educação pré-escolar tendo em vista o ensino desenvolvente da língua portuguesa. Para tanto, elencamos conteúdos essenciais que se voltam ao desenvolvimento da consciência fonêmica. A partir desta pesquisa de caráter teórico-conceitual, esperamos contribuir com a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil, de modo que a teoria possa se converter num instrumento para que o professor possa analisar, planejar e organizar sua prática docente tendo em vista o máximo desenvolvimento da linguagem oral, de acordo com as especificidades da faixa etária.This doctoral research deals with the social nature of the development of preschool child’s conscious relationship with language. It questions the historical-cultural development of individuals and the role that preschool education plays, specifically in the development of oral language. The guiding hypothesis of this study is that the promotion of a more conscious relationship with the oral language, in early childhood education, contributes to the learning process of writing. Unlike the hegemonic conceptions of early childhood education, we argue that this teaching level of education is school and based on this, it must achieve the function of transmitting the historically systematized knowledge in its most advanced manners. We guide ourselves through the idea that the pedagogical work in early childhood education must support itself by the triad form-content-receiver. Therefore, the development of the child's relationship with the native language at higher levels will depend on how the teacher works with the content at each stage of child development. The pedagogical actions must be intentionally addressed in order to stimulate the construction of increasingly conscious and voluntary relations of the child with the language. Based on historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy, the purpose of this thesis is to contribute to the pedagogical planning in preschool education considering the developmental teaching of the Portuguese language. Therefore, we list essential contents that point out to the development of phonemic awareness. From this theoretical-conceptual research, we expect to contribute to the historical-critical pedagogical practice in early childhood education, in a way of which the theory can become an instrument for the teacher to analyze, plan and organize their teaching practice bearing in mind the maximum development of oral language, according to the specificities of the age groupUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]2018-10-22T15:08:25Z2018-10-22T15:08:25Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15737200090922733004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157372Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:56:56.083537Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
The importance of preschool education in oral and written language development: contributions in light of historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology
title A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
spellingShingle A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]
educação infantil
linguagem oral
linguagem escrita
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
Early childhood education
Oral language
Written language
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
title_short A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
title_full A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
title_fullStr A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
title_sort A importância da educação pré-escolar para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural
author Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]
author_facet Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Newton [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Saccomani, Maria Cláudia da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
linguagem oral
linguagem escrita
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
Early childhood education
Oral language
Written language
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
topic educação infantil
linguagem oral
linguagem escrita
pedagogia histórico-crítica
psicologia histórico-cultural
Early childhood education
Oral language
Written language
Historical-critical pedagogy
Historical-cultural psychology
description Esta pesquisa versa sobre a natureza social do desenvolvimento da relação consciente da criança pré-escolar com a linguagem. Trata-se de problematizar o desenvolvimento histórico-cultural dos indivíduos e o papel que a educação escolar infantil desempenha, especificamente, sobre o desenvolvimento da linguagem oral. A hipótese norteadora desse estudo aponta no entendimento de que a promoção de uma relação mais consciente com a linguagem oral, na educação infantil, contribui para o processo de aprendizagem da escrita. Na contramão das concepções hegemônicas da educação infantil, defendemos que esse segmento de ensino é escola, e diante desse entendimento, deve cumprir a função de transmitir os conhecimentos historicamente sistematizados em suas formas mais desenvolvidas. Guiamo-nos pela ideia de que o trabalho pedagógico na educação infantil deve se sustentar pela tríade conteúdo-forma-destinatário. Diante disso, o desenvolvimento de patamares qualitativamente superiores de relação da criança com a língua materna dependerá da forma pela qual o professor trabalhará com os conteúdos em cada momento do desenvolvimento infantil. As ações pedagógicas devem ser intencionalmente direcionadas de modo a impulsionar a construção de relações cada vez mais conscientes e voluntárias da criança com a linguagem. Fundamentando-nos na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica, o objetivo da tese é contribuir para o planejamento pedagógico na educação pré-escolar tendo em vista o ensino desenvolvente da língua portuguesa. Para tanto, elencamos conteúdos essenciais que se voltam ao desenvolvimento da consciência fonêmica. A partir desta pesquisa de caráter teórico-conceitual, esperamos contribuir com a prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil, de modo que a teoria possa se converter num instrumento para que o professor possa analisar, planejar e organizar sua prática docente tendo em vista o máximo desenvolvimento da linguagem oral, de acordo com as especificidades da faixa etária.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22T15:08:25Z
2018-10-22T15:08:25Z
2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157372
000909227
33004030079P2
2161593951236436
url http://hdl.handle.net/11449/157372
identifier_str_mv 000909227
33004030079P2
2161593951236436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129002719674368