O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524 |
Resumo: | Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação. |
id |
UOES_be025da79558c8a3e955f6098b9e4533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:jspui/1524 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-CulturalThe teaching of written language in preschool: an analysis in the Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural PsychologyEducação infantilPré-escolaLinguagem escritaPedagogia Histórico-CríticaPsicologia Histórico-CulturalEarly childhood educationPreschoolWritten languageHistorical-Critical PedagogyHistorical-Cultural PsychologyCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação.This dissertation is linked to the line of research “Public Policies in Education, Training Processes and Diversity”, from the graduation program in Education (PPGE) of UNOESTE, Presidente Prudente Campus, and aims to understand the historical-critical pedagogy and historical-cultural psychology, the conceptions and practices for teaching written language in preschool, the last two years of early childhood education in a public school in a medium-sized city in the countryside of São Paulo. These presented theories contributions that are considered essential to the research when discussing the psychic development linked to the objective conditions of life and education. In order to carry out the research, it was used a systematic literature review from 2018 to 2022, and we chose as databases the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The analyses of the articles, dissertations and theses pointed out the need for further research, highlighted the importance of written language for the development of babies and children and the variety of subjects and approaches that coincide with this process. It was also used semi-structured interviews with ten teachers. Through the method of historical-dialectical materialism, it had been undertaken the analyzes based on two analytical categories, namely: a) written language: conceptions and practices; and b) psychology of guiding documents and didactic resources in teaching practice. We concluded that the participants understand writing as a broader content than just the writing technique and literacy, itself, as a goal of elementary school. However, it is necessary to deepen discussions about the non-naturalization of human development, in order not to understand it as a domain of previously given powers. In this sense, it was pointed out fundamental issues to be deepened in in-service training, such as the periodization of psychic development; the prehistory of writing, notably the playing of social roles; the contents of operational training and theoretical training; relations between the teaching of written language and the teaching of the writing system; relationship between oral language and written language and also phonological awareness, in particular, phonemic awareness through sound analysis of the word. It is possible to highlight the importance of the cities having their own curriculum, elaborated collectively. This work emphasizes the need for careful analysis of documents and teaching materials originating from federal or state programs, so that appropriation by overcoming, if necessary, is carried out, a fundamental issue for a teaching network that intends to advance collectively to achieve the maximum development of babies and children. The appropriation of written language will be fully realized in elementary school, however, early childhood education must invest in creating the basis for this appropriation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoShimazaki, Elsa Midorihttps://orcid.org/0000-0002-2225-5667http://lattes.cnpq.br/9372609347074339Anjos, Ricardo Eleutério doshttps://orcid.org/0000-0001-7432-556Xhttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943Francisco, Marcos Viniciushttps://orcid.org/0000-0002-5410-2374http://lattes.cnpq.br/7996858773030239NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do2023-10-13T14:36:20Z2023-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2023-10-14T04:03:29Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1524Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2023-10-14T04:03:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural The teaching of written language in preschool: an analysis in the Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology |
title |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
spellingShingle |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do Educação infantil Pré-escola Linguagem escrita Pedagogia Histórico-Crítica Psicologia Histórico-Cultural Early childhood education Preschool Written language Historical-Critical Pedagogy Historical-Cultural Psychology CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
title_fullStr |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
title_full_unstemmed |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
title_sort |
O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural |
author |
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do |
author_facet |
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Shimazaki, Elsa Midori https://orcid.org/0000-0002-2225-5667 http://lattes.cnpq.br/9372609347074339 Anjos, Ricardo Eleutério dos https://orcid.org/0000-0001-7432-556X http://lattes.cnpq.br/1844230833604943 Francisco, Marcos Vinicius https://orcid.org/0000-0002-5410-2374 http://lattes.cnpq.br/7996858773030239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Pré-escola Linguagem escrita Pedagogia Histórico-Crítica Psicologia Histórico-Cultural Early childhood education Preschool Written language Historical-Critical Pedagogy Historical-Cultural Psychology CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação infantil Pré-escola Linguagem escrita Pedagogia Histórico-Crítica Psicologia Histórico-Cultural Early childhood education Preschool Written language Historical-Critical Pedagogy Historical-Cultural Psychology CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação vincula-se à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UNOESTE, Campus de Presidente Prudente - SP, e tem como objetivo compreender, à luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico-cultural, as concepções e práticas para o ensino da linguagem escrita na pré-escola, dois últimos anos da Educação Infantil de uma rede pública de um município de porte médio do interior paulista. Essas teorias apresentam contribuições que consideramos essenciais à pesquisa ao discutir o desenvolvimento psíquico atrelado às condições objetivas de vida e educação. Realizamos revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022, elegendo como bases de dados, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Scientific Electronic Library Online – Scielo e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos artigos, dissertações e teses apontaram a necessidade de mais pesquisas, ressaltaram a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento de bebês e crianças e a variedade de assuntos e abordagens que coadunam esse processo. Realizamos também entrevista semiestruturada realizada com dez professoras. Por meio do método do materialismo histórico-dialético empreendemos as análises a partir de duas categorias analíticas, a saber: a) linguagem escrita: concepções e práticas; e b) implicações dos documentos norteadores e dos recursos didáticos na prática docente. Concluímos que as participantes compreendem a escrita como um conteúdo mais amplo do que somente a técnica da escrita e a alfabetização, propriamente dita, como objetivo do ensino fundamental. Contudo, é preciso aprofundar discussões sobre a não naturalização do desenvolvimento humano. Apontamos, nesse sentido, questões fundamentais para serem aprofundadas na formação em serviço, como a periodização do desenvolvimento psíquico; a pré-história da escrita, destacadamente a brincadeira de papéis sociais; os conteúdos de formação operacional e formação teórica; relações entre o ensino da linguagem escrita e o ensino do sistema de escrita; relação entre a linguagem oral e a linguagem escrita e a consciência fonológica, de modo especial, a consciência fonêmica por meio da análise sonora da palavra. Ressaltamos a necessidade de análise criteriosa dos documentos e materiais didáticos oriundos de programas federais ou estaduais, para que seja realizada, se for o caso, apropriação por superação, questão fundamental para uma Rede de ensino que pretende avançar coletivamente para alcançar o máximo desenvolvimento de bebês e crianças. A apropriação da linguagem escrita se realizará plenamente no ensino fundamental, contudo, a educação infantil deve investir na criação das bases para essa apropriação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-13T14:36:20Z 2023-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 . http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Sandra Aparecida Tavares Barbosa do. O ensino da linguagem escrita na pré-escola: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2023 . |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Mestrado em Educação Brasil UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100156574040064 |