A investigação da criatividade nos jogos cênicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15821 |
Resumo: | Os jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do grego krainem realizar. Criar cenicamente seria produzir, expressar repertório corporal e verbal novo e diferente na história do sujeito. Esta pesquisa estudou o fenômeno da criatividade do ponto de vista do sujeito, de seus processos segundo a pesquisa qualitativa e a Teoria Histórico-Cultural da Subjetividade. A criatividade é vista como um fenômeno complexo, que envolve uma junção de funções psicológicas complexas, que podem ou não se desenvolver na trajetória de vida do sujeito. Foram estudados 9 sujeitos com idade entre 21 e 45 anos sem experiência teatral 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os sujeitos chegaram tímidos e sem repertório corporal nem verbal cênico. Com o inicio das dinâmicas conversacionais apresentaram suas dificuldades de criar individualmente e em grupo. Com a aplicação dos jogos cênicos, os sujeitos foram desenvolvendo repertório de expressão corporal e verbal e, durante as conversas, começaram a compartilhar medos e bloqueios relacionados à criação. Novos sentidos subjetivos começam a se formar, e as configurações de sentido relacionadas à criação começam a se modificar. Conclui-se que este grupo conseguiu criar, após emergência do sujeito crítico que reflete sobre seus valores e sentidos subjetivos e aumenta seu autoconhecimento. Assim a expressão cênica vai se apresentando de forma diferenciada, com novos gestos corporais e novas expressões verbais. Por fim, notou-se que este teatro e seus jogos estimularam e desenvolveram novas configurações criativas e expressões cênicas criativas idiossincráticas em cada sujeito e, portanto, este teatro passou a ser compreendido como Teatro da Criatividade: visto como jogo que estimula e alavanca o ator adormecido para criar e atuar como ator protagonista no palco de sua vida. |
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A investigação da criatividade nos jogos cênicosCreativity s investigation on the scenic playscriatividadesujeitojogos cênicossubjetividadecreativitysubjectscenic playssubjectivityOs jogos de teatro, neste estudo, visaram despertar e investigar os processos criativos e as expressões cênicas criativas e não-criativas. O termo criatividade deriva do latim, creare , que significa fazer algo novo e do grego krainem realizar. Criar cenicamente seria produzir, expressar repertório corporal e verbal novo e diferente na história do sujeito. Esta pesquisa estudou o fenômeno da criatividade do ponto de vista do sujeito, de seus processos segundo a pesquisa qualitativa e a Teoria Histórico-Cultural da Subjetividade. A criatividade é vista como um fenômeno complexo, que envolve uma junção de funções psicológicas complexas, que podem ou não se desenvolver na trajetória de vida do sujeito. Foram estudados 9 sujeitos com idade entre 21 e 45 anos sem experiência teatral 5 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os sujeitos chegaram tímidos e sem repertório corporal nem verbal cênico. Com o inicio das dinâmicas conversacionais apresentaram suas dificuldades de criar individualmente e em grupo. Com a aplicação dos jogos cênicos, os sujeitos foram desenvolvendo repertório de expressão corporal e verbal e, durante as conversas, começaram a compartilhar medos e bloqueios relacionados à criação. Novos sentidos subjetivos começam a se formar, e as configurações de sentido relacionadas à criação começam a se modificar. Conclui-se que este grupo conseguiu criar, após emergência do sujeito crítico que reflete sobre seus valores e sentidos subjetivos e aumenta seu autoconhecimento. Assim a expressão cênica vai se apresentando de forma diferenciada, com novos gestos corporais e novas expressões verbais. Por fim, notou-se que este teatro e seus jogos estimularam e desenvolveram novas configurações criativas e expressões cênicas criativas idiossincráticas em cada sujeito e, portanto, este teatro passou a ser compreendido como Teatro da Criatividade: visto como jogo que estimula e alavanca o ator adormecido para criar e atuar como ator protagonista no palco de sua vida.The scenic plays in this research purposed to wake and to investigate the creative process and the creative scenic expressions and no creative . The vocable creativity derives of Latin creare that means to make new something, and of Greek krainem to realize. To create of the theatre can signify to invent, to express new and different corporal and verbal repertory on the subject s history. This research studied the creativity s phenomenon above viewpoint of subject, its process according to the qualitative research and the Historic-Cultural of Subjectivity s Theory. The creativity is viewed that a complex phenomenon involved one connection of complex psychological functions, can or cannot develop during subject s history of life. There were 9 subjects studied, from ages 21 to 45 years old. They did not have theatrical experience. There were 5 masculine and 4 feminine. The subjects arrived timid without corporal and verbal scenic repertory. Inside of the conversation dynamics showed, difficult of subjects how to create alone and with a group. During application, scenic plays the subjects development repertory of corporal and verbal expression. Inside conversation, dynamics begun to share blockades and fears connected of creation. News subjective senses were constituted and news configuration senses were connected to create to iniciate modification. The conclusion was that this group could create after occurred the emergency of critic subject that reflects about his values and his subjective senses and he intensifies his self-knowledge. So the scenic expressions showed different matrices with new corporal expressions and new verbal expressions. Finally, there was consideration that this theatre and its plays stimulated and developed new creative configurations and creative scenic expressions peculiar to each subject. I understood that this theatre and his plays stimulated and developed configuration creative news and creative scenic expressions singulars in the subjects. Consequently this theatre is understood in Theatre of Creativity: viewpoint of how play stimulates and transports the sleeping actor to create and how a protagonist plays in the scene of your life.PUC-CampinasRey, Fernando Luís GonzálezPontifícia Universidade Católica de CampinasZia, Katia Panfiete2022-02-16T18:57:10Z2022-02-16T18:57:10Z2005-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158214560096903994381porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:14Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15821Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:14Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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