Protagonismo juvenil: o programa aprendiz Comgás no município de Campinas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15352 |
Resumo: | A presente pesquisa discute o histórico de participação dos/as alunos/as no processo de elaboração e execução de projetos sociais baseados na metodologia do Programa Aprendiz Comgás proposta às unidades de ensino da rede pública estadual de Campinas/SP. A pesquisa procurou identificar e discutir a ação realizada por alunos/as que integraram o Programa para apresentar uma determinada perspectiva de análise acerca do protagonismo juvenil, que, como discutido neste trabalho, é sujeito a diversas compreensões. Além disso, a intenção foi compreender e identificar se a metodologia do Programa Aprendiz Comgás realmente contribuiu para a efetivação da ação protagônica dos/as jovens das escolas públicas estaduais participantes. Nas análises qualitativas empreendidas utilizou-se de informações obtidas em documentos e por meio de questionário aplicado aos/às alunos/as participantes. E, baseado nos conceitos de juventude, política pública, cidadania, bem como nos resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que o Programa Aprendiz Comgás contribuiu parcialmente para a formação do protagonista juvenil em unidades de ensino da rede pública estadual de Campinas/SP. Entretanto, nestas unidades de ensino, os/as jovens foram enquadrados numa perspectiva de protagonismo neoliberal e salvacionista, que os/as enxerga como problema social e busca sua adequação à ordem e às exigências do mercado do trabalho. |
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Protagonismo juvenil: o programa aprendiz Comgás no município de CampinasProtagonism youth: the Programa Aprendiz Comgás in the city of Campinasprotagonismo juveniljuventudepolíticapolítica públicacidadaniaeducaçãoyouth roleyouthpolicypublic policycitizenshipeducation A presente pesquisa discute o histórico de participação dos/as alunos/as no processo de elaboração e execução de projetos sociais baseados na metodologia do Programa Aprendiz Comgás proposta às unidades de ensino da rede pública estadual de Campinas/SP. A pesquisa procurou identificar e discutir a ação realizada por alunos/as que integraram o Programa para apresentar uma determinada perspectiva de análise acerca do protagonismo juvenil, que, como discutido neste trabalho, é sujeito a diversas compreensões. Além disso, a intenção foi compreender e identificar se a metodologia do Programa Aprendiz Comgás realmente contribuiu para a efetivação da ação protagônica dos/as jovens das escolas públicas estaduais participantes. Nas análises qualitativas empreendidas utilizou-se de informações obtidas em documentos e por meio de questionário aplicado aos/às alunos/as participantes. E, baseado nos conceitos de juventude, política pública, cidadania, bem como nos resultados obtidos com a pesquisa, conclui-se que o Programa Aprendiz Comgás contribuiu parcialmente para a formação do protagonista juvenil em unidades de ensino da rede pública estadual de Campinas/SP. Entretanto, nestas unidades de ensino, os/as jovens foram enquadrados numa perspectiva de protagonismo neoliberal e salvacionista, que os/as enxerga como problema social e busca sua adequação à ordem e às exigências do mercado do trabalho.The study discusses the history of participation of students in the preparation and implementation of social projects based on the methodology of the Programa Aprendiz Comgás. This methodology was proposed to the public schools of Campinas / SP. The research sought to identify and discuss the action performed by students who joined the program to provide an analysis on the role youth. The objective was to understand and identify the methodology of the Programa Aprendiz Comgás contributed to the action of the young protagonist of state public schools. Was used in qualitative analysis of information obtained from documents and through a questionnaire applied to pupils participating. He concludes that the Apprentice Program Comgas partially contributed to the formation of juvenile protagonist in schools of Campinas / SP. However, young people were framed in a neoliberalism role, which sees as the social problem.PUC-CampinasSilva, Itamar Mendes daPontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Anselmo Batista de2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2009-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153520704491961620618porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T14:41:42Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15352Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T14:41:42Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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