ANANAS: descascando o cinema das chanchadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Julia Braghetto
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zavarize, Pedro Stocco
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17107
Resumo: O presente projeto visa usar da linguagem comunicativa do design, por meio do audiovisual, para trabalhar a memória e preservação do período das chanchadas no cinema brasileiro. A problemática do trabalho foi delimitada a partir da observação da equipe sobre a valorização das produções culturais do próprio país, a defasagem de conteúdos contemporâneos que apresentem informações sobre os filmes musicais produzidos entre os anos 30 e 50, e o estado crítico de conservação dos mesmos. Utilizando o Design Thinking como método projetual principal, para estruturar a pesquisa e buscar soluções inovadoras, foi possível definir, com base no público-alvo, que o produto principal seria um documentário. Para isso, foi utilizado como método complementar o meio de produção audiovisual clássico: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. A união do design com a linguagem cinematográfica, permite a reflexão sobre o passado da indústria criativa do cinema nacional e a importância de relembrar e conhecer o que foi feito para permitir o desenvolvimento futuro. O período das chanchadas foi essencial na contribuição da instauração da indústria cinematográfica no Brasil. Os filmes de comédia musical da época marcaram as gerações e formaram o modelo clássico de história que seria repetido pelos anos que se seguiram. As produções dos anos 30, 40 e 50 também apresentaram personalidades que ficaram reconhecidas no contexto cultural brasileiro, como Carmen Miranda, Grande Otelo e Oscarito, além de diretores como José Carlos Burle, Adhemar Gonzaga e Carlos Manga. Enfrentando diversas crises financeiras, e principalmente na falta de cuidado e consciência quanto a preservação das películas, a maior parte das obras foram perdidas no decorrer dos anos, em incêndios e enchentes. Ainda hoje o estado é precário e precisa ser revisto. O ANANAS também questiona sobre os avanços tecnológicos que impactaram diretamente nas produções da Chanchada. Além de apresentar como o design pode contribuir para a restauração da identidade cinematográfica brasileira, debatendo diretamente sobre as consequências da digitalização e ascensão dos streamings em oposição à experiência física do cinema. As ações projetuais secundárias do projeto visam usar a força comunicativa do design para apoiar a divulgação do documentário, reforçando a consciência do tópico da história do cinema nacional, por meio das redes sociais e eventos acadêmicos.
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Para isso, foi utilizado como método complementar o meio de produção audiovisual clássico: Pré-Produção, Produção e Pós-Produção. A união do design com a linguagem cinematográfica, permite a reflexão sobre o passado da indústria criativa do cinema nacional e a importância de relembrar e conhecer o que foi feito para permitir o desenvolvimento futuro. O período das chanchadas foi essencial na contribuição da instauração da indústria cinematográfica no Brasil. Os filmes de comédia musical da época marcaram as gerações e formaram o modelo clássico de história que seria repetido pelos anos que se seguiram. As produções dos anos 30, 40 e 50 também apresentaram personalidades que ficaram reconhecidas no contexto cultural brasileiro, como Carmen Miranda, Grande Otelo e Oscarito, além de diretores como José Carlos Burle, Adhemar Gonzaga e Carlos Manga. Enfrentando diversas crises financeiras, e principalmente na falta de cuidado e consciência quanto a preservação das películas, a maior parte das obras foram perdidas no decorrer dos anos, em incêndios e enchentes. Ainda hoje o estado é precário e precisa ser revisto. O ANANAS também questiona sobre os avanços tecnológicos que impactaram diretamente nas produções da Chanchada. Além de apresentar como o design pode contribuir para a restauração da identidade cinematográfica brasileira, debatendo diretamente sobre as consequências da digitalização e ascensão dos streamings em oposição à experiência física do cinema. As ações projetuais secundárias do projeto visam usar a força comunicativa do design para apoiar a divulgação do documentário, reforçando a consciência do tópico da história do cinema nacional, por meio das redes sociais e eventos acadêmicos.This project aims to use the communicative language of design, through audiovisuals, to work on the memory and preservation of the chanchadas period in Brazilian cinema. The problematic of the work was defined from the team’s observation about the valorization of the country’s own cultural productions, the lack of contemporary content that presents information about the musical films from the 30’s, 40’s and 50’s, and the critical state of conservation of the same. Using Design Thinking as the main projectual method, to structure the research and seek innovative solutions, it was possible to define, based on the target audience, that the main product would be a documentary. For this, the classic audiovisual production method was used as a complementary method: Pre-Production, Production and Post-Production. The union of design with the cinematographic language, allows the reflection on the past of the creative industry of national cinema and the importance of remembering and knowing what was done to enable future development. The period of the chanchadas was essential in contributing to the establishment of the film industry in Brazil. The musical comedy films of the time marked generations and formed the classic story model that would be repeated for years to come. The productions of the 30’s, 40’s and 50’s also featured personalities that became recognized in the Brazilian cultural context, such as Carmen Miranda, Grande Otelo and Oscarito, as well as directors such as José Carlos Burle, Adhemar Gonzaga and Carlos Manga. Facing several financial crises, and mainly due to the lack of care and awareness regarding the preservation of the films, most of the works were lost over the years, in fires and floods. Even today the state is precarious and needs to be reviewed. ANANAS also asks about the technological advances that have directly impacted Chanchada’s productions. Besides presenting how design can contribute to the restoration of the Brazilian cinematographic identity, debating directly about the consequences of digitalization and the rise of streamings in opposition to the physical experience of cinema. The project’s secondary projectual actions aim to use the communicative power of design to support the dissemination of the documentary, reinforcing awareness of the topic of national cinema history, through social networks and academic events.Não recebi financiamentoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Sniker, Tomas GunerPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Moreira, Julia BraghettoZavarize, Pedro Stocco2024-01-12T18:01:44Z2024-01-12T18:01:44Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/171075723854337789508NDporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2024-01-12T18:01:44Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17107Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2024-01-12T18:01:44Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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