In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Wajman, Solange
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922
Resumo: Este texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática.
id USP-70_db8ae99315a637d960ae5f96491b0450
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148922
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashionNo tom, como manda o figurino: a estética da chanchada pela música e a modaBrazilian chanchadafilm musicfashionChanchadamúsica de cinemamodaEste texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática.: Este texto pretende demostrar cómo el proceso de nomadismo y movimiento de los textos artísticos puede interferir en las formas de sensibilidad y, consecuentemente, en los procesos de comunicación estética. Para ello, tomamos versiones paródicas de películas de la década de 1950, con el fin de verificar: 1) cómo la apropiación paródica establece una semántica particular, considerando el tránsito entre arte y el espectáculo de entretenimiento popular; 2) como las nuevas versiones modifican el estatuto de la obra y, por consiguiente, su fruición. Para este estudio, se toman elementos de los lenguajes de la moda y de la música. Concluimos que además de nuevas formas de sensibilidad, tales obras constituyen memoria cultural, en el seno de la cultura mediáticaThis text intends to demonstrate how the process of nomadism and movence of art texts can interfere in the forms of sensitivity and, consequently, in the processes of aesthetic communication. To do so, we selected parody versions of 1950s films, in order to investigate: 1) how parody appropriation establishes a particular semantics, considering the transit between art and popular entertainment show; 2) how the new versions modify the status of the work and, therefore, its enjoyment. For this study, we chose elements of fashion and music languages. We conclude that besides the new forms of sensitivity, such works constitute cultural memory in the media culture.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14892210.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 203-224MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 203-224MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 203-2241982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155837https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155838Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValente, Heloísa de Araújo DuarteWajman, Solange2020-06-01T13:46:55Zoai:revistas.usp.br:article/148922Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.679348Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
No tom, como manda o figurino: a estética da chanchada pela música e a moda
title In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
spellingShingle In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Brazilian chanchada
film music
fashion
Chanchada
música de cinema
moda
title_short In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
title_full In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
title_fullStr In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
title_full_unstemmed In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
title_sort In the mood, by the book: the aesthetics of the chanchada genre through music and fashion
author Valente, Heloísa de Araújo Duarte
author_facet Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Wajman, Solange
author_role author
author2 Wajman, Solange
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Heloísa de Araújo Duarte
Wajman, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Brazilian chanchada
film music
fashion
Chanchada
música de cinema
moda
topic Brazilian chanchada
film music
fashion
Chanchada
música de cinema
moda
description Este texto pretende demonstrar como o processo de nomadismo e movência dos textos artísticos pode interferir nas formas de sensibilidade e, consequentemente, nos processos de comunicação estética. Para tanto, tomamos versões paródicas de filmes da década de 1950, com o fim de verificar: 1) como a apropriação paródica estabelece uma semântica particular, considerando o trânsito entre arte e o espetáculo de entretenimento popular; 2) como as novas versões modificam o estatuto da obra e por conseguinte, sua fruição. Para este estudo, tomam-se elementos das linguagens da moda e da música. Concluímos que para além de novas formas de sensibilidade, tais obras constituem memória cultural, no seio da cultura midiática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922
10.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p203-224
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155837
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148922/155838
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 203-224
MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 203-224
MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 203-224
MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 203-224
MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 203-224
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315188137984