A formação continuada de professores e a literatura: estratégias de leitura e seleção de obras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedersen, Simone Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16416
Resumo: A literatura infantil tem sido objeto de muitas pesquisas na formação do leitor e tem gerado interesse em diversas áreas. Nesse estudo, partiu-se do pressuposto de que os procedimentos utilizados pelos docentes e a seleção de obras são elementos essenciais para a formação do leitor. Diante desse contexto, essa pesquisa de mestrado denominada A Formação Continuada de Professores e a Literatura: estratégias de leitura e seleção de obra propôs por problema de pesquisa a seguinte questão: a exploração de estratégias de leitura e seleção de obras, em um curso de formação continuada, pode auxiliar os professores participantes em seu trabalho com leitura? O objetivo geral foi verificar se houve mudanças na prática dos professores sobre a exploração de modos de leitura, estratégias de leitura e seleção de obras no trabalho com leitura. Os objetivos específicos foram implementar um modelo de formação continuada em leitura, apresentar a autorregulação da leitura, discutir a seleção das obras literárias para uso em sala de aula e analisar em que medida as participantes aplicaram o conhecimento construído na formação. A metodologia adotada nessa pesquisa qualitativa com princípios da pesquisa ação-estratégica constituiu-se, inicialmente, de levantamento bibliográfico nacional e internacional. Ministrou-se um curso de formação continuada para 12 professoras e 4 coordenadoras da rede municipal de um município do estado de São Paulo. Durante os 4 encontros, no total de 9 horas, apresentaram-se a leitura independente, leitura em dupla, close reading e outras estratégias de leitura, a partir dos pressupostos teóricos da autorregulação, pautados nos estudos da Teoria Social Cognitiva. Os instrumentos utilizados foram: diário de campo, questionário, narrativa e entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa aplicaram o conteúdo dos encontros formativos, em sala de aula. Houve troca de experiências sobre leitura e uso de obras literárias durante os encontros, que possibilitaram o pensar e repensar práticas, ouvir sobre a experiência de outros professores e narrar sucessos e desafios que fazem parte da docência e da leitura. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, e as inferências decorrentes dessas análises mostraram que houve mudanças quanto às práticas de leitura usadas pelas participantes em sala de aula, houve aumento da compreensão leitora com práticas docentes que priorizam o protagonismo do aluno e houve, também, mudanças na concepção das participantes sobre as obras literárias e sua seleção. Pesquisas internacionais demonstram que a autorregulação da leitura, por meio do uso de estratégias de leitura sob a luz da teoria sociocognitiva, é um caminho promissor para a promoção de leitores competentes e críticos. Todavia, estudos sobre a autorregulação da leitura praticamente inexistem em nosso país.
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O objetivo geral foi verificar se houve mudanças na prática dos professores sobre a exploração de modos de leitura, estratégias de leitura e seleção de obras no trabalho com leitura. Os objetivos específicos foram implementar um modelo de formação continuada em leitura, apresentar a autorregulação da leitura, discutir a seleção das obras literárias para uso em sala de aula e analisar em que medida as participantes aplicaram o conhecimento construído na formação. A metodologia adotada nessa pesquisa qualitativa com princípios da pesquisa ação-estratégica constituiu-se, inicialmente, de levantamento bibliográfico nacional e internacional. Ministrou-se um curso de formação continuada para 12 professoras e 4 coordenadoras da rede municipal de um município do estado de São Paulo. Durante os 4 encontros, no total de 9 horas, apresentaram-se a leitura independente, leitura em dupla, close reading e outras estratégias de leitura, a partir dos pressupostos teóricos da autorregulação, pautados nos estudos da Teoria Social Cognitiva. Os instrumentos utilizados foram: diário de campo, questionário, narrativa e entrevista semiestruturada. As participantes da pesquisa aplicaram o conteúdo dos encontros formativos, em sala de aula. Houve troca de experiências sobre leitura e uso de obras literárias durante os encontros, que possibilitaram o pensar e repensar práticas, ouvir sobre a experiência de outros professores e narrar sucessos e desafios que fazem parte da docência e da leitura. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo, e as inferências decorrentes dessas análises mostraram que houve mudanças quanto às práticas de leitura usadas pelas participantes em sala de aula, houve aumento da compreensão leitora com práticas docentes que priorizam o protagonismo do aluno e houve, também, mudanças na concepção das participantes sobre as obras literárias e sua seleção. Pesquisas internacionais demonstram que a autorregulação da leitura, por meio do uso de estratégias de leitura sob a luz da teoria sociocognitiva, é um caminho promissor para a promoção de leitores competentes e críticos. Todavia, estudos sobre a autorregulação da leitura praticamente inexistem em nosso país.The children's literature has been the object of much research in the reader’s development and has generated interest in several areas. In this study, it was assumed that the procedures used by teachers and the selection of literature books are essential elements for the development of the reader. Based on that, this master degree research, entitled "The Continued Formation of Teachers and Literature: strategies of reading and selection of literature book", had as a research problem the following question: the exploration of strategies of reading and selection of literature books, in a teaching training, can assist the participating teachers in their work with reading? The general objective was to verify if there were changes in the teachers' practice of exploration of reading modes, strategies of reading and selection of literature books. The specific objectives were to implement a reading course for teachers, to introduce self-regulation of reading, to discuss the selection of literary works for use in the classroom and to analyze the extent to which the participants applied the knowledge built in the course. The methodology adopted in this qualitative research with principles of action-strategic research, was constituted initially of national and international bibliographical survey. A reading course for teachers was offered to 12 teachers and 4 coordinators of the municipal network of a municipality in the state of São Paulo. During the 4 meetings, in a total of 9 hours, independent reading, double reading, close reading and other reading strategies were presented, based on the self-regulation and the studies of Social Cognitive Theory. The instruments used were: field diary, questionnaire, narrative and semi-structured interview. The participants of the research applied the content of the formative course, in the classroom. There was an exchange of experiences about reading and use of literary books in the classroom, which made it possible to think and rethink practices, to hear about the experience of other teachers and to narrate successes and challenges that are part of reading teaching. The data were analyzed by the content analysis and the implications of these analyzes showed that there were changes in the reading practices used by the participants in the classroom, there was an increase in reading comprehension with teaching practices that prioritized the student's role and there were also changes in the participants' conception of children’s literature and their selection. International research shows that self-regulation of reading, using reading strategies under the light of Social Cognitive Theory, is a promising path for the promotion of competent and critical readers. However, studies on self-regulation of reading practically do not exist in our country.PUC-CampinasTortella, Jussara Cristina BarbozaPontifícia Universidade Católica de CampinasPedersen, Simone Alves2022-02-22T11:34:22Z2022-02-22T11:34:22Z2017-02-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164167351287393470300porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:21Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16416Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:21Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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