Repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos : um estudo junto a estudantes iniciantes e concluintes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Thais
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10152
Resumo: Resumo: O presente estudo apresenta como temática a investigação sobre o repertório de estratégias para compreensão leitora de textos acadêmicos, vinculado ao grupo de pesquisa Cognitivismo e Educação Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, de abordagem quali-quantitativa Em face da relevância da leitura para a formação pessoal e profissional, busca-se nesta pesquisa: Investigar quais as estratégias empregadas pelos estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Pedagogia, Letras e Direito de uma IES do Norte do Paraná para compreensão leitora de textos acadêmicos, e com qual frequência esses estudantes usam as estratégias de leitura em situações de estudo de textos acadêmicos Participaram deste estudo 274 estudantes, sendo 178 de Pedagogia, 22 de Letras e 74 estudantes de Direito, matriculados nos períodos: matutino, vespertino e noturno Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos: Questionário com perguntas abertas e reflexivas (GOMES; BORUCHOVITCH, 219) que é designado a verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes universitários para a leitura e compreensão de textos acadêmicos O instrumento compõe-se de quatro perguntas abertas e reflexivas O segundo instrumento foi uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 21) e compõe-se de vinte itens, sobre as estratégias utilizadas antes da leitura, durante e após a leitura De modo geral, a partir da análise das respostas dos participantes obtidas por meio do questionário com questões relacionadas ao uso de estratégias para compreensão leitora, foram elencadas subcategorias relacionadas as estratégias cognitivas e metacognitivas; de administração de recursos e autoprejudiciais Os resultados indicaram que em geral os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos utilizam com frequência as estratégias de leitura para o estudo de textos acadêmicos Os estudantes concluintes do curso de Pedagogia e de Direito utilizam com maior frequência a estratégia de grifar as ideias ou as palavras principais do texto acadêmico As subcategorias das estratégias metacognitivas (planejamento, monitoramento e regulação) e Estratégias de administração de recursos (administração do tempo, organização do ambiente de estudo, busca de apoio a terceiros e fonte externa) foram as relatadas como utilizadas com menor frequência Os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos relataram as dificuldades para ler os textos acadêmicos, como a desmotivação e a falta de interesse ao realizar a leitura do texto acadêmico Os dados obtidos por meio da aplicação da Escala de Estratégias de Leitura demostraram haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos diferentes cursos e dos gêneros feminino e masculino As médias obtidas foram maiores para os estudantes do gênero feminino, com exceção da média obtida para estudantes do gênero masculino do curso de Pedagogia, após a leitura Considerando os resultados da pesquisa, é possível apontar para a necessidade de se trabalhar as estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos, uma vez que é imprescindível para o estudo de textos acadêmicos, o uso de estratégias que auxiliam na compreensão leitora e que potencializem o processo de aprendizagem dos estudantes Para tanto, reforça-se a necessidade do ensino eficaz destas estratégias, principalmente no que diz respeito a formação dos estudantes de cursos de licenciaturas e de estudos voltados para esse tema
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BORUCHOVITCH, 219) que é designado a verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes universitários para a leitura e compreensão de textos acadêmicos O instrumento compõe-se de quatro perguntas abertas e reflexivas O segundo instrumento foi uma Escala do tipo Likert sobre Estratégias de Leitura (KOPKE FILHO, 21) e compõe-se de vinte itens, sobre as estratégias utilizadas antes da leitura, durante e após a leitura De modo geral, a partir da análise das respostas dos participantes obtidas por meio do questionário com questões relacionadas ao uso de estratégias para compreensão leitora, foram elencadas subcategorias relacionadas as estratégias cognitivas e metacognitivas; de administração de recursos e autoprejudiciais Os resultados indicaram que em geral os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos utilizam com frequência as estratégias de leitura para o estudo de textos acadêmicos Os estudantes concluintes do curso de Pedagogia e de Direito utilizam com maior frequência a estratégia de grifar as ideias ou as palavras principais do texto acadêmico As subcategorias das estratégias metacognitivas (planejamento, monitoramento e regulação) e Estratégias de administração de recursos (administração do tempo, organização do ambiente de estudo, busca de apoio a terceiros e fonte externa) foram as relatadas como utilizadas com menor frequência Os estudantes iniciantes e concluintes dos três cursos relataram as dificuldades para ler os textos acadêmicos, como a desmotivação e a falta de interesse ao realizar a leitura do texto acadêmico Os dados obtidos por meio da aplicação da Escala de Estratégias de Leitura demostraram haver diferenças significativas entre as médias em função dos participantes iniciantes e concluintes dos diferentes cursos e dos gêneros feminino e masculino As médias obtidas foram maiores para os estudantes do gênero feminino, com exceção da média obtida para estudantes do gênero masculino do curso de Pedagogia, após a leitura Considerando os resultados da pesquisa, é possível apontar para a necessidade de se trabalhar as estratégias de leitura ao longo dos referidos cursos, uma vez que é imprescindível para o estudo de textos acadêmicos, o uso de estratégias que auxiliam na compreensão leitora e que potencializem o processo de aprendizagem dos estudantes Para tanto, reforça-se a necessidade do ensino eficaz destas estratégias, principalmente no que diz respeito a formação dos estudantes de cursos de licenciaturas e de estudos voltados para esse temaDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: The present study presents as its theme the investigation of the repertoire of strategies for reading comprehension of academic texts, linked to the Cognitivism and Education research group This is a descriptive research, with a quali-quantitative approach In view of the relevance of reading for personal and professional training, this research seeks to: Investigate the strategies employed by freshmen and seniors in Pedagogy, Languages and Law courses at a HEI in Northern Paraná for reading comprehension of academic texts , and how often these students use reading strategies in academic text study situations A total of 274 students participated in this study, 178 of Pedagogy, 22 of Letters and 74 of Law students, enrolled in the following periods: morning, afternoon and evening For data collection, two instruments were used: Questionnaire with open and reflective questions (GOMES; BORUCHOVITCH, 219) which is designed to verify the reading strategies used by university students for reading and understanding academic texts The instrument consists of four open and reflective questions The second instrument was a Likert-type Scale on Reading Strategies (KOPKE FILHO, 21) and consists of twenty items, on the strategies used before reading, during and after reading In general, from the analysis of the participants' answers obtained through the questionnaire with questions related to the use of strategies for reading comprehension, subcategories related to cognitive and metacognitive strategies were listed; resource management and self-harm The results indicated that, in general, beginning and graduating students from the three courses frequently use reading strategies for the study of academic texts Students graduating from the Pedagogy and Law course use the strategy of underlining the main ideas or words of the academic text more frequently The subcategories of metacognitive strategies (planning, monitoring and regulation) and resource management strategies (time management, organization of the study environment, search for support from third parties and external source) were reported to be less frequently used Beginners and seniors from the three courses reported difficulties in reading academic texts, such as lack of motivation and lack of interest in reading academic texts The data obtained through the application of the Reading Strategies Scale showed that there are significant differences between the means in terms of the beginning and graduating participants of the different courses and of the female and male genders The averages obtained were higher for female students, with the exception of the average obtained for male students in the Pedagogy course, after reading Considering the research results, it is possible to point to the need to work on reading strategies throughout these courses, since it is essential for the study of academic texts, the use of strategies that aid in reading comprehension and that enhance the student learning process Therefore, the need for effective teaching of these strategies is reinforced, especially with regard to the training of undergraduate students and studies focused on this themeAlliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaVitaliano, Célia ReginaSalomão, Thais2024-05-01T12:14:55Z2024-05-01T12:14:55Z2021.0031.05.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/10152porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:22Zoai:repositorio.uel.br:123456789/10152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:22Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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