Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15480
Resumo: Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. Selecionamos 44 artigos, aqueles que focavam mais diretamente o Ensino Superior em seus diferentes aspectos: a formação de professores; a historicidade da instituição universitária; o desenvolvimento da produção da educação superior; as reformas do estado e as políticas públicas; globalização e democratização; percurso de estudantes. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi o de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Após a leitura dos 44 artigos, escolhemos alguns eixos que nos proporcionassem uma análise mais profunda do que neles encontramos: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. A partir desse estudo entendemos ser possível refletir o papel dos professores do Ensino Superior, o espaço de atuação deste profissional e o aluno da graduação como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, especificidades, necessidades e anseios. Os resultados da pesquisa nos permitiram verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes, trazendo influências diretas e indiretas para a sustentação e imagem do Ensino Superior.
id PUC_CAMP-5_8763cd41213893aab5ec1e4916dc7235
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15480
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de EducaçãoUniversity education: an analyze about publications in the Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação)ensino superiorformação de professoresambiente universitáriouniversity educationteacher s graduationenvironment inside universityNosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. Selecionamos 44 artigos, aqueles que focavam mais diretamente o Ensino Superior em seus diferentes aspectos: a formação de professores; a historicidade da instituição universitária; o desenvolvimento da produção da educação superior; as reformas do estado e as políticas públicas; globalização e democratização; percurso de estudantes. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi o de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Após a leitura dos 44 artigos, escolhemos alguns eixos que nos proporcionassem uma análise mais profunda do que neles encontramos: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. A partir desse estudo entendemos ser possível refletir o papel dos professores do Ensino Superior, o espaço de atuação deste profissional e o aluno da graduação como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, especificidades, necessidades e anseios. Os resultados da pesquisa nos permitiram verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes, trazendo influências diretas e indiretas para a sustentação e imagem do Ensino Superior.Our objective with this research on bibliography aims was to search articles related to the studies that focus on University Education on the Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação ANPEd), in the first decade of the 21st century. Forty-four articles have been selected, those that more directly focus on University Education, in its different aspects: teachers graduation, the history of the university institution; the development of university production, state reforms and public policies, globalization and democratization; students route. The research is based on the following issue: Which contributions related to University Education are mentioned in the articles of Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação), in the first decade of the 21st century? Our intention is justified by the fact that this study may contribute to the reflection on teaching, the production and work of the teachers at the University. The methodology used for data collecting had a qualitative mark. The bibliographical research has been chosen as a useful resource for the analysis of the articles. After the reading of the 44 articles, we have chosen some axles that could provide a deeper analysis of what was found: University Education and political proposals; Teachers Graduation; the Relation between practice and theory; Organizational View of the University; Teaching; research and extension: inseparable aspects. From this study, we believe that it is possible to reflect on the teachers role at University Education, the acting space of these professionals and the University students, as agents of a graduation diversified environment. We also hope that the results of this research may help other studies related to the understanding of the University space, its specific characteristics, it needs and expectations. As some results of the research, we have been able to verify that the quality of the teachers graduation, the public policies and the inseparability between teaching, research and extension are fundamental for the process of the students graduation, bringing direct and indirect influences to support the profile of University Education.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasNicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2012-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154800431439241333817porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15480Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
University education: an analyze about publications in the Brazilian Magazine on Education (Revista Brasileira de Educação)
title Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
spellingShingle Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
ensino superior
formação de professores
ambiente universitário
university education
teacher s graduation
environment inside university
title_short Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
title_full Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
title_fullStr Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
title_full_unstemmed Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
title_sort Ensino Superior: uma análise sobre as publicações na Revista Brasileira de Educação
author Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
author_facet Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicoletti, Célia Christina de Almeida Padreca
dc.subject.por.fl_str_mv ensino superior
formação de professores
ambiente universitário
university education
teacher s graduation
environment inside university
topic ensino superior
formação de professores
ambiente universitário
university education
teacher s graduation
environment inside university
description Nosso objetivo com esta pesquisa de caráter bibliográfico foi o de buscar artigos relacionados aos estudos que focam o Ensino Superior nos exemplares da Revista Brasileira de Educação da ANPEd, na 1ª década do século XXI. Selecionamos 44 artigos, aqueles que focavam mais diretamente o Ensino Superior em seus diferentes aspectos: a formação de professores; a historicidade da instituição universitária; o desenvolvimento da produção da educação superior; as reformas do estado e as políticas públicas; globalização e democratização; percurso de estudantes. A questão que norteia a pesquisa assim se configura: Quais contribuições relacionadas ao Ensino Superior são trazidas pelos artigos da Revista Brasileira de Educação na 1ª década do século XXI? Justificamos nossa intenção de pesquisa no sentido de que este trabalho possa contribuir para a reflexão sobre o ensino, a produção e o trabalho docente no Ensino Superior. O método de coleta de dados utilizado foi o de caráter qualitativo. Elegemos a pesquisa bibliográfica como recurso útil para a análise do conteúdo dos artigos. Após a leitura dos 44 artigos, escolhemos alguns eixos que nos proporcionassem uma análise mais profunda do que neles encontramos: Ensino Superior e propostas políticas; Formação de professores; Relação entre teoria e prática; Visão organizacional da Universidade; Ensino, pesquisa e extensão: aspectos indissociáveis. A partir desse estudo entendemos ser possível refletir o papel dos professores do Ensino Superior, o espaço de atuação deste profissional e o aluno da graduação como atores de um ambiente diferenciado de formação. Também esperamos que os resultados desta pesquisa possam beneficiar outros estudos relacionados à compreensão do espaço universitário, às suas características particulares, especificidades, necessidades e anseios. Os resultados da pesquisa nos permitiram verificar que a qualidade da formação dos professores, as políticas públicas e a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão são pilares fundamentais que orientam o processo formativo dos discentes, trazendo influências diretas e indiretas para a sustentação e imagem do Ensino Superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-02
2022-02-16T18:15:14Z
2022-02-16T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15480
0431439241333817
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15480
identifier_str_mv 0431439241333817
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210255347613696