Motivação no handebol em desportistas iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lamenha, Izabel Cavalcanti Barros
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15898
Resumo: A motivação é um tema importante nas várias atividades humanas Este trabalho teve como objetivo investigar a motivação em atletas de handebol, mais especificamente, detectar variáveis que influenciaram os atletas na escolha desse esporte, quais os objetivos em praticá-lo e os fatores estimuladores e desestimuladores no esporte citado, traçando o perfil motivacional das equipes. Foram sujeitos (N=38) desse estudo atletas de handebol de escolas do ensino privado (N=20) e público (N=18) de ambos os sexos, em uma capital nordestina. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado e uma Escala de Motivação para o Esporte. Os resultados foram analisados estatisticamente pelo Teste de Homogeneidade (X²) e pelo Teste de Correlação de Spearnan. Os resultados mostraram que se trata de atletas iniciantes, dos quais metade sofreram alguma influência na escolha do handebol, dentre eles, os amigos são os maiores influenciadores. O lazer foi o objetivo consensual entre os atletas de acordo com a prática do handebol. Os dados mostraram ainda que a hierarquia das variáveis estimulantes não é consistente de um grupo para outro, diferente da hierarquia das variáveis desestimuladoras, porém foram citados os campeonatos como principais estimuladores e as derrotas como desestimuladoras. De um modo geral, as equipes apresentaram um perfil motivacional específico, embora existissem pontos em comum. As escolas públicas indicaram mais motivação intrínseca, acontecendo o inverso com as escolas privadas, com atletas mais motivados extrinsecamente. Há necessidade de pesquisas de variáveis correlatas e comparativas.
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