A vivência da violência por adolescentes de uma escola pública: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rayanne Veridiana Nunes da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16731
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo a compreensão das vivências de adolescentes acerca das formas de violência que perpassam suas vidas. A base teórica que o embasa é a Psicologia Histórico-Cultural, sobretudo os conceitos de Lev S. Vigotski. Sobre a violência, partimos de sua compreensão como fenômeno complexo que incorpora as dimensões histórica e social. A violência está presente nas relações que diminuem a potência de agir dos sujeitos a medida em que faz circular afetos negativos que são apropriados por quem toma parte de situações em que diferentes formas de manifestação da violência se presentifica. A adolescência é um momento em que algumas das funções psicológicas superiores ganham um salto qualitativo no processo de desenvolvimento do sujeito. Durante esse momento da vida o sujeito experiencia mais situações, e a imaginação e o pensamento por conceito tomam outras dimensões com maior possibilidade de abstração e desenvolvimento do pensamento científico. Com base no materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi construída na perspectiva qualitativa, de tipo participativo, que dentro do grupo denominamos pesquisa-intervenção, visto que além de se acessar os dados para a investigação, também se intenciona transformar o contexto investigado. Durante a presença da pesquisadora na escola, diários de campo foram elaborados no processo de registro das idas à escola e usados para a construção metodológica. Para a construção das informações da análise foram realizados seis encontros presenciais com quatro turmas dos 8.os anos. Para a análise foram utilizadas transcrições de gravações dos encontros. Neles foram apresentados a música “Fermento pra Massa” do artista Criolo, um trecho de uma entrevista do mesmo artista e a canção “AmarElo” do rapper Emicida, seguidas de discussões. Como resultado observou-se diferentes formas de manifestação da violência segundo a percepção dos participantes, as quais deram origem a três categorias. A violência que aparece como violência X A violência que não aparece como violência; Formas de (re)produção da violência e A potência da arte no enfrentamento à violência. As expressões artísticas utilizadas se revelaram importantes ferramentas no favorecimento das manifestações das percepções dos estudantes, nos levando a considerá-las como instrumentos para a atuação do psicólogo na escola.
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A violência está presente nas relações que diminuem a potência de agir dos sujeitos a medida em que faz circular afetos negativos que são apropriados por quem toma parte de situações em que diferentes formas de manifestação da violência se presentifica. A adolescência é um momento em que algumas das funções psicológicas superiores ganham um salto qualitativo no processo de desenvolvimento do sujeito. Durante esse momento da vida o sujeito experiencia mais situações, e a imaginação e o pensamento por conceito tomam outras dimensões com maior possibilidade de abstração e desenvolvimento do pensamento científico. Com base no materialismo histórico-dialético, a pesquisa foi construída na perspectiva qualitativa, de tipo participativo, que dentro do grupo denominamos pesquisa-intervenção, visto que além de se acessar os dados para a investigação, também se intenciona transformar o contexto investigado. Durante a presença da pesquisadora na escola, diários de campo foram elaborados no processo de registro das idas à escola e usados para a construção metodológica. Para a construção das informações da análise foram realizados seis encontros presenciais com quatro turmas dos 8.os anos. Para a análise foram utilizadas transcrições de gravações dos encontros. Neles foram apresentados a música “Fermento pra Massa” do artista Criolo, um trecho de uma entrevista do mesmo artista e a canção “AmarElo” do rapper Emicida, seguidas de discussões. Como resultado observou-se diferentes formas de manifestação da violência segundo a percepção dos participantes, as quais deram origem a três categorias. A violência que aparece como violência X A violência que não aparece como violência; Formas de (re)produção da violência e A potência da arte no enfrentamento à violência. As expressões artísticas utilizadas se revelaram importantes ferramentas no favorecimento das manifestações das percepções dos estudantes, nos levando a considerá-las como instrumentos para a atuação do psicólogo na escola.This study aimed to understand the experiences of adolescents about the forms of violence that permeate their lives. The theoretical basis that underpins it’s Historical-Cultural Psychology, especially the concepts of Lev S. Vigotski. On violence, we start from its understanding as a complex phenomenon that incorporates the historical and social dimensions. Violence is present in relationships that diminish the power of action of the subjects to the extent that it circulates negative affections that are appropriated by those who take part in situations in which different forms of manifestation of violence are presented. Adolescence is a time when some of the higher psychological functions gain a qualitative leap in the development process of the subjects. During this moment of life the subject experiences more situations, and imagination and thought by concept take other dimensions with greater possibility of abstraction and development of scientific thought. Based on historical-dialectical materialism, the research was constructed from a qualitative, participatory perspective, which within the group we call intervention research, since in addition to accessing the data for the investigation, it is also intended to transform the context investigated. During the presence of the researcher at the school, field diaries were elaborated in the process of recording trips to school and used for methodological construction. For the construction of the information of the analysis, six face to-face meetings were held with four classes of 8th grade. For the analysis, the transcriptions of the recordings of the meetings were used. In them was presented the song "Fermento pra Massa'' by the artist Criolo, an excerpt from an interview by the same artist and "AmarElo" by rapper Emicida, followed by the discussion. As a result, different forms of manifestation of violence were observed according to the perception of the participants, which gave rise to three categories. Violence that appears as violence X Violence that does not appear as violence; Ways of (re)production of violence and The power of art in coping with violence. The artistic expressions used proved to be important tools in favoring the manifestations of students' perceptions, leading us to consider them as instruments for the psychologist's performance in school.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Souza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Silva, Rayanne Veridiana Nunes da2023-03-07T12:32:32Z2023-03-07T12:32:32Z2023-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167313718022751982353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-03-07T12:32:32Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16731Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-03-07T12:32:32Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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