Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620 |
Resumo: | A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental. |
id |
PUC_CAMP-5_9943548c7214aa39f363c7f25350e5aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15620 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para criançasValidation and standardization of the children depression evaluation scaledepressão infantilavaliação psicológicapsicometriachildhood depressionpsychological assessmentpsychometricsA pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental.The survey has complied with the validation and standardization of the Children Depression Evaluation Scale (Pereira & Amaral, 2004) in a sample of 626 children from 6 up to 12 years of age. It has been carried out the factorial analysis and the scale remained with 24 items in 4 factors: Depressed Mood, Social Relationship, Self-Esteem and Autonomic-Physiologic Response. The Cronbach Coefficient has shown good precision (alfa=0,82). Table in percentile and T score were elaborated for: type of school, sex, age, school grade, age range and school grade range. Statistical analysis (Mann-Whitney and Kruskal-Wallis) have shown the necessity of specific standards for: type of school (p<0,001), sex (p<0,001) and public school x sex (p<0,001). In the analysis of the children who presented percentile above 75, the Qui-Square showed significant difference for: type of school (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sex (x²=9,79; GL=1; p=0,002) and public school x sex (x²=11,13; GL=1; p<0,001). The Children Depression Evaluation Scale has proven to be valid and trustworthy for the use in the Brazilian population, being of great value for mental health research, prevention and treatment.PUC-CampinasAmaral, Vera Lucia Adami Raposo doPontifícia Universidade Católica de CampinasPereira, Dejenane Aparecida Pascoal2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2007-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156205387175040714352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:55Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15620Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:55Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças Validation and standardization of the children depression evaluation scale |
title |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
spellingShingle |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal depressão infantil avaliação psicológica psicometria childhood depression psychological assessment psychometrics |
title_short |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
title_full |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
title_fullStr |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
title_full_unstemmed |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
title_sort |
Validade e normatização da escala de avaliação de depressão para crianças |
author |
Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal |
author_facet |
Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Vera Lucia Adami Raposo do Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
depressão infantil avaliação psicológica psicometria childhood depression psychological assessment psychometrics |
topic |
depressão infantil avaliação psicológica psicometria childhood depression psychological assessment psychometrics |
description |
A pesquisa cumpriu a validação e normatização da Escala de Avaliação de Depressão para Crianças (Pereira & Amaral, 2004) em amostra de 626 crianças de 6 a 12 anos. Foi realizada a análise fatorial e a escala permaneceu com 24 itens em 4 fatores: Humor Deprimido; Relacionamento Social; Auto-Estima e Resposta Fisiológico-Autonômica. O Coeficiente de Cronbach mostrou boa precisão (alfa=0,82). Tabelas em percentil e escore T foram elaboradas para: tipo de escola, sexo, idade, série escolar, faixas-etárias e faixas de séries escolares. Análises estatísticas (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) mostraram a necessidade de normas específicas para: tipo de escola (p<0,001), sexo (p<0,001) e escola pública x sexo (p<0,001). Na análise das crianças que apresentaram percentil acima de 75, o Qui-Quadrado mostrou diferença significativa para: tipo de escola (x²=11,30 GL=1; p<0,001), sexo (x²=9,79; GL=1; p=0,002) e escola pública x sexo (x²=11,13; GL=1; p<0,001). A Escala de Avaliação de Depressão para Crianças mostra ser válida e fidedigna para uso na população brasileira, sendo de grande valor para pesquisa, prevenção e tratamento da saúde mental. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-02-06 2022-02-16T18:39:29Z 2022-02-16T18:39:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620 5387175040714352 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15620 |
identifier_str_mv |
5387175040714352 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210258034065408 |