Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomaz, Poliana Helena Batista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados.
id PUC_CAMP-5_9ae1532d0c1083ac38e91120fb80277a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15501
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e EscreverProspects for a teaching job with games and Mathematics in Reading and Writing Programensino de matemáticajogo em sala de aulaanos iniciais do Ensino Fundamentalprogramas educacionaismath teachinggames in classroomelementary schooleducation program.A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados.This research aims to investigate the proposed game in Reading and Writing Program math (courseware instituted by the state government of São Paulo) 3rd year of elementary school. We justify our investigation to understand that the use of games to teach mathematics can result in important tool to aid in the development of mathematical knowledge by students. This is a qualitative research and data collection was done through two moments in the 3rd grade classroom, with the game "Product with dices" and the other with the exercise of multiplication in notebook. After the two moments the students had to answer what they liked most, justifying the answer. We work in a school of public schools using this program, with the class of 3rd year we had 25 students from the age of eight. For our research, we set up the following problem question: What are the prospects for a teaching job with games in mathematics lessons for 3rd grade of elementary school present in the practices presented in Reading and Writing Program? With regard to the prospects of working with the games, we answer the question by analyzing the problem that the material proposed as a game. Find games that emphasize content, games and knowledge that are proposed in sequential pages of the Collected activities. These games do not stimulate questioning, neither the registration of concepts and strategies. Through the students' answers we realize that we must reconstruct the ways to engage with content math games in program, seeking to promote games that can expand the possibilities of reasoning, creativity and search results.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasThomaz, Poliana Helena Batista2022-02-16T18:15:58Z2022-02-16T18:15:58Z2013-11-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155010907521175340448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15501Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
Prospects for a teaching job with games and Mathematics in Reading and Writing Program
title Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
spellingShingle Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
Thomaz, Poliana Helena Batista
ensino de matemática
jogo em sala de aula
anos iniciais do Ensino Fundamental
programas educacionais
math teaching
games in classroom
elementary school
education program.
title_short Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
title_full Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
title_fullStr Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
title_full_unstemmed Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
title_sort Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
author Thomaz, Poliana Helena Batista
author_facet Thomaz, Poliana Helena Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomaz, Poliana Helena Batista
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matemática
jogo em sala de aula
anos iniciais do Ensino Fundamental
programas educacionais
math teaching
games in classroom
elementary school
education program.
topic ensino de matemática
jogo em sala de aula
anos iniciais do Ensino Fundamental
programas educacionais
math teaching
games in classroom
elementary school
education program.
description A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-22
2022-02-16T18:15:58Z
2022-02-16T18:15:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501
0907521175340448
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501
identifier_str_mv 0907521175340448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210252405309440