Escala de autorregulação socioemocional infantil: construção e análise de qualidades psicométricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Cíntia Canato
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15773
Resumo: A autorregulação socioemocional é essencial para o desenvolvimento saudável infantil. Entretanto, não existem testes validados no nosso país que avalie estas dimensões. Portanto, o objetivo deste estudo foi construir e buscar evidências de validade e precisão da Escala de Autorregulação Socioemocional Infantil (EASI). A pesquisa foi dividida em dois estudos: o primeiro estudo buscou evidências baseadas no processo de resposta da escala EAESI e o segundo investigou evidências de validade de estrutura interna e precisão dessa escala. Os participantes do primeiro estudo foram 40 crianças de 8 a 12 anos, sendo oito de cada faixa etária, 4 homens e 4 mulheres, de escolas pública e privada. A segunda amostra foi composta por 122 estudantes, de 8 a 12 anos também de escola pública e privada. Os itens de resposta da EASI foram construídos através do processo de resposta das crianças as 40 vinhetas apresentadas. As respostas foram transcritas para a formação dos itens de resposta de cada vinheta. As vinhetas que não possuíram o número satisfatório de itens foram excluídas. A EASI foi então refeita, com 29 vinhetas, cada uma com seis opções de resposta que foi utilizada no segundo estudo. O primeiro estudo investigou evidências de validade por processo de resposta enquanto o segundo estudo buscou evidências de validade de estrutura interna, através da análise fatorial nominal dos itens. A Escala apresentou 13 itens com qualidades psicométricas satisfatórias. Assim sendo a EASI demostrou evidências de estrutura interna fatorial nominal, assim auxiliando na avaliação da autorregulação socioemocional infantil.
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