Estrada de Ferro Funilense (SP): território, história e patrimônio cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16266 |
Resumo: | Esta dissertação volta-se para o estudo da antiga Estrada de Ferro Funilense, a partir do ponto de vista da gestão do patrimônio cultural relacionado às ferrovias, com o enfoque na escala regional. Criada a partir da iniciativa de fazendeiros paulistas, na virada do século XIX para o XX, a Funilense interligou a região do Funil (Cosmópolis) ao centro de Campinas, sendo prolongada até Conchal. Sua implantação serviu de catalisador na formação territorial de um dos eixos de expansão da Região Metropolitana de Campinas, entretanto, desativada nos anos 1960, tornou-se quase invisível na paisagem. A pesquisa retraçou o caminho da Funilense, observando como os vestígios materiais das atividades da ferrovia se articulam no atual território, formando um conjunto cuja continuidade não é mais percebida como tal, e como isso pode afetar sua preservação como um marco da memória e da história do território. A análise dos discursos envolvendo a Funilense baseou-se nas premissas da História do Tempo Presente, levando em conta que memória, identidade e patrimônio são objetos de disputas e conflitos, e que atualmente vem se compreendendo os valores e os significados relativos ao patrimônio cultural como construções coletivas realizadas nas práticas sociais cotidianas. A abordagem territorial ajudou a compreender a ferrovia como um vetor explicativo histórico dos processos de urbanização, de construção das paisagens e possivelmente como vetor de valorização patrimonial. |
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Estrada de Ferro Funilense (SP): território, história e patrimônio culturalPatrimônio CulturalPatrimônioFerroviárioGestão PatrimonialEstrada de Ferro FunilenseCultural HeritageRailway HeritageHeritage ManagementFunilense RailwayEsta dissertação volta-se para o estudo da antiga Estrada de Ferro Funilense, a partir do ponto de vista da gestão do patrimônio cultural relacionado às ferrovias, com o enfoque na escala regional. Criada a partir da iniciativa de fazendeiros paulistas, na virada do século XIX para o XX, a Funilense interligou a região do Funil (Cosmópolis) ao centro de Campinas, sendo prolongada até Conchal. Sua implantação serviu de catalisador na formação territorial de um dos eixos de expansão da Região Metropolitana de Campinas, entretanto, desativada nos anos 1960, tornou-se quase invisível na paisagem. A pesquisa retraçou o caminho da Funilense, observando como os vestígios materiais das atividades da ferrovia se articulam no atual território, formando um conjunto cuja continuidade não é mais percebida como tal, e como isso pode afetar sua preservação como um marco da memória e da história do território. A análise dos discursos envolvendo a Funilense baseou-se nas premissas da História do Tempo Presente, levando em conta que memória, identidade e patrimônio são objetos de disputas e conflitos, e que atualmente vem se compreendendo os valores e os significados relativos ao patrimônio cultural como construções coletivas realizadas nas práticas sociais cotidianas. A abordagem territorial ajudou a compreender a ferrovia como um vetor explicativo histórico dos processos de urbanização, de construção das paisagens e possivelmente como vetor de valorização patrimonial.This Mater’s Dissertation aims at studying the Funilense Railway from a cultural heritage management perspective in a regional scale approach. This railway was created by farmers from the state of São Paulo, between the 19th and the 20th centuries, and intertwined Funil region (Cosmópolis) to Campinas’ urban center, prolonged up to Conchal afterwards. The railway catalyzed the territorial formation at a sector of the Metropolitan Region of Campinas. However, terminated in the 1960’s, became almost invisible inside the landscape. The research retraced the Funilense’s route, analyzed how the material remains from its past activities are articulated on the present territory, and how that could affect their preservation as a historical landmark. The analysis of the railroad was based on the assumptions of Present Time History, which assumes that memory, identity, and history are collective constructions built on everyday praxis. An analysis with the territorial approach enabled the comprehension of the railway as a historical vector of urbanization processes, landscape production, and possibly as a process for heritage appraisal.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESPUC-CampinasShicchi, Maria Cristina da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasEvangelista, Ana Laura2022-02-17T16:07:04Z2022-02-17T16:07:04Z2018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-03T16:01:49Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16266Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-03T16:01:49Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Esta dissertação volta-se para o estudo da antiga Estrada de Ferro Funilense, a partir do ponto de vista da gestão do patrimônio cultural relacionado às ferrovias, com o enfoque na escala regional. Criada a partir da iniciativa de fazendeiros paulistas, na virada do século XIX para o XX, a Funilense interligou a região do Funil (Cosmópolis) ao centro de Campinas, sendo prolongada até Conchal. Sua implantação serviu de catalisador na formação territorial de um dos eixos de expansão da Região Metropolitana de Campinas, entretanto, desativada nos anos 1960, tornou-se quase invisível na paisagem. A pesquisa retraçou o caminho da Funilense, observando como os vestígios materiais das atividades da ferrovia se articulam no atual território, formando um conjunto cuja continuidade não é mais percebida como tal, e como isso pode afetar sua preservação como um marco da memória e da história do território. A análise dos discursos envolvendo a Funilense baseou-se nas premissas da História do Tempo Presente, levando em conta que memória, identidade e patrimônio são objetos de disputas e conflitos, e que atualmente vem se compreendendo os valores e os significados relativos ao patrimônio cultural como construções coletivas realizadas nas práticas sociais cotidianas. A abordagem territorial ajudou a compreender a ferrovia como um vetor explicativo histórico dos processos de urbanização, de construção das paisagens e possivelmente como vetor de valorização patrimonial. |
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