As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/
Resumo: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi um projeto pensado desde meados do século XIX, que se tornou realidade a partir do início do século XX. Sua construção permitiu que uma cidade como Bauru que, nos anos 1905 ainda se configurava como um município com poucas casas e uma população bastante reduzida, se transformasse em uma importante capital regional. A tese que aqui se apresenta tem como tema principal a preservação do patrimônio ferroviário industrial edificado e, mais especificamente, as intervenções de restauro sobre esses conjuntos, comumente inseridos em centros históricos, caso de Bauru. O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.
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O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.The Noroeste do Brasil Railroad was a project designed since the mid-19th century, which became a reality from the beginning of the 20th century. Its construction allowed a city like Bauru, which in the 1905s was still configured as a municipality with few houses and a very small population, to become an important regional capital. The thesis presented here has as its main theme the preservation of the built industrial railway heritage and, more specifically, the restoration interventions on these sets, commonly located in historic centers, such as Bauru. The whole of Noroeste do Brasil, in the city, includes stations, patio, productive, administrative and support sector that reveals part of the local memory. From the analysis of mechanical shops or general workshops, as mentioned in the documents of Noroeste, as an object of study, it was possible to see how the formation of the Bauru railway yard and its productive sector occurred, which was configured as a railway industry throughout of the 20th century. Mechanical workshops evolved as an industry, at the same time that Noroeste do Brasil became an important outlet for production in the State of Mato Grosso do Sul and northwest of São Paulo. Consequently, the buildings that make up its productive sector are relevant as remnants of the railway industry, and it is possible to read in their structures the evolution of the architecture itself and the technological transformations of the time. Therefore, the permanence of this important historical complex is an indispensable condition for preserving the memory of the railway industry in the city. It must be understood as a historical set inserted in an urban context that encompasses three historic districts, requiring actions that start from urban planning and its dialogue with contemporary restoration theories. A possible intervention for the industrial complex of Bauru is one that admits, above all, that this cultural asset preexisted the present and, this implies, respecting the history behind architecture, the memory behind the built and consider them at the time of an intervention, always aiming at their transmission to future generations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKuhl, Beatriz MugayarPauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-09T20:06:01Zoai:teses.usp.br:tde-14012022-174432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-09T20:06:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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