As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/
Resumo: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi um projeto pensado desde meados do século XIX, que se tornou realidade a partir do início do século XX. Sua construção permitiu que uma cidade como Bauru que, nos anos 1905 ainda se configurava como um município com poucas casas e uma população bastante reduzida, se transformasse em uma importante capital regional. A tese que aqui se apresenta tem como tema principal a preservação do patrimônio ferroviário industrial edificado e, mais especificamente, as intervenções de restauro sobre esses conjuntos, comumente inseridos em centros históricos, caso de Bauru. O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.
id USP_a98aa0d35be9bb6b9c232f5bd0e8d26a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14012022-174432
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.The mechanical workshops on the Noroeste do Brasil Railroad Bauru - SP : for a possible intervention.Industrial heritagePatrimônio ferroviárioPatrimônio industrialProjeto de restauroRailway heritageRestoration projectA Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi um projeto pensado desde meados do século XIX, que se tornou realidade a partir do início do século XX. Sua construção permitiu que uma cidade como Bauru que, nos anos 1905 ainda se configurava como um município com poucas casas e uma população bastante reduzida, se transformasse em uma importante capital regional. A tese que aqui se apresenta tem como tema principal a preservação do patrimônio ferroviário industrial edificado e, mais especificamente, as intervenções de restauro sobre esses conjuntos, comumente inseridos em centros históricos, caso de Bauru. O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.The Noroeste do Brasil Railroad was a project designed since the mid-19th century, which became a reality from the beginning of the 20th century. Its construction allowed a city like Bauru, which in the 1905s was still configured as a municipality with few houses and a very small population, to become an important regional capital. The thesis presented here has as its main theme the preservation of the built industrial railway heritage and, more specifically, the restoration interventions on these sets, commonly located in historic centers, such as Bauru. The whole of Noroeste do Brasil, in the city, includes stations, patio, productive, administrative and support sector that reveals part of the local memory. From the analysis of mechanical shops or general workshops, as mentioned in the documents of Noroeste, as an object of study, it was possible to see how the formation of the Bauru railway yard and its productive sector occurred, which was configured as a railway industry throughout of the 20th century. Mechanical workshops evolved as an industry, at the same time that Noroeste do Brasil became an important outlet for production in the State of Mato Grosso do Sul and northwest of São Paulo. Consequently, the buildings that make up its productive sector are relevant as remnants of the railway industry, and it is possible to read in their structures the evolution of the architecture itself and the technological transformations of the time. Therefore, the permanence of this important historical complex is an indispensable condition for preserving the memory of the railway industry in the city. It must be understood as a historical set inserted in an urban context that encompasses three historic districts, requiring actions that start from urban planning and its dialogue with contemporary restoration theories. A possible intervention for the industrial complex of Bauru is one that admits, above all, that this cultural asset preexisted the present and, this implies, respecting the history behind architecture, the memory behind the built and consider them at the time of an intervention, always aiming at their transmission to future generations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKuhl, Beatriz MugayarPauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-09T20:06:01Zoai:teses.usp.br:tde-14012022-174432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-09T20:06:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
The mechanical workshops on the Noroeste do Brasil Railroad Bauru - SP : for a possible intervention.
title As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
spellingShingle As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
Industrial heritage
Patrimônio ferroviário
Patrimônio industrial
Projeto de restauro
Railway heritage
Restoration project
title_short As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
title_full As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
title_fullStr As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
title_full_unstemmed As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
title_sort As oficinas mecânicas da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, Bauru - SP: por uma intervenção possível.
author Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
author_facet Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuhl, Beatriz Mugayar
dc.contributor.author.fl_str_mv Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Industrial heritage
Patrimônio ferroviário
Patrimônio industrial
Projeto de restauro
Railway heritage
Restoration project
topic Industrial heritage
Patrimônio ferroviário
Patrimônio industrial
Projeto de restauro
Railway heritage
Restoration project
description A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi um projeto pensado desde meados do século XIX, que se tornou realidade a partir do início do século XX. Sua construção permitiu que uma cidade como Bauru que, nos anos 1905 ainda se configurava como um município com poucas casas e uma população bastante reduzida, se transformasse em uma importante capital regional. A tese que aqui se apresenta tem como tema principal a preservação do patrimônio ferroviário industrial edificado e, mais especificamente, as intervenções de restauro sobre esses conjuntos, comumente inseridos em centros históricos, caso de Bauru. O conjunto da Noroeste do Brasil, na cidade, inclui estações, pátio, setor produtivo, administrativo e de apoio que revela parte da memória local. A partir da análise das oficinas mecânicas ou oficinas gerais, como mencionado nos documentos da Noroeste, enquanto objeto de estudo, foi possível perceber como ocorreu a conformação do pátio ferroviário de Bauru e do seu setor produtivo, que se configurou como uma indústria ferroviária ao longo do século XX. As oficinas mecânicas evoluíram como indústria, ao mesmo tempo em que a Noroeste do Brasil se conformou como importante via de escoamento da produção do Estado do Mato Grosso do Sul e noroeste de São Paulo. Consequentemente, os edifícios que compõem seu setor produtivo apresentam relevância enquanto remanescentes da indústria ferroviária, sendo possível ler em suas estruturas a evolução da própria arquitetura e das transformações tecnológicas da época. Para tanto, a permanência deste importante conjunto histórico é condição indispensável para preservação da memória da indústria ferroviária na cidade. Ele deve ser entendido como conjunto histórico inserido em um contexto urbano que engloba três bairros históricos, sendo necessárias ações que se iniciem a partir do planejamento urbano e de seu diálogo com as teorias de restauro contemporâneas. Uma intervenção possível para o conjunto industrial de Bauru é aquela que admite, antes de tudo, que esse bem cultural preexistia ao presente e isso implica em respeitar a história que há por trás da arquitetura, a memória por trás dos espaços edificados e considerá-los no momento de uma intervenção, visando sempre sua transmissão para as futuras gerações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-14012022-174432/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256955798683648