Universidade corporativa: uma avaliação no contexto do ensino superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marco Wandercil da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15404
Resumo: O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa: Avaliação Institucional e Gestão Universitária , demonstra que as transformações políticas, sociais e econômicas intrínsecas ao processo de globalização mundial têm impulsionado diversas organizações empresariais à reflexão sobre a necessidade atual de treinar os trabalhadores e de mantê-los em constante aprendizagem. Nesse cenário regido por leis neoliberais, surgiu o fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) - originado na metade do século passado nos Estados Unidos - cuja missão é formar e desenvolver os recursos humanos na gestão dos negócios, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua, focada nos resultados. O objetivo desta pesquisa é desenvolver algumas reflexões sobre a implantação das UC s no Brasil, abrangendo os conflitos do ensino superior em geral, os motivos da criação da modalidade de ensino corporativo e o papel alternativo que essa UC pode desempenhar. Uma de nossas hipóteses é que o crescimento desses ambientes educacionais sinaliza a demanda particular de um novo modelo de educação. Além disso, consideramos a nova modalidade de ensino em relação às universidades tradicionais, aproximação que revela, de certa maneira, um caráter subjacente de competição, dado que a UC chama para si uma parcela de clientes dos cursos de especialização ou de aperfeiçoamento oferecidos pelas universidades, criando novas tendências com seus cursos totalmente voltados ao mercado de trabalho. Esse embate silencioso contrapõe, de um lado, as empresas, por meio das UC s, e do outro, as universidades. Portanto, indagamos: como a Universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, completamente contraditórias às suas funções? E concluímos que o conhecimento disseminado pelas UC s não contempla o ser humano em uma formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa do mundo corporativo, segundo a qual privilegia-se o termo 'universidade' ao invés de 'centro de treinamento' (que é o que realmente essas UC's parecem ser), porém banaliza-se o saber, além de não estimular, em cada trabalhador, a consciência de seu papel na sociedade.
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Nesse cenário regido por leis neoliberais, surgiu o fenômeno denominado Universidade Corporativa (UC) - originado na metade do século passado nos Estados Unidos - cuja missão é formar e desenvolver os recursos humanos na gestão dos negócios, promovendo a geração, assimilação, difusão e aplicação do conhecimento organizacional, por meio de um processo de aprendizagem ativa e contínua, focada nos resultados. O objetivo desta pesquisa é desenvolver algumas reflexões sobre a implantação das UC s no Brasil, abrangendo os conflitos do ensino superior em geral, os motivos da criação da modalidade de ensino corporativo e o papel alternativo que essa UC pode desempenhar. Uma de nossas hipóteses é que o crescimento desses ambientes educacionais sinaliza a demanda particular de um novo modelo de educação. Além disso, consideramos a nova modalidade de ensino em relação às universidades tradicionais, aproximação que revela, de certa maneira, um caráter subjacente de competição, dado que a UC chama para si uma parcela de clientes dos cursos de especialização ou de aperfeiçoamento oferecidos pelas universidades, criando novas tendências com seus cursos totalmente voltados ao mercado de trabalho. Esse embate silencioso contrapõe, de um lado, as empresas, por meio das UC s, e do outro, as universidades. Portanto, indagamos: como a Universidade tradicional irá reagir diante das exigências e das mudanças decorrentes do ensino corporativo, completamente contraditórias às suas funções? E concluímos que o conhecimento disseminado pelas UC s não contempla o ser humano em uma formação ampla, tratando-se apenas de mais uma estratégia lucrativa do mundo corporativo, segundo a qual privilegia-se o termo 'universidade' ao invés de 'centro de treinamento' (que é o que realmente essas UC's parecem ser), porém banaliza-se o saber, além de não estimular, em cada trabalhador, a consciência de seu papel na sociedade.This work, related to the research area: "Avaliação Institucional e Gestão Universitária" (Institutional Evaluation and University Management), demonstrates that the political, social and economical transformations from the world globalization process have been urging several business organizations to reflect about recent need for training workers and for keeping them up with a continuous learning process. In this scene regulated by neoliberal laws, the phenomenon named Corporate University (CU) arose - originated in the middle of the past century in the United States - whose mission is to form and develop human resources in business management, promoting the generation, assimilation, diffusion and application of organizational knowledge, through continuous and active learning process, focused in results. The aim of this research is to develop some reflections on the introduction of CU's in Brazil, covering the conflicts in high education in general, the reasons for creation of the modality of corporate education and the alternative role performed by this CU. One of the hypotheses is that these increasing educational environments indicate a particular demand for a new educational model. Moreover, we consider the new modality of education in relation to the traditional universities, approach that discloses, in a certain way, an underlying character of competition, because CU attracts a parcel of "clients" from the specialization or complementary courses offered by the universities, creating new trends with its courses totally directed to the work market. This quiet shock opposes, on a side, the companies, represented by CU's, and on the other side, the universities. Therefore, we inquire: how will traditional University react faced with the requirements and changes as a result of corporate education, completely contradictory to its functions? And we conclude that knowledge spread for CU's does not contemplate the human being in an extensive formation, this is only about one more lucrative strategy of the corporative world, according to which is privileged the term ' university ' instead of ' training center ' (this is really what these CU's seem to be), however knowledge is banalized and conscience about everyone's social role is not stimulated in each worker.PUC-CampinasBalzan, Newton CesarPontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Marco Wandercil da2022-02-16T18:13:40Z2022-02-16T18:13:40Z2005-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154040052949409202192porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:26Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15404Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:26Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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