A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lia Rezende
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinto, Patricia Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40885
Resumo: O Desenvolvimento Infantil (DI) é imprescindível para a formação de um cidadão mais versátil e responsável. Alguns fatores podem influenciar positiva e negativamente o DI, baseado no mecanismo de plasticidade cerebral. O uso de telas entra como um fator negativo e o objetivo deste estudo foi analisar o uso de telas entre as crianças e como essa prática pode afetar o DI. Neste estudo foi realizada uma busca nas bases de dados National Center for Biotechnology Information (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por meio das palavras-chave: “screen time” e “child development”, sendo encontrados 1643 artigos e, após os critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados 31. Os resultados obtidos mostraram distúrbios do sono, atrasos de fala e sintomas psicológicos e comportamentais como os problemas mais comuns desencadeados pelo uso de telas. Os dados demonstraram que o uso de mídias eletrônicas vem sendo progressivamente incentivado e exacerbado entre as crianças, e que essa prática é nociva para o DI, especialmente nos âmbitos de qualidade de sono, de desenvolvimento de fala e do bem-estar psicológico e comportamental. Assim, pais e educadores devem rever seus hábitos de consumo digital, bem como devem estimular as crianças por meio de brincadeiras sem telas, de modo a minimizar os prejuízos gerados pelo tempo de tela excessivo.
id UNIFEI_9fdd73cee0f31fb8868cc3fa61699ce0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40885
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literaturaThe association between screen use and child development: a literature reviewLa asociación entre el uso de pantallas y el desarrollo infantil: una revisión de literaturaScreen timeChild development.Tempo de telaDesenvolvimento infantil.Tiempo de pantallaDesarrollo infantil.O Desenvolvimento Infantil (DI) é imprescindível para a formação de um cidadão mais versátil e responsável. Alguns fatores podem influenciar positiva e negativamente o DI, baseado no mecanismo de plasticidade cerebral. O uso de telas entra como um fator negativo e o objetivo deste estudo foi analisar o uso de telas entre as crianças e como essa prática pode afetar o DI. Neste estudo foi realizada uma busca nas bases de dados National Center for Biotechnology Information (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por meio das palavras-chave: “screen time” e “child development”, sendo encontrados 1643 artigos e, após os critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados 31. Os resultados obtidos mostraram distúrbios do sono, atrasos de fala e sintomas psicológicos e comportamentais como os problemas mais comuns desencadeados pelo uso de telas. Os dados demonstraram que o uso de mídias eletrônicas vem sendo progressivamente incentivado e exacerbado entre as crianças, e que essa prática é nociva para o DI, especialmente nos âmbitos de qualidade de sono, de desenvolvimento de fala e do bem-estar psicológico e comportamental. Assim, pais e educadores devem rever seus hábitos de consumo digital, bem como devem estimular as crianças por meio de brincadeiras sem telas, de modo a minimizar os prejuízos gerados pelo tempo de tela excessivo.Child development is essential for the formation of a more versatile and responsible citizen. Some factors can positively and negatively influence child development, based on the brain plasticity mechanism. Screen use enters as a negative factor and the objective of this study was to analyze how screen use is increasingly encouraged and exacerbated among children and how this practice can affect child development. In this study, a search was performed in the National Center for Biotechnology Information (PubMed) and Latin American and Caribbean Health Sciences (LILAS) databases, using the keywords: “screen time” and “child development”, where 1643 articles were found, and after the inclusion and exclusion criteria, 31 of them were used. The obtained results presented sleep disturbs, speech delay and psychological and behavioral symptoms as the most common unleashed problems by screen use. The data demonstrated that eletronic media use has been progressively encouraged and exacerbated among children, and that this practice is harmful for child development, especially on the scopes of sleep quality, speech development and psychological and behavioral well-being. Thus, it was analyzed that parents and caregivers should rethink their digital consume habits, and also must estimulate children through non-screen plays, in a way to minimize the injuries generated by excessive screen time.El desarrollo infantil (DI) es imprescindible para la formación de um ciudadano más versátil y responsable. Algunos factores pueden influenciar positivamente y negativamente sobre el DI, basado en el mecanismo de plasticidade cerebral. El uso de pantallas entra como un factor negativo y el objetivo de este estudio fue analizar el uso de pantallas entre los niños y como esta práctica puede afectar el DI. En este estudio fue realizado una busca en las bases de datos National Center for Biotechnology Information (PubMed) y Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por medio de las palabras-clave: “screen time” y “child development”, onde fueron encontrados 1648 artículos, y después de aplicar los criterios de inclusión y exclusión, 31 fueron usados. Los resultados obtenidos demostraran disturbios de el sueño, atrasos de el discurso y síntomas psicológicos y conductuais como los problemas más comúns desencadenados por el uso de pantallas. Los datos demostraran que el uso de medios electrónicos han sido progressivamente fomentado y exacerbado entre los niños, y que esta práctica es nociva para el DI, especialmente en los ámbitos de calidad de el sueño, de desarrollo de discurso y de el bienestar psicológico y comportamiental. Así, los padres y educadores deben rever sus hábitos de consumo digital, así como deben impulsar los niños a través de bromas sin pantallas, a fin de minimizar los daños generados por el tiempo excesivo de pantallas.Research, Society and Development2023-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4088510.33448/rsd-v12i4.40885Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2812440885Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2812440885Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e28124408852525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40885/33332Copyright (c) 2023 Lia Rezende Carvalho; Patricia Martins Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Lia Rezende Pinto, Patricia Martins 2023-04-21T18:13:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/40885Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-04-21T18:13:32Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
The association between screen use and child development: a literature review
La asociación entre el uso de pantallas y el desarrollo infantil: una revisión de literatura
title A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
spellingShingle A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
Carvalho, Lia Rezende
Screen time
Child development.
Tempo de tela
Desenvolvimento infantil.
Tiempo de pantalla
Desarrollo infantil.
title_short A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
title_full A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
title_fullStr A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
title_sort A associação entre o uso de telas e o desenvolvimento infantil: uma revisão de literatura
author Carvalho, Lia Rezende
author_facet Carvalho, Lia Rezende
Pinto, Patricia Martins
author_role author
author2 Pinto, Patricia Martins
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lia Rezende
Pinto, Patricia Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Screen time
Child development.
Tempo de tela
Desenvolvimento infantil.
Tiempo de pantalla
Desarrollo infantil.
topic Screen time
Child development.
Tempo de tela
Desenvolvimento infantil.
Tiempo de pantalla
Desarrollo infantil.
description O Desenvolvimento Infantil (DI) é imprescindível para a formação de um cidadão mais versátil e responsável. Alguns fatores podem influenciar positiva e negativamente o DI, baseado no mecanismo de plasticidade cerebral. O uso de telas entra como um fator negativo e o objetivo deste estudo foi analisar o uso de telas entre as crianças e como essa prática pode afetar o DI. Neste estudo foi realizada uma busca nas bases de dados National Center for Biotechnology Information (PubMed) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por meio das palavras-chave: “screen time” e “child development”, sendo encontrados 1643 artigos e, após os critérios de inclusão e exclusão, foram utilizados 31. Os resultados obtidos mostraram distúrbios do sono, atrasos de fala e sintomas psicológicos e comportamentais como os problemas mais comuns desencadeados pelo uso de telas. Os dados demonstraram que o uso de mídias eletrônicas vem sendo progressivamente incentivado e exacerbado entre as crianças, e que essa prática é nociva para o DI, especialmente nos âmbitos de qualidade de sono, de desenvolvimento de fala e do bem-estar psicológico e comportamental. Assim, pais e educadores devem rever seus hábitos de consumo digital, bem como devem estimular as crianças por meio de brincadeiras sem telas, de modo a minimizar os prejuízos gerados pelo tempo de tela excessivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40885
10.33448/rsd-v12i4.40885
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40885
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i4.40885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40885/33332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Lia Rezende Carvalho; Patricia Martins Pinto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Lia Rezende Carvalho; Patricia Martins Pinto
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 4; e2812440885
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 4; e2812440885
Research, Society and Development; v. 12 n. 4; e2812440885
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052621261897728