Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrada, Paula Costa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15852
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação profissional e o conhecimento. O estudo dos valores morais e não-morais na educação baseia-se no trabalho desenvolvido por Vera Trevisan de Souza. Adota-se, como perspectiva teórica e metodológica os pressupostos de Vygotsky e Wallon e de alguns de seus leitores, que tomam por base os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Utiliza-se este referencial por se pretender realizar uma análise crítica do contexto do ensino superior, abrangendo, inclusive, as políticas públicas propostas para a área. Como procedimento de construção das informações utiliza-se a entrevista semiestruturada e observações em sala de aula ao longo dos encontros da professora-pesquisadora com as turmas de dois cursos de graduação de uma instituição privada. Foram entrevistados seis alunos, dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social, em que a pesquisadora atua como professora. Para a elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados tomou-se por base a estratégia desenvolvida por Marli André para estudar o cotidiano educacional. Os resultados indicam que, para os alunos, a formação acadêmica é prioritária se ela trouxer bens materiais, aceitação no mercado de trabalho e melhoria da imagem que têm de si, revelando a prevalência dos valores não morais na promoção e manutenção dos sentidos do ensino superior para os alunos.
id PUC_CAMP-5_b6fdd430059c2cf29b5741433924213f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15852
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmicoSenses attributed to higher education by undergraduate students: a study on values in college environmentsentidosvaloresensino superiorpsicologia histórico-culturalsensesvalueshigher educationhistorical-cultural psychologyEsta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação profissional e o conhecimento. O estudo dos valores morais e não-morais na educação baseia-se no trabalho desenvolvido por Vera Trevisan de Souza. Adota-se, como perspectiva teórica e metodológica os pressupostos de Vygotsky e Wallon e de alguns de seus leitores, que tomam por base os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Utiliza-se este referencial por se pretender realizar uma análise crítica do contexto do ensino superior, abrangendo, inclusive, as políticas públicas propostas para a área. Como procedimento de construção das informações utiliza-se a entrevista semiestruturada e observações em sala de aula ao longo dos encontros da professora-pesquisadora com as turmas de dois cursos de graduação de uma instituição privada. Foram entrevistados seis alunos, dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social, em que a pesquisadora atua como professora. Para a elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados tomou-se por base a estratégia desenvolvida por Marli André para estudar o cotidiano educacional. Os resultados indicam que, para os alunos, a formação acadêmica é prioritária se ela trouxer bens materiais, aceitação no mercado de trabalho e melhoria da imagem que têm de si, revelando a prevalência dos valores não morais na promoção e manutenção dos sentidos do ensino superior para os alunos.The main objective of this research is to investigate the senses attributed to higher education by undergraduate students in order to analyze the moral and non-moral values that emerge from the configurations of sense in relation to the academy, to knowledge and to professional education. The theoretical approach is supported by Historical-cultural psychology, mainly the concepts of Wallon, Vygotsky and followers. The objective is to carry through a critical analysis of the context of higher education which encompasses the public policy proposals for the area. The methodological approach is qualitative and the interview is the chosen procedure for the apprehension of sense and personal experience of the context by the students. It also uses the observation of the researcher in the classroom. Six students of the courses of Psychology and Social Communication, in which the researcher works as a Psychology teacher, were interviewed. From that point on, the research raised categories that identify moral and non-moral values within the students senses. The results indicate that, for the students, the academic formation is not a priority unless it brings money, success, acceptance in the job market and an improvement of their selfimage. Those aspects show that non-moral values predominate in the configuration of the senses of the undergraduate students, instead of moral values such as respect, justice and an appreciation of knowledge.PUC-CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasAndrada, Paula Costa de2022-02-16T18:57:50Z2022-02-16T18:57:50Z2009-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/158529550814968684133porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:14Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15852Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:14Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
Senses attributed to higher education by undergraduate students: a study on values in college environment
title Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
spellingShingle Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
Andrada, Paula Costa de
sentidos
valores
ensino superior
psicologia histórico-cultural
senses
values
higher education
historical-cultural psychology
title_short Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
title_full Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
title_fullStr Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
title_full_unstemmed Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
title_sort Sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior: um estudo sobre valores no ambiente acadêmico
author Andrada, Paula Costa de
author_facet Andrada, Paula Costa de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrada, Paula Costa de
dc.subject.por.fl_str_mv sentidos
valores
ensino superior
psicologia histórico-cultural
senses
values
higher education
historical-cultural psychology
topic sentidos
valores
ensino superior
psicologia histórico-cultural
senses
values
higher education
historical-cultural psychology
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar os sentidos atribuídos pelos alunos ao ensino superior a fim de se explorar os valores morais e não morais que permeiam as relações entre os estudantes, a academia, a formação profissional e o conhecimento. O estudo dos valores morais e não-morais na educação baseia-se no trabalho desenvolvido por Vera Trevisan de Souza. Adota-se, como perspectiva teórica e metodológica os pressupostos de Vygotsky e Wallon e de alguns de seus leitores, que tomam por base os conceitos da Psicologia Histórico-Cultural. Utiliza-se este referencial por se pretender realizar uma análise crítica do contexto do ensino superior, abrangendo, inclusive, as políticas públicas propostas para a área. Como procedimento de construção das informações utiliza-se a entrevista semiestruturada e observações em sala de aula ao longo dos encontros da professora-pesquisadora com as turmas de dois cursos de graduação de uma instituição privada. Foram entrevistados seis alunos, dos cursos de Psicologia e de Comunicação Social, em que a pesquisadora atua como professora. Para a elaboração do roteiro de entrevista e análise dos dados tomou-se por base a estratégia desenvolvida por Marli André para estudar o cotidiano educacional. Os resultados indicam que, para os alunos, a formação acadêmica é prioritária se ela trouxer bens materiais, aceitação no mercado de trabalho e melhoria da imagem que têm de si, revelando a prevalência dos valores não morais na promoção e manutenção dos sentidos do ensino superior para os alunos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-17
2022-02-16T18:57:50Z
2022-02-16T18:57:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15852
9550814968684133
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15852
identifier_str_mv 9550814968684133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210249790160896