A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349 |
Resumo: | Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística. |
id |
PUC_CAMP-5_bf5208307c00583cd0e87f20201340cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15349 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticasHumanistic education in journalism course: from intent to practiceformação de jornalistasensino de jornalismo no Brasilformação humanísticametodologia do ensino de jornalismointerdisciplinaridadejournalism teaching in Brazilhumanistic educationjournalism teaching methodologyinterdisciplinarityPartindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.Starting from a presupposition that knowing reality is a condition to exercise citizenship, and taking into account that in a society in which mass communication media become ever more important in building/rebuilding reality, journalism in its different forms acts as a producer of this knowledge of the contemporary world, the present study analyses the so called humanistic education of journalists. The knowledge required in narrating everyday events is examined in the light of this type of education. Historically recovering journalism education in Brazil, this work researches the evolution of humanistic education throughout the consecutive transformations experienced in the country in order to situate in a case study the journalism course of a Pontifícia Universidade Católica in Campinas, located inland in the State of São Paulo. With the analysis of documents (pedagogic project, digests, course planning material and selected texts) and semistructured interviews with educational agents involved (professors for humanistic education, technical education and research education disciplines, course direction and incoming and graduating students) the practices effectively developed are problematized. The research uses discourse analysis tools in order to examine the data from a dialectic perspective through the process of going back and forth from discourse to the reality experienced by the agents involved, emphasizing the contradictions that exist among theory and practice; intentions and objectives; professors and students; technical and humanistic education; objectives and results. It also points out the role played by interdisciplinarity in the achievement of the objectives set forth by humanistic education.PUC-CampinasBalzan, Newton CesarPontifícia Universidade Católica de CampinasRodrigues, Regina de Brito2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2007-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:24Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15349Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:24Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas Humanistic education in journalism course: from intent to practice |
title |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
spellingShingle |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas Rodrigues, Regina de Brito formação de jornalistas ensino de jornalismo no Brasil formação humanística metodologia do ensino de jornalismo interdisciplinaridade journalism teaching in Brazil humanistic education journalism teaching methodology interdisciplinarity |
title_short |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
title_full |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
title_fullStr |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
title_full_unstemmed |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
title_sort |
A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas |
author |
Rodrigues, Regina de Brito |
author_facet |
Rodrigues, Regina de Brito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Balzan, Newton Cesar Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Regina de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de jornalistas ensino de jornalismo no Brasil formação humanística metodologia do ensino de jornalismo interdisciplinaridade journalism teaching in Brazil humanistic education journalism teaching methodology interdisciplinarity |
topic |
formação de jornalistas ensino de jornalismo no Brasil formação humanística metodologia do ensino de jornalismo interdisciplinaridade journalism teaching in Brazil humanistic education journalism teaching methodology interdisciplinarity |
description |
Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-18 2022-02-16T18:12:50Z 2022-02-16T18:12:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210243509190656 |