A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salomão, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15359
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica do trabalho busca dialogar com autores que pesquisam a educação infantil e consideram a criança como sujeito de direitos. Como pesquisadora e docente da educação infantil, fundamento minha prática pedagógica em Célestin Freinet e Paulo Freire. A abordagem metodológica é qualitativa; analiso registros escritos com as crianças nos Livros da Vida , elaborados nos anos letivos de 2004 e 2006. As narrativas selecionadas estão contextualizadas na dinâmica e movimento das rodas de conversa, e entrelaçadas às reflexões dos autores com quem dialogo e que fundamentam este estudo. Os resultados dessa pesquisa revelam os impactos gerados no desenvolvimento das práticas pedagógicas, a partir dos registros das falas dos pequenos, contribuindo à própria formação docente e legitimando as crianças como confiáveis à escuta e protagonistas no processo educativo.
id PUC_CAMP-5_c0de2f9f7b54d72170aa7ae2a7b32c7d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15359
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantiseducação infantilcrianças pequenaspedagogia da educação infantilroda de conversalivro da vidaearly childhoon educationlittle childrenearly childhoon education pedagogyconversation ringbook of lifeO objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica do trabalho busca dialogar com autores que pesquisam a educação infantil e consideram a criança como sujeito de direitos. Como pesquisadora e docente da educação infantil, fundamento minha prática pedagógica em Célestin Freinet e Paulo Freire. A abordagem metodológica é qualitativa; analiso registros escritos com as crianças nos Livros da Vida , elaborados nos anos letivos de 2004 e 2006. As narrativas selecionadas estão contextualizadas na dinâmica e movimento das rodas de conversa, e entrelaçadas às reflexões dos autores com quem dialogo e que fundamentam este estudo. Os resultados dessa pesquisa revelam os impactos gerados no desenvolvimento das práticas pedagógicas, a partir dos registros das falas dos pequenos, contribuindo à própria formação docente e legitimando as crianças como confiáveis à escuta e protagonistas no processo educativo.This work has as purpose the analysis of written records produced having as basis the listening of children voices and the reflection on how these voices, truthful and performing, make part of the (re)direction of pedagogical practices. The theoretic foundation of this study tries to establish a dialogue with thinkers that have investigated children education and that consider the child as owner of rights. As a researcher and teacher in children education, my pedagogical practice is grounded on Célestin Freinet and Paulo Freire theories. The methodological approach is qualitative; here up in school periods of 2004 and 2006. The narratives chosen are put into context en the dynamics and movement presented in conversation rings, and are interwoven with reflections of the authors with whom I maintain dialogue, authors that support theoretically this study. The results of this research make clear the impacts brought up in the development of pedagogical practices, based on the written records of children speech, joining contribution to the teacher formation itself, and considering children as truthful for the listening as well as protagonists in the educational process.PUC-CampinasCaiado, Katia Regina MorenoPontifícia Universidade Católica de CampinasSalomão, Silvia Cristina2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2008-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153599890216320513917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:25Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15359Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:25Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
title A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
spellingShingle A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
Salomão, Silvia Cristina
educação infantil
crianças pequenas
pedagogia da educação infantil
roda de conversa
livro da vida
early childhoon education
little children
early childhoon education pedagogy
conversation ring
book of life
title_short A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
title_full A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
title_fullStr A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
title_full_unstemmed A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
title_sort A gente tem que falar para crescer : possibilidades e desafios do trabalho pedagógico mediante a escuta das narrativas infantis
author Salomão, Silvia Cristina
author_facet Salomão, Silvia Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Katia Regina Moreno
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Salomão, Silvia Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv educação infantil
crianças pequenas
pedagogia da educação infantil
roda de conversa
livro da vida
early childhoon education
little children
early childhoon education pedagogy
conversation ring
book of life
topic educação infantil
crianças pequenas
pedagogia da educação infantil
roda de conversa
livro da vida
early childhoon education
little children
early childhoon education pedagogy
conversation ring
book of life
description O objetivo deste trabalho é analisar os registros produzidos a partir da escuta das vozes infantis e refletir sobre como essas vozes, confiáveis e protagonistas, participam da (re) direção das práticas pedagógicas. A fundamentação teórica do trabalho busca dialogar com autores que pesquisam a educação infantil e consideram a criança como sujeito de direitos. Como pesquisadora e docente da educação infantil, fundamento minha prática pedagógica em Célestin Freinet e Paulo Freire. A abordagem metodológica é qualitativa; analiso registros escritos com as crianças nos Livros da Vida , elaborados nos anos letivos de 2004 e 2006. As narrativas selecionadas estão contextualizadas na dinâmica e movimento das rodas de conversa, e entrelaçadas às reflexões dos autores com quem dialogo e que fundamentam este estudo. Os resultados dessa pesquisa revelam os impactos gerados no desenvolvimento das práticas pedagógicas, a partir dos registros das falas dos pequenos, contribuindo à própria formação docente e legitimando as crianças como confiáveis à escuta e protagonistas no processo educativo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-12
2022-02-16T18:12:51Z
2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15359
9890216320513917
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15359
identifier_str_mv 9890216320513917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1807210247231635456