O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Carolina Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/
Resumo: O universo da arte e da educação, em contextos destinados à primeira infância, constituiu o foco de estudo desta pesquisa de mestrado, que se realizou através de um íntimo dialogo entre teoria e prática. Através de entrevistas com educadores, arte-educadores e pesquisadores da infância, representantes de uma diversidade de propostas autorais, concretas, contemporâneas e significativas para a educação infantil, tanto no âmbito público como privado; colhi depoimentos que abrangeram os temas: primeira infância: memórias, características e necessidades; os educadores: sua formação e seu papel; o tempo e o espaço em contextos destinados à primeira infância; e as experiências lúdico-poéticas das crianças pequenas. Temas compreendidos como eixos estruturadores da prática cotidiana dos educadores que trabalham com a primeira infância. A documentação destes relatos, não apenas de suas experiências, mas também dos saberes construídos a partir das mesmas, teve como objetivo organizar um material de estudo que possa nutrir reflexões e proposições sobre os temas tratados, expandindo os horizontes desta área de conhecimento, ainda recente e com grande demanda de pesquisa; podendo colaborar para a qualificação das experiências vividas por crianças e educadores nas instituições de educação infantil.
id USP_a91931808c816cc6bfb70b256146eeaf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17052013-155415
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infânciaThe essential being and the poetry of the senses and meanings: reflections on art and education in early childhood contextsArt-educationArte-educaçãoEarly childhood educationEducação infantilExperiências de vidaExperiências lúdico-poéticasFormação de educadoresLife experiencePlayfulopoetical experiencesPrimary childhoonPrimeira infânciaTeacher trainingO universo da arte e da educação, em contextos destinados à primeira infância, constituiu o foco de estudo desta pesquisa de mestrado, que se realizou através de um íntimo dialogo entre teoria e prática. Através de entrevistas com educadores, arte-educadores e pesquisadores da infância, representantes de uma diversidade de propostas autorais, concretas, contemporâneas e significativas para a educação infantil, tanto no âmbito público como privado; colhi depoimentos que abrangeram os temas: primeira infância: memórias, características e necessidades; os educadores: sua formação e seu papel; o tempo e o espaço em contextos destinados à primeira infância; e as experiências lúdico-poéticas das crianças pequenas. Temas compreendidos como eixos estruturadores da prática cotidiana dos educadores que trabalham com a primeira infância. A documentação destes relatos, não apenas de suas experiências, mas também dos saberes construídos a partir das mesmas, teve como objetivo organizar um material de estudo que possa nutrir reflexões e proposições sobre os temas tratados, expandindo os horizontes desta área de conhecimento, ainda recente e com grande demanda de pesquisa; podendo colaborar para a qualificação das experiências vividas por crianças e educadores nas instituições de educação infantil.The universe of art and education in contexts for early childhood, was the focus of this research, which took place through an intimate dialogue between theory and practice. Through interviews with educators, art educators and researchers of childhood, representing a diversity of authorial, concrete, contemporary and meaningful propositions to ealry childhood education, in public and private institutions; I collected statements about five subjects: early childhood: memories, characteristics and needs; educators: their formation and their role; concepts of time and space in contexts for early childhood, and playful-poetic experiences of young children. The themes included are considered as structural axes of the everyday practice of educators working with early childhood. The documentation of these reports, not only their experiences but also the knowledge built from them, was conceived to organize a study material that can nourish reflections and propositions on the topics addressed and contribute to the qualification of the experiences of children and educators in early childhood institutions, by expanding the horizons of knowledge in this area, still recent and with great demand for research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRizzi, Maria Christina de Souza LimaPires, Carolina Teixeira2012-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-17052013-155415Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
The essential being and the poetry of the senses and meanings: reflections on art and education in early childhood contexts
title O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
spellingShingle O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
Pires, Carolina Teixeira
Art-education
Arte-educação
Early childhood education
Educação infantil
Experiências de vida
Experiências lúdico-poéticas
Formação de educadores
Life experience
Playfulopoetical experiences
Primary childhoon
Primeira infância
Teacher training
title_short O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
title_full O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
title_fullStr O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
title_full_unstemmed O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
title_sort O essencial no ser e a poesia dos sentidos e dos significados: reflexões sobre arte e educação em contextos destinados à primeira infância
author Pires, Carolina Teixeira
author_facet Pires, Carolina Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Carolina Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Art-education
Arte-educação
Early childhood education
Educação infantil
Experiências de vida
Experiências lúdico-poéticas
Formação de educadores
Life experience
Playfulopoetical experiences
Primary childhoon
Primeira infância
Teacher training
topic Art-education
Arte-educação
Early childhood education
Educação infantil
Experiências de vida
Experiências lúdico-poéticas
Formação de educadores
Life experience
Playfulopoetical experiences
Primary childhoon
Primeira infância
Teacher training
description O universo da arte e da educação, em contextos destinados à primeira infância, constituiu o foco de estudo desta pesquisa de mestrado, que se realizou através de um íntimo dialogo entre teoria e prática. Através de entrevistas com educadores, arte-educadores e pesquisadores da infância, representantes de uma diversidade de propostas autorais, concretas, contemporâneas e significativas para a educação infantil, tanto no âmbito público como privado; colhi depoimentos que abrangeram os temas: primeira infância: memórias, características e necessidades; os educadores: sua formação e seu papel; o tempo e o espaço em contextos destinados à primeira infância; e as experiências lúdico-poéticas das crianças pequenas. Temas compreendidos como eixos estruturadores da prática cotidiana dos educadores que trabalham com a primeira infância. A documentação destes relatos, não apenas de suas experiências, mas também dos saberes construídos a partir das mesmas, teve como objetivo organizar um material de estudo que possa nutrir reflexões e proposições sobre os temas tratados, expandindo os horizontes desta área de conhecimento, ainda recente e com grande demanda de pesquisa; podendo colaborar para a qualificação das experiências vividas por crianças e educadores nas instituições de educação infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-17052013-155415/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257036761333760