Ser professor: um estudo psicanalítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15979 |
Resumo: | Esta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos. |
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Ser professor: um estudo psicanalíticoBeing a teacher: a psychoanalytic studyProfessorGrupoPsicanáliseEducaçãoCulturaTeacherGroupPsychoanalysisCultureEducationEsta pesquisa apresentou um estudo sobre o ser professor com base no referencial teórico psicanalítico. O interesse por este estudo surgiu a partir da prática da pesquisadora como docente. Teve como propósito compreender o ser professor, bem como a relação professor aluno na Educação Infantil, contribuindo de forma significativa para a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, as recentes políticas públicas para a Educação, apontam para a importância do trabalho coletivo para professores e alunos. Neste sentido, esta pesquisa inserida na área das Ciências Humanas, apoiou-se nos estudos de importantes teóricos no campo da grupalidade, tais como: Pichon-Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) e Kaës (1997), para compreender o ser professor dentro de uma ótica psicanalítica de grupo. A partir da interface entre Psicanálise e Educação, foi proposto por meio desta reflexão teórica, pensar no uso possivel da psicanálise nas escolas, bem como, dos desafios e perspectivas desta profissão. Conclui-se que o caminho possivel contempla uma prática profisssional que possibilite espaços e momentos de compartilhar de experiências e livre circulação do saber dos professores através de grupos operativos.This research presented a study on the teacher be based on theoretical psychoanalysis. The interest for this study arose from the practice of the researcher as a teacher. Aimed to understand what being a teacher, and the teacher-student relationship in kindergarten, contributing significantly to the teaching practice and the teaching-learning process. In Brazil, recent public policies for education, point to the importance of collective work for teachers and students. In this sense, this research located in the area of Human Sciences, relied on studies of major theorists in the field of groupality such as Rivière (1986), Bion (1975), Anzieu (1993) and Kaës (1997), to understand be the teacher within a psychoanalytic perspective group. From the interface between Psychoanalysis and Education, was proposed through this theoretical reflection, thinking about the possible use of psychoanalysis in schools, as well as the challenges and prospects of this profession. We conclude that the possible path includes a practice that allows profisssional spaces and moments to share experiences and knowledge free movement of teachers across operating groups.PUC-CampinasTerzis, AntoniosPontifícia Universidade Católica de CampinasPinho, Francine Dela Torre Camargo2022-02-16T19:00:29Z2022-02-16T19:00:29Z2013-02-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159798818061150887573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:17Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15979Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:17Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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