Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15449 |
Resumo: | Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar o papel dessa formação na reconstrução das representações sociais de futuras professoras de educação infantil sobre a profissão. Desenvolvemos um estudo baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009). As técnicas de coleta de dados adotadas foram a aplicação de 57 questionários a alunos ingressantes e 46 concluintes de um curso de pedagogia de uma universidade particular do Estado de São Paulo, dentre os quais selecionamos cinco alunas concluintes para participarem da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da identificação das seguintes categorias de análise: identidade docente, concepção de professor e desafios para a formação docente. Os resultados obtidos indicaram que esse curso de formação parece ter proporcionado o reconhecimento do professor da educação infantil enquanto pertencente à categoria profissional professor, com saberes específicos para sua atuação e que, portanto, necessita ser reconhecido profissional e socialmente pela importância de sua função. A investigação ressaltou a necessidade de se repensar a identidade desse professor em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional. Destacamos as contribuições desse curso de formação no que se refere à revisão de conceitos e representações que interferem nessa reconstrução identitária e pudemos perceber que desafios estão postos para aperfeiçoar a formação inicial nesse curso, como a questão dos estágios, que precisam articular a teoria e promover reflexões mais críticas sobre as concepções fundantes da área; a necessidade de uma análise mais aprofundada do currículo, a fim de permitir revisões das concepções, possibilitando reelaborações que desconstruam representações cristalizadas socialmente. Finalmente, ao colocar essas questões em relevo, acreditamos estar contribuindo com a pesquisa em Educação e mais especificamente com a formação identitária dos professores de Educação Infantil, pertencentes a um grupo profissional que tem direito de exercer sua profissionalidade docente e a função social que o define historicamente enquanto tal. |
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As técnicas de coleta de dados adotadas foram a aplicação de 57 questionários a alunos ingressantes e 46 concluintes de um curso de pedagogia de uma universidade particular do Estado de São Paulo, dentre os quais selecionamos cinco alunas concluintes para participarem da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da identificação das seguintes categorias de análise: identidade docente, concepção de professor e desafios para a formação docente. Os resultados obtidos indicaram que esse curso de formação parece ter proporcionado o reconhecimento do professor da educação infantil enquanto pertencente à categoria profissional professor, com saberes específicos para sua atuação e que, portanto, necessita ser reconhecido profissional e socialmente pela importância de sua função. A investigação ressaltou a necessidade de se repensar a identidade desse professor em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional. Destacamos as contribuições desse curso de formação no que se refere à revisão de conceitos e representações que interferem nessa reconstrução identitária e pudemos perceber que desafios estão postos para aperfeiçoar a formação inicial nesse curso, como a questão dos estágios, que precisam articular a teoria e promover reflexões mais críticas sobre as concepções fundantes da área; a necessidade de uma análise mais aprofundada do currículo, a fim de permitir revisões das concepções, possibilitando reelaborações que desconstruam representações cristalizadas socialmente. Finalmente, ao colocar essas questões em relevo, acreditamos estar contribuindo com a pesquisa em Educação e mais especificamente com a formação identitária dos professores de Educação Infantil, pertencentes a um grupo profissional que tem direito de exercer sua profissionalidade docente e a função social que o define historicamente enquanto tal.This study focuses on teacher s training in early childhood education, whose search problem lies in knowing the role of initial training in the reconstruction process of these professional identities, investigating the function of this training in the reconstruction of social representations of children education s future teachers about their profession. We developed a study based on qualitative research approach, whose theoretical and methodological framework was based on the Theory of Social Representations of Moscovici (2009). The data collection technique adopted was the application of questionnaires to 57 new students and 46 graduates of Pedagogy course of a private university in São Paulo state, among which we selected five graduating students to participate in semistructured interviews. The collected data were analyzed based on the identification of the following categories: teacher identity, conception of teacher and teacher training s challenges. The results indicated that this training course seems to have provided recognition to the early childhood s teacher as a professional one, with specific knowledge for its actions and, therefore, who needs to be professionally and socially recognized by the importance of its function. The investigation underscored how important is to rethink childhood s teacher identity in terms of professional recognition and its social, political and professional role. We value the contributions of this training course to the review of concepts and representations that interfere with this identity reconstruction and we realize that challenges are made to improve initial training in this course, such as internship, which needs to articulate the theory and promote more critical thoughts about the foundational concepts of the area; the need for deeper analysis of the curriculum to enable review of conceptions, allowing redraftings that deconstruct socially crystallized representations. Finally, by placing emphasis on these issues, we believe we are contributing to Educational research and, more specifically, to the identity formation of Childhood s Teachers, who belongs to a professional group entitled to exercise its teacher profession and the social function that historically characterizes it.PUC-CampinasAzevedo, Heloisa Helena Oliveira dePontifícia Universidade Católica de CampinasMassucato, Jaqueline Cristina2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2012-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154491610600473878526porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:28Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15449Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:28Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar o papel dessa formação na reconstrução das representações sociais de futuras professoras de educação infantil sobre a profissão. Desenvolvemos um estudo baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009). As técnicas de coleta de dados adotadas foram a aplicação de 57 questionários a alunos ingressantes e 46 concluintes de um curso de pedagogia de uma universidade particular do Estado de São Paulo, dentre os quais selecionamos cinco alunas concluintes para participarem da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da identificação das seguintes categorias de análise: identidade docente, concepção de professor e desafios para a formação docente. Os resultados obtidos indicaram que esse curso de formação parece ter proporcionado o reconhecimento do professor da educação infantil enquanto pertencente à categoria profissional professor, com saberes específicos para sua atuação e que, portanto, necessita ser reconhecido profissional e socialmente pela importância de sua função. A investigação ressaltou a necessidade de se repensar a identidade desse professor em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional. Destacamos as contribuições desse curso de formação no que se refere à revisão de conceitos e representações que interferem nessa reconstrução identitária e pudemos perceber que desafios estão postos para aperfeiçoar a formação inicial nesse curso, como a questão dos estágios, que precisam articular a teoria e promover reflexões mais críticas sobre as concepções fundantes da área; a necessidade de uma análise mais aprofundada do currículo, a fim de permitir revisões das concepções, possibilitando reelaborações que desconstruam representações cristalizadas socialmente. Finalmente, ao colocar essas questões em relevo, acreditamos estar contribuindo com a pesquisa em Educação e mais especificamente com a formação identitária dos professores de Educação Infantil, pertencentes a um grupo profissional que tem direito de exercer sua profissionalidade docente e a função social que o define historicamente enquanto tal. |
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