Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática. |
id |
PUC_CAMP-5_e6f24e5e082ae28f8ffa8770437316d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16413 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infânciaOnce upon a time... Math alphabetization and fairy tales: a perspective for literacy in childhoodalfabetização matemáticaletramentocontos de fadasimaginaçãoPNAICmath alphabetizationliteracyfairy talesimaginationPNAICEsta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática.This research investigated the use of child stories with math learning, a subject that brings so many challenges to our students. We verified how fairy tales, read in First year of Elementary School classrooms, can provide children math alphabetization, inside literacy perspective. The main objective was to analyze the possible connections between the use of fairy tales and the math learning for the first year of elementary school children. We realized an empirical research in a public school of Mogi Mirim city, São Paulo state, where the town Secretary realized the government program “Right Age Alphabetization National Pact” (PNAIC, in Portuguese) training. We analyzed the main literacy contributions on the first years of Elementary School in different aspects: analyze how literacy insertion in those children are and identify the docent methodologies when they read stories and relate them to math learning, contemplating the PNAIC objectives. We expect with the development of this research to present new possibilities in the math learning, observing if the fairy tales can contribute in fact with the math alphabetization process. The theoretical and methodological basis anchored in the cultural-historical psychology perspective. During the empirical research, we made systematic observations of classroom routine, mainly on moments with child stories and moments with math learning. The intention was to establish a connection with the children and the teacher. We started the interventions from three fairy tales reading – The three little pigs; Jack and the beanstalk and Goldilocks and the three bears, beginning always with objects so that children could explore them and build imaginative processes before the story reading. The research observed how fairy tales can be a potentiality on math learning. From established dialogues, different materials and proposals, the children mathematically developed themselves, bringing with them lived experiences outside the school environment. We expect to present new learning math possibilities, observing how fairy tales contribute to math alphabetization process development.PUC-CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno AndradePontifícia Universidade Católica de CampinasCosta, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli2022-02-22T11:34:21Z2022-02-22T11:34:21Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/164138348842976377815porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T11:24:10Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16413Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T11:24:10Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância Once upon a time... Math alphabetization and fairy tales: a perspective for literacy in childhood |
title |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
spellingShingle |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli alfabetização matemática letramento contos de fadas imaginação PNAIC math alphabetization literacy fairy tales imagination PNAIC |
title_short |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
title_full |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
title_fullStr |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
title_full_unstemmed |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
title_sort |
Era uma vez... alfabetização matemática e contos de fadas: uma perspectiva para o letramento na infância |
author |
Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli |
author_facet |
Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização matemática letramento contos de fadas imaginação PNAIC math alphabetization literacy fairy tales imagination PNAIC |
topic |
alfabetização matemática letramento contos de fadas imaginação PNAIC math alphabetization literacy fairy tales imagination PNAIC |
description |
Esta pesquisa investigou a utilização das histórias infantis no trabalho com a matemática, uma disciplina que provoca tantos desafios aos nossos alunos. Investigamos como os contos de fadas, utilizados nas salas de 1º ano do Ensino Fundamental, podem favorecer o desenvolvimento da alfabetização matemática das crianças, na perspectiva do letramento. Com o objetivo principal de analisar as possíveis conexões entre o uso dos contos de fadas e a aprendizagem matemática no 1º ano do Ensino Fundamental, realizamos uma pesquisa empírica em uma sala de aula de uma escola da rede municipal de Mogi Mirim-SP, cuja Secretaria Municipal tem ofertado formação e utilizado as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa — PNAIC. O embasamento teórico-metodológico deste trabalho ancorou-se na perspectiva histórico-cultural. Na pesquisa empírica, realizamos observações sistemáticas da rotina de uma classe, principalmente no que se refere aos momentos do trabalho com a literatura infantil e com a aprendizagem matemática. Iniciamos as intervenções junto às crianças, a partir da leitura de três contos de fadas – Os três porquinhos; João e o pé de feijão e Cachinhos Dourados - , partindo da utilização de objetos disparadores para que as crianças construíssem processos imaginativos. Os resultados desta pesquisa permitiram perceber os contos de fadas como uma potencialidade na aprendizagem matemática. A partir dos diálogos estabelecidos, dos diferentes materiais e propostas, as crianças avançaram matematicamente, inclusive ao indicarem suas experiências vivenciadas fora do ambiente escolar. Esperamos, com o desenvolvimento desta pesquisa, apresentar novas possibilidades de ensino e aprendizagem da matemática, tendo como suporte os contos de fadas na perspectiva de que contribuem com o processo da alfabetização matemática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-04 2022-02-22T11:34:21Z 2022-02-22T11:34:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413 8348842976377815 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16413 |
identifier_str_mv |
8348842976377815 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1807210248842248192 |