Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15279 |
Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de partida e elementos centrais da abordagem adotada. A investigação de caráter (co)participativo foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais situada na cidade de Machado-MG, com a participação de doze professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como objetivo principal compreender a partir de um processo de intervenção didático-formativo, à luz da Teoria Histórico-Cultural, possíveis modos de (re)elaboração teórico/conceitual e transformações nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nos modos de envolvimento com sua própria formação continuada, colocando em evidência questões que envolvem a relação teoria e prática e a formação do pensamento conceitual. Partimos, portanto, da hipótese de que os professores, ao serem inseridos em um processo (co)participativo, tendem a ter sua atuação mais efetiva na própria formação. Ao sistematizar um trabalho a partir do pensamento teórico/conceitual, sobretudo quanto aos aportes da memória mediada, os professores desenvolvem sua capacidade de pensar no poder dos signos (sistemas externos) como elementos reorganizadores do processo mental. Portanto, a formação continuada é assumida como uma atividade que exige reflexão, intencionalidade e fundamentação teórica. O problema desta pesquisa se apresentou da seguinte forma: Quais os impactos pedagógicos de uma formação continuada subsidiada nos aportes teóricos da Teoria Histórico-Cultural? Quais foram e como se deram as mudanças experimentadas pelos professores que participaram do processo de intervenção didático-formativo proposto pelo pesquisador de modo a elevar e potencializar os recursos e as práticas pedagógicas? Como podemos impactar o trabalho pedagógico docente numa perspectiva humanizadora? Para responder aos questionamentos, a produção do material empírico aconteceu entre os meses de março de 2018 a junho de 2019, com a realização de doze encontros formativos, de aproximadamente 2 horas. Cada encontro gerou um material específico utilizado na análise da pesquisa. Além dos encontros, sob inspiração na Clínica da Atividade aconteceram três sessões de autoconfrontação simples, seguidas de seis sessões de observação nas turmas dos profissionais participantes. O material empírico produzido foi analisado segundo procedimentos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, adotando-se a análise microgenética para investigar os discursos e as evidências que nos permitissem responder às questões postas. Desse modo, foram focadas as seguintes concepções e suas concretizações nas práticas observadas: As necessidades formativas; A formação e o processo de transformação docente. Os resultados indicaram que i) uma formação continuada, que coloca o professor como sujeito de suas ações tende a favorecer processos de reflexão e transformação nos modos de pensar e agir dos docentes; ii) a Teoria Histórico-Cultural fornece bases para impactar o trabalho docente, afetando qualitativamente as práticas em direção a uma educação desenvolvente. Tais resultados foram evidenciados nas concepções dos professores participantes acerca dos papéis da escola, do professor, da prática de caráter intencional e conduziram mudanças nas práticas pedagógicas em relação à organização do espaço e do material. A análise desenvolvida e os resultados encontrados nos permitiram fundamentar a tese de que, um processo formativo, de caráter intencional e (co)participativo, amparado teoricamente na Teoria Histórico-Cultural, fornece subsídios potentes e peculiares para impactar o trabalho docente, de modo a afetar qualitativamente as práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento humano e profissional. |
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Formação continuada de professores e a teoria histórico-cultural: diálogos (trans)formadores sustentados por mediações teóricas e reflexões sobre práticas pedagógicasContinuing teacher education and Historical-Cultural Theory: (trans)training dialogues supported by theoretical mediations and reflections on pedagogical practicesFormação Continuada de ProfessoresPensamento TeóricoMemória MediadaClínica da AtividadeAutoconfrontaçãoContinuing Teacher EducationTheoretical ThinkingMediated MemoryActivity ClinicSelf-ConfrontationO presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre formação continuada de professores à luz da Teoria Histórico-Cultural, tomando a formação do pensamento conceitual e a constituição social da memória como pontos de partida e elementos centrais da abordagem adotada. A investigação de caráter (co)participativo foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Minas Gerais situada na cidade de Machado-MG, com a participação de doze professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Teve como objetivo principal compreender a partir de um processo de intervenção didático-formativo, à luz da Teoria Histórico-Cultural, possíveis modos de (re)elaboração teórico/conceitual e transformações nas práticas pedagógicas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nos modos de envolvimento com sua própria formação continuada, colocando em evidência questões que envolvem a relação teoria e prática e a formação do pensamento conceitual. Partimos, portanto, da hipótese de que os professores, ao serem inseridos em um processo (co)participativo, tendem a ter sua atuação mais efetiva na própria formação. Ao sistematizar um trabalho a partir do pensamento teórico/conceitual, sobretudo quanto aos aportes da memória mediada, os professores desenvolvem sua capacidade de pensar no poder dos signos (sistemas externos) como elementos reorganizadores do processo mental. Portanto, a formação continuada é assumida como uma atividade que exige reflexão, intencionalidade e fundamentação teórica. O problema desta pesquisa se apresentou da seguinte forma: Quais os impactos pedagógicos de uma formação continuada subsidiada nos aportes teóricos da Teoria Histórico-Cultural? Quais foram e como se deram as mudanças experimentadas pelos professores que participaram do processo de intervenção didático-formativo proposto pelo pesquisador de modo a elevar e potencializar os recursos e as práticas pedagógicas? Como podemos impactar o trabalho pedagógico docente numa perspectiva humanizadora? Para responder aos questionamentos, a produção do material empírico aconteceu entre os meses de março de 2018 a junho de 2019, com a realização de doze encontros formativos, de aproximadamente 2 horas. Cada encontro gerou um material específico utilizado na análise da pesquisa. Além dos encontros, sob inspiração na Clínica da Atividade aconteceram três sessões de autoconfrontação simples, seguidas de seis sessões de observação nas turmas dos profissionais participantes. O material empírico produzido foi analisado segundo procedimentos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural, adotando-se a análise microgenética para investigar os discursos e as evidências que nos permitissem responder às questões postas. Desse modo, foram focadas as seguintes concepções e suas concretizações nas práticas observadas: As necessidades formativas; A formação e o processo de transformação docente. Os resultados indicaram que i) uma formação continuada, que coloca o professor como sujeito de suas ações tende a favorecer processos de reflexão e transformação nos modos de pensar e agir dos docentes; ii) a Teoria Histórico-Cultural fornece bases para impactar o trabalho docente, afetando qualitativamente as práticas em direção a uma educação desenvolvente. Tais resultados foram evidenciados nas concepções dos professores participantes acerca dos papéis da escola, do professor, da prática de caráter intencional e conduziram mudanças nas práticas pedagógicas em relação à organização do espaço e do material. A análise desenvolvida e os resultados encontrados nos permitiram fundamentar a tese de que, um processo formativo, de caráter intencional e (co)participativo, amparado teoricamente na Teoria Histórico-Cultural, fornece subsídios potentes e peculiares para impactar o trabalho docente, de modo a afetar qualitativamente as práticas pedagógicas e promover o desenvolvimento humano e profissional.The present work is the result of research on continuing teacher education in the light of the Historical-Cultural Theory, taking the formation of conceptual thinking and the social constitution of memory as starting points and central elements of the approach adopted. The (co) participatory investigation was carried out in a public school in the state of Minas Gerais located in the city of Machado-MG, with the participation of twelve teachers working in the early years of elementary school. Its main objective was to understand, based on a didactic-formative intervention process, in the light of historical-cultural theory, possible ways of theoretical / conceptual (re) elaboration and changes in the pedagogical practices of teachers in the early years of elementary school, as well as in the modes of involvement with their own continuing education, highlighting issues that involve the relationship between theory and practice and the formation of conceptual thinking. We start, therefore, from the hypothesis that when teachers are inserted in a (co) participatory process, they tend to have their most effective performance in their own training. When systematizing a work based on theoretical/conceptual thinking, especially regarding the contributions of mediated memory, teachers develop their ability to think about the power of signs (external systems) as reorganizing elements of the mental process. Therefore, continuing education is assumed as an activity that requires reflection, intentionality and theoretical foundation. The problem of this research was presented as follows: What are the pedagogical impacts of a subsidized continuing education in the theoretical contributions of historical-cultural theory? What were and how did the changes experienced by the teachers who participated in the didactic-formative intervention process proposed by the researcher take place in order to increase and enhance the pedagogical resources and practices? How can we impact the teaching pedagogical work from a humanizing perspective? To answer the questions, the production of empirical material took place between the months of march 2018 to june 2019, with the holding of twelve formative meetings, of approximately 2 hours. Each meeting generated specific material used in the research analysis. In addition to the meetings, under inspiration at Clínica da Activity, three simple self-confrontation sessions took place, followed by six observation sessions in the classes of participating professionals. The empirical material produced was analyzed according to theoretical- methodological procedures from the historical-cultural perspective, adopting microgenetic analysis to investigate the speeches and evidence that would allow us to answer the questions posed. Thus, the following conceptions and their implementation in the observed practices were focused: The training needs; Training and the process of teacher transformation. The results indicated that i) continuous training, which places the teacher as the subject of his actions tends to favor processes of reflection and transformation in the ways of thinking and acting of the teachers; ii) the historical-cultural theory provides bases to impact the teaching work, qualitatively affecting the practices towards a developmental education. Such results were evidenced in the conceptions of the participating teachers about the roles of the school, the teacher, the practice of an intentional character and led to changes in pedagogical practices in relation to the organization of space and material. The analysis developed and the results found allowed us to substantiate the thesis that, a formative process, of an intentional and (co) participatory character, supported theoretically in the Historical-Cultural Theory, provides powerful and peculiar subsidies to impact the teaching work, in order to qualitatively affect pedagogical practices and promote human and professional development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC CampinasPUC-CampinasRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPontifícia Universidade Católica de CampinasBrazier, Fabio2022-02-16T17:55:04Z2022-02-16T17:55:04Z2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/152798955148328244946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-27T15:04:30Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15279Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-27T15:04:30Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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