Professores e alunos trabalhadores: o que dizem sobre a prática pedagógica em um curso de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Suelânia Oliveira Araujo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15411
Resumo: A presente dissertação discute as relações entre o trabalho e a educação no ensino superior brasileiro. Analisa as mudanças no perfil sócio-cultural dos trabalhadores de hoje e dos estudantes que ingressam no curso superior noturno procurando mostrar suas reais condições frente às conseqüências da globalização, suas dificuldades e seus caminhos na trajetória entre trabalho e estudo. Mostra que as causas podem ser encontradas no predomínio da formação técnica em detrimento de uma formação humanística de caráter global. Numa abordagem teórico-metodológica amparada pelas ciências humanas e sociais, a investigação deu-se através de pesquisa bibliográfica e por questionários em que estudamos as contradições existentes na sociedade vendo que a educação precisa ser um direito e não uma mercadoria. Aponta ainda a necessidade de um trabalho didático-pedagógico voltado não só para a dimensão técnica, mas igualmente para as relações sociais com ênfase no professor universitário com consciência política e crítica. O referencial teórico está fundamentado na Pedagogia Histórico-Crítico que compreende o sujeito inserido num processo cultural e histórico em constante transformação social. Conclui sobre a necessidade de compreender as transformações sociais, procurando na educação uma forma de construção do saber universitário com espaço para a articulação da qualidade com a quantidade, evitando a indesejável dicotomia entre ambos os aspectos.
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