AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840
Resumo: Artigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso.
id PUC_GO-2_176a6984605a4eee4ce4ec2eb9073741
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7840
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBase Nacional Comum CurricularEnsino ReligiosoCiências da ReligiãoEnsino ReligiosoArtigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/784010.18224/cam.v18i5.7840Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-941983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840/4976Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Osvaldo Luiz2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7840Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
spellingShingle AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Ribeiro, Osvaldo Luiz
Base Nacional Comum Curricular
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Ensino Religioso
title_short AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_fullStr AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_full_unstemmed AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
title_sort AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
author Ribeiro, Osvaldo Luiz
author_facet Ribeiro, Osvaldo Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Osvaldo Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Ensino Religioso
topic Base Nacional Comum Curricular
Ensino Religioso
Ciências da Religião
Ensino Religioso
description Artigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840
10.18224/cam.v18i5.7840
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840
identifier_str_mv 10.18224/cam.v18i5.7840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840/4976
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94
1983-778X
10.18224/cam.v18.n5.2020
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349441306624