AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840 |
Resumo: | Artigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso. |
id |
PUC_GO-2_176a6984605a4eee4ce4ec2eb9073741 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7840 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULARBase Nacional Comum CurricularEnsino ReligiosoCiências da ReligiãoEnsino ReligiosoArtigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/784010.18224/cam.v18i5.7840Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-941983-778X10.18224/cam.v18.n5.2020reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840/4976Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Osvaldo Luiz2021-02-02T09:36:15Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7840Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-02-02T09:36:15Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
spellingShingle |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR Ribeiro, Osvaldo Luiz Base Nacional Comum Curricular Ensino Religioso Ciências da Religião Ensino Religioso |
title_short |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_fullStr |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_full_unstemmed |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
title_sort |
AMBIGUIDADES E INSUFICIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
author |
Ribeiro, Osvaldo Luiz |
author_facet |
Ribeiro, Osvaldo Luiz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Osvaldo Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Ensino Religioso Ciências da Religião Ensino Religioso |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Ensino Religioso Ciências da Religião Ensino Religioso |
description |
Artigo bibliográfico e avaliativo da seção “4.5 A Área de Ensino Religioso” da Base Nacional Comum Curricular, com o objetivo de apontar e analisar ambiguidades terminológicas e inconsistências teóricas na formulação normativa redigida. São apontadas e analisadas duas ambiguidades terminológicas e quatro inconsistências teóricas, que, segundo se conclui, a despeito de não imporem ao documento um enquadramento teórico-epistemológico divorciado da base crítico-científica, conspiram contra a clareza teórico-epistemológica que governa a redação da norma legal. A despeito disso, considera-se o documento um avanço na legislação, que, a despeito dos problemas avaliados, deixa-se marcar por um compromisso crítico-heurístico em face da pesquisa e do ensino acadêmico do fenômeno religioso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840 10.18224/cam.v18i5.7840 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v18i5.7840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7840/4976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Osvaldo Luiz Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 18 (2020): Especial: Ensino Religioso, Ecumenismo e Ética; 79-94 1983-778X 10.18224/cam.v18.n5.2020 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349441306624 |