O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã. |
id |
UFMG-5_556f96b21a85263cb645ab3092502822 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/20016 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕESEnsino ReligiosoBase Nacional Comum CurricularCompetênciasHabilidades RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã. Educação em Revista 2021-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27761https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27762Copyright (c) 2021 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Taciana2023-05-29T13:08:43Zoai:periodicos.ufmg.br:article/20016Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:08:43Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
spellingShingle |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES Brasil, Taciana Ensino Religioso Base Nacional Comum Curricular Competências Habilidades |
title_short |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_fullStr |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_full_unstemmed |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
title_sort |
O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES |
author |
Brasil, Taciana |
author_facet |
Brasil, Taciana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brasil, Taciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso Base Nacional Comum Curricular Competências Habilidades |
topic |
Ensino Religioso Base Nacional Comum Curricular Competências Habilidades |
description |
RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27761 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016/27762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 37 n. 1 (2021): Vol. 37 (2021) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120264527872 |