EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306 |
Resumo: | O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz. |
id |
PUC_GO-2_4705efbedc20b4c452cf778ab7746b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7306 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKLMonantropismoCultura de PazEnsino ReligiosoMonantropismCulture of PeaceReligious Teaching.Ensino religioso e cultura de pazO presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/730610.18224/cam.v17i2.7306Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-5401983-778X10.18224/cam.v17.n2.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306/4157Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Josilene Silva daAquino, Thiago Antonio Avellar de2019-09-10T11:26:18Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7306Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-09-10T11:26:18Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
title |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL Cruz, Josilene Silva da Monantropismo Cultura de Paz Ensino Religioso Monantropism Culture of Peace Religious Teaching. Ensino religioso e cultura de paz |
title_short |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
title_full |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
title_sort |
EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL |
author |
Cruz, Josilene Silva da |
author_facet |
Cruz, Josilene Silva da Aquino, Thiago Antonio Avellar de |
author_role |
author |
author2 |
Aquino, Thiago Antonio Avellar de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Josilene Silva da Aquino, Thiago Antonio Avellar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monantropismo Cultura de Paz Ensino Religioso Monantropism Culture of Peace Religious Teaching. Ensino religioso e cultura de paz |
topic |
Monantropismo Cultura de Paz Ensino Religioso Monantropism Culture of Peace Religious Teaching. Ensino religioso e cultura de paz |
description |
O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306 10.18224/cam.v17i2.7306 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v17i2.7306 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306/4157 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540 1983-778X 10.18224/cam.v17.n2.2019 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349346934784 |