EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Josilene Silva da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306
Resumo: O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.
id PUC_GO-2_4705efbedc20b4c452cf778ab7746b68
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7306
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKLMonantropismoCultura de PazEnsino ReligiosoMonantropismCulture of PeaceReligious Teaching.Ensino religioso e cultura de pazO presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/730610.18224/cam.v17i2.7306Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-5401983-778X10.18224/cam.v17.n2.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306/4157Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Josilene Silva daAquino, Thiago Antonio Avellar de2019-09-10T11:26:18Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7306Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-09-10T11:26:18Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
title EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
spellingShingle EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
Cruz, Josilene Silva da
Monantropismo
Cultura de Paz
Ensino Religioso
Monantropism
Culture of Peace
Religious Teaching.
Ensino religioso e cultura de paz
title_short EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
title_full EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
title_fullStr EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
title_sort EDUCAÇÃO PARA A PAZ: INTERFACES ENTRE O ENSINO RELIGIOSO E O PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL
author Cruz, Josilene Silva da
author_facet Cruz, Josilene Silva da
Aquino, Thiago Antonio Avellar de
author_role author
author2 Aquino, Thiago Antonio Avellar de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Josilene Silva da
Aquino, Thiago Antonio Avellar de
dc.subject.por.fl_str_mv Monantropismo
Cultura de Paz
Ensino Religioso
Monantropism
Culture of Peace
Religious Teaching.
Ensino religioso e cultura de paz
topic Monantropismo
Cultura de Paz
Ensino Religioso
Monantropism
Culture of Peace
Religious Teaching.
Ensino religioso e cultura de paz
description O presente artigo visa apontar para possibilidades de construção de uma cultura de paz, a partir do relato de uma experiência vivenciada na sala de aula das Ciências das Religiões. No relato feito busca-se traçar uma articulação entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o pensamento de Viktor Frankl, bem como construir um possível caminho de aplicação da experiência vivenciada ao Ensino Religioso (ER). Concluiu-se que as atividades estéticas, realizadas na vivência relatada, podem promover o espírito de uma humanidade única, (monantropismo). Assim, buscar o que há em comum, torna-se imperativo para a constituição de uma cultura de paz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306
10.18224/cam.v17i2.7306
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306
identifier_str_mv 10.18224/cam.v17i2.7306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7306/4157
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Josilene Silva da Cruz, Thiago Antonio Avellar de Aquino
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 523-540
1983-778X
10.18224/cam.v17.n2.2019
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349346934784