O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313 |
Resumo: | O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz. |
id |
PUC_GO-2_8c9a37a0f685498debd0e1c6be391db6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7313 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZEnsino ReligiosoBNCCObjetivosCompetênciasPazReligious educationGoalsCompetenciesPeace.Ensino ReligiosoO Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/731310.18224/cam.v17i2.7313Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-5221983-778X10.18224/cam.v17.n2.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313/4156Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburginfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Ferreira, RenanBrandenburg, Laude Erandi2019-09-10T11:26:18Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7313Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-09-10T11:26:18Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
title |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
spellingShingle |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ da Costa Ferreira, Renan Ensino Religioso BNCC Objetivos Competências Paz Religious education Goals Competencies Peace. Ensino Religioso |
title_short |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
title_full |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
title_fullStr |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
title_full_unstemmed |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
title_sort |
O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ |
author |
da Costa Ferreira, Renan |
author_facet |
da Costa Ferreira, Renan Brandenburg, Laude Erandi |
author_role |
author |
author2 |
Brandenburg, Laude Erandi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa Ferreira, Renan Brandenburg, Laude Erandi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Religioso BNCC Objetivos Competências Paz Religious education Goals Competencies Peace. Ensino Religioso |
topic |
Ensino Religioso BNCC Objetivos Competências Paz Religious education Goals Competencies Peace. Ensino Religioso |
description |
O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313 10.18224/cam.v17i2.7313 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v17i2.7313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313/4156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburg info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburg |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522 1983-778X 10.18224/cam.v17.n2.2019 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797349353226240 |