FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 |
Resumo: | O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso. |
id |
PUC_GO-2_727b32ffbec39d15cb22b2d17d8de0dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071 |
network_acronym_str |
PUC_GO-2 |
network_name_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕESFormação de ProfessoresEnsino ReligiosoPluralismo Religioso.Formação de professores de ensino religiosoO presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/907110.18224/cam.v19i3.9071Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-7281983-778X10.18224/cam.v19.n3.2021reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessTorres, Mônica Moreira OliveiraRibeiro, Antonio Lopes2021-12-22T10:16:59Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/9071Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2021-12-22T10:16:59Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES Torres, Mônica Moreira Oliveira Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO RELIGIOSO: DIÁLOGOS E REFLEXÕES |
author |
Torres, Mônica Moreira Oliveira |
author_facet |
Torres, Mônica Moreira Oliveira Ribeiro, Antonio Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Antonio Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Mônica Moreira Oliveira Ribeiro, Antonio Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
topic |
Formação de Professores Ensino Religioso Pluralismo Religioso. Formação de professores de ensino religioso |
description |
O presente artigo busca refletir sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, tendo em vista a atuação na educação básica, num contexto em que a obrigatoriedade legal desse ensino nas escolas públicas ocorre com conflitos em relação aos dilemas conceituais, sobre a importância do ensino religioso laico, no sentido de garantir a legitimidade da diversidade religiosa, no universo educacional, considerando o fenômeno do pluralismo religioso. Aborda o cenário religioso brasileiro e sua composição por distintas expressões religiosas, as quais se apresentam como desafio ao processo formativo. Dessa forma, traz-se ao debate a reflexão sobre a formação de professores para o Ensino Religioso, no sentido de superar a racionalidade técnica, que não humaniza, e adotar a perspectiva humanizadora da complexidade e multirreferencialidade, como suporte teórico fundamental para formação de um professor protagonista na construção do conhecimento pedagógico, um intelectual crítico e reflexivo, no trato do ensino religioso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 10.18224/cam.v19i3.9071 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071 |
identifier_str_mv |
10.18224/cam.v19i3.9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/9071/5384 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Mônica Moreira Oliveira Torres, Antonio Lopes Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 19 No. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 19 Núm. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 19 N. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 19 n. 3 (2021): Sociedade, Religião e Intervenção; 714-728 1983-778X 10.18224/cam.v19.n3.2021 reponame:Caminhos (Goiânia. Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Caminhos (Goiânia. Online) |
collection |
Caminhos (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
keilamatos.puc@gmail.com |
_version_ |
1796797350338887680 |