O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa Ferreira, Renan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandenburg, Laude Erandi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313
Resumo: O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz.
id PUC_GO-2_8c9a37a0f685498debd0e1c6be391db6
oai_identifier_str oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7313
network_acronym_str PUC_GO-2
network_name_str Caminhos (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZEnsino ReligiosoBNCCObjetivosCompetênciasPazReligious educationGoalsCompetenciesPeace.Ensino ReligiosoO Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2019-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/731310.18224/cam.v17i2.7313Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-5221983-778X10.18224/cam.v17.n2.2019reponame:Caminhos (Goiânia. Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313/4156Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburginfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa Ferreira, RenanBrandenburg, Laude Erandi2019-09-10T11:26:18Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/7313Revistahttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/indexPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/oaikeilamatos.puc@gmail.com1983-778X1678-3034opendoar:2019-09-10T11:26:18Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
title O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
spellingShingle O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
da Costa Ferreira, Renan
Ensino Religioso
BNCC
Objetivos
Competências
Paz
Religious education
Goals
Competencies
Peace.
Ensino Religioso
title_short O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
title_full O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
title_fullStr O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
title_full_unstemmed O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
title_sort O ENSINO RELIGIOSO E A BNCC: POSSIBILIDADES DE SE EDUCAR PARA A PAZ
author da Costa Ferreira, Renan
author_facet da Costa Ferreira, Renan
Brandenburg, Laude Erandi
author_role author
author2 Brandenburg, Laude Erandi
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa Ferreira, Renan
Brandenburg, Laude Erandi
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Religioso
BNCC
Objetivos
Competências
Paz
Religious education
Goals
Competencies
Peace.
Ensino Religioso
topic Ensino Religioso
BNCC
Objetivos
Competências
Paz
Religious education
Goals
Competencies
Peace.
Ensino Religioso
description O Ensino Religioso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a se constituir como uma área do conhecimento. Assim como as demais áreas do conhecimento, possui objetivos, habilidades e competências que precisam ser consolidadas durante o processo formativo dos estudantes. Os objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular convergem para uma educação pautada na paz, pois fundamentam-se na valorização dos Direitos Humanos, no diálogo, na alteridade e no reconhecimento das diferentes identidades. Contudo, para se educar para paz é necessário muito mais do que objetivos, habilidades e competências. Antes de tudo é necessário que o Estado possibilite meios para que tudo possa acontecer, em primazia, a formação docente para atuar no Ensino Religioso. Também são necessárias proposições pedagógicas para implementação dos pressupostos de uma cultura da paz e para a paz.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313
10.18224/cam.v17i2.7313
url https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313
identifier_str_mv 10.18224/cam.v17i2.7313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/caminhos/article/view/7313/4156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburg
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Renan da Costa Ferreira e Laude Erandi Brandenburg
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos - Journal of Religion Sciences; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522
Caminhos - Revista Ciencias Religiosas; Vol. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522
Caminhos - Rivista di Scienze Religiose; V. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522
Caminhos - Revista de Ciências da Religião; v. 17 (2019): Educação para a Paz; 508-522
1983-778X
10.18224/cam.v17.n2.2019
reponame:Caminhos (Goiânia. Online)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Caminhos (Goiânia. Online)
collection Caminhos (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Caminhos (Goiânia. Online) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv keilamatos.puc@gmail.com
_version_ 1796797349353226240