A Ideia de Liberdade em Steiner: fundamentos de uma educação fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Jonas Bach
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Stoltz, Tania, da Veiga, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5-23
Resumo: Resumo: este artigo apresenta a concepção de liberdade em Steiner que é estruturada pela teoria fenomenológica do conhecimento baseada em Goethe. Compreender as leis do conhecimento é um pré-requisito, antes de haver um suporte às ações no mundo. O estado de exceção na observação do pensar fundamenta o passo inicial de um individualismo ético. A inversão da regra de ouro pode ser facilmente mal compreendida, ela é válida dentro de um processo de desenvolvimento do eu. Buscar o ideal da própria individualidade é um processo existencial que faz parte da autoeducação dos docentes. Palavras-chave: liberdade. Pedagogia Waldorf. Steiner. fenomenologia.
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