A Ideia de Liberdade em Steiner: fundamentos de uma educação fenomenológica
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5-23 |
Resumo: | Resumo: este artigo apresenta a concepção de liberdade em Steiner que é estruturada pela teoria fenomenológica do conhecimento baseada em Goethe. Compreender as leis do conhecimento é um pré-requisito, antes de haver um suporte às ações no mundo. O estado de exceção na observação do pensar fundamenta o passo inicial de um individualismo ético. A inversão da regra de ouro pode ser facilmente mal compreendida, ela é válida dentro de um processo de desenvolvimento do eu. Buscar o ideal da própria individualidade é um processo existencial que faz parte da autoeducação dos docentes. Palavras-chave: liberdade. Pedagogia Waldorf. Steiner. fenomenologia. |
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A Ideia de Liberdade em Steiner: fundamentos de uma educação fenomenológicaResumo: este artigo apresenta a concepção de liberdade em Steiner que é estruturada pela teoria fenomenológica do conhecimento baseada em Goethe. Compreender as leis do conhecimento é um pré-requisito, antes de haver um suporte às ações no mundo. O estado de exceção na observação do pensar fundamenta o passo inicial de um individualismo ético. A inversão da regra de ouro pode ser facilmente mal compreendida, ela é válida dentro de um processo de desenvolvimento do eu. Buscar o ideal da própria individualidade é um processo existencial que faz parte da autoeducação dos docentes. Palavras-chave: liberdade. Pedagogia Waldorf. Steiner. fenomenologia.EDITORA DA PUC GOIÁS2013-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5-2310.18224/educ.v16i1.2769Revista Educativa - Revista de Educação; v. 16, n. 1 (2013)1983-77711415-049210.18224/educ.v16i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5-23/1691Júnior, Jonas BachStoltz, Taniada Veiga, Marceloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2769Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:56.85Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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