Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jr, Jonas Bach
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Inter-ação (Goiânia. Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245
Resumo: A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.
id UFG-3_bfea25763c1ba2012fa0c471f321a159
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/4245
network_acronym_str UFG-3
network_name_str Inter-ação (Goiânia. Online)
repository_id_str
spelling Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção EcológicaA fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.Faculdade de Educação (UFG)2008-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/424510.5216/ia.v33i1.4245Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-1161981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245/4175Jr, Jonas Bachinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-07T19:01:01Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/4245Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:22.202742Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
title Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
spellingShingle Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
Jr, Jonas Bach
title_short Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
title_full Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
title_fullStr Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
title_full_unstemmed Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
title_sort Educação Ecológica e a fenomenologia da natureza de Goethe e Steiner na Pedagogia Waldorf: a ExPeriência e estética no desenvolvimento da Percepção Ecológica
author Jr, Jonas Bach
author_facet Jr, Jonas Bach
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jr, Jonas Bach
description A fenomenologia da natureza de Goethe é a própria essência do pensamento sistêmico que Rudolf Steiner sistematizou na teoria da Pedagogia Waldorf. Este artigo aborda a aplicação prática da fenomenologia da natureza na experiência estética da sala de aula Waldorf, como objetivo para uma educação e percepção ecológica. A imagem recebe tratamento focal como elemento básico da experiência estética e sua repercussão no desenvolvimento da percepção ecológica infantil. O artigo apresenta o fundamento teórico do fenômeno da vida vegetal baseado na metamorfose das plantas de Goethe e nas concepções de Steiner que estruturam a antroposofia, e sua aplicação prática no segundo ano do ensino fundamental da Pedagogia Waldorf.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245
10.5216/ia.v33i1.4245
url https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245
identifier_str_mv 10.5216/ia.v33i1.4245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/4245/4175
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Inter-Ação; Vol. 33 No. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116
Revista Inter Ação; Vol. 33 Núm. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116
Revista Inter-Ação; v. 33 n. 1 (2008): Educação e ecologia; 103-116
1981-8416
reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Inter-ação (Goiânia. Online)
collection Inter-ação (Goiânia. Online)
repository.name.fl_str_mv Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistainteracao@gmail.com
_version_ 1799874761499607040