Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961 |
Resumo: | O presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental. |
id |
PUC_GO-4_1217bd88ca390306feaa516b075a4b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3961 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
spelling |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede públicaO presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaCarvalho, Rose Mary Almas de2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/396110.18224/educ.v17i2.3961Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 577-6031983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961/2286Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3961Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:57.059Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
title |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
spellingShingle |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública Peixoto, Joana |
title_short |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
title_full |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
title_fullStr |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
title_full_unstemmed |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
title_sort |
Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública |
author |
Peixoto, Joana |
author_facet |
Peixoto, Joana Carvalho, Rose Mary Almas de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rose Mary Almas de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Joana Carvalho, Rose Mary Almas de |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental. |
description |
O presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961 10.18224/educ.v17i2.3961 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v17i2.3961 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961/2286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 577-603 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v17i2 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676341974622273536 |