Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Joana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Carvalho, Rose Mary Almas de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961
Resumo: O presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental.
id PUC_GO-4_f4ff7dcfb5b712da314f98051b50ba2f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3961
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede públicaO presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental.EDITORA DA PUC GOIÁSPeixoto, JoanaCarvalho, Rose Mary Almas de2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/396110.18224/educ.v17i2.3961Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 577-6031983-77711415-049210.18224/educ.v17i2reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961/2286Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-01T17:55:56ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
title Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
spellingShingle Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
Peixoto, Joana
title_short Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
title_full Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
title_fullStr Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
title_full_unstemmed Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
title_sort Formação para o uso de tecnologias: denúncias, demandas e esquecimentos nos depoimentos de professores da rede pública
author Peixoto, Joana
author_facet Peixoto, Joana
Carvalho, Rose Mary Almas de
author_role author
author2 Carvalho, Rose Mary Almas de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Joana
Carvalho, Rose Mary Almas de
dc.subject.none.fl_str_mv


description O presente artigo baseia-se em pesquisa que teve como objetivo analisar, no contexto dos programas oficiais de integração das tecnologias à educação, as percepções de professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre o papel das tecnologias na educação e a trajetória de suas práticas pedagógicas. O corpus textual, obtido por meio de entrevistas coletivas, foi organizado em três eixos, dentre eles a formação para o uso das tecnologias na educação, recorte que será aqui abordado. Identificamos que a racionalidade instrumental permeia esta formação que dissocia as teorias pedagógicas dos recursos tecnológicos. Palavras-chave: Educação e tecnologias. Formação de professores. Racionalidade instrumental.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961
10.18224/educ.v17i2.3961
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961
identifier_str_mv 10.18224/educ.v17i2.3961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/3961/2286
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 17, n. 2 (2014); 577-603
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v17i2
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319659918819328