A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queluz, Gilson Leandro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264
Resumo: Resumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.
id PUC_GO-4_132698949935adf9e19507ebf423657f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4264
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICASResumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.EDITORA DA PUC GOIÁSQueluz, Gilson LeandroQueluz, Marilda Lopes Pinheiro2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426410.18224/educ.v18i1.4264Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 146-1671983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264/2453Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
title A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
spellingShingle A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
Queluz, Gilson Leandro
title_short A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
title_full A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
title_fullStr A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
title_sort A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
author Queluz, Gilson Leandro
author_facet Queluz, Gilson Leandro
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
author_role author
author2 Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Queluz, Gilson Leandro
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro
description Resumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264
10.18224/educ.v18i1.4264
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264
identifier_str_mv 10.18224/educ.v18i1.4264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264/2453
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 146-167
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v18i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660723077120