A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista. |
id |
PUC_GO-4_132698949935adf9e19507ebf423657f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4264 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICASResumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista.EDITORA DA PUC GOIÁSQueluz, Gilson LeandroQueluz, Marilda Lopes Pinheiro2015-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/426410.18224/educ.v18i1.4264Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 146-1671983-77711415-049210.18224/educ.v18i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264/2453Direitos autorais 2015 Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T11:54:52ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
title |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
spellingShingle |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS Queluz, Gilson Leandro |
title_short |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
title_full |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
title_fullStr |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
title_full_unstemmed |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
title_sort |
A PEDAGOGIA DA A??O DIRETA ENTRE REDES E RUAS: MEDIA??ES E INTERA??ES TECNOL?GICAS |
author |
Queluz, Gilson Leandro |
author_facet |
Queluz, Gilson Leandro Queluz, Marilda Lopes Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Queluz, Marilda Lopes Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Queluz, Gilson Leandro Queluz, Marilda Lopes Pinheiro |
description |
Resumo: Este trabalho problematiza o uso da tecnologia e das mediações tecnológicas como processos socioculturais de produção coletiva do conhecimento e expressão criativa. A arte anarquista apresenta-se como instrumento de ação direta para a educação e propaganda, no espaço urbano e virtual, dos ideais de emancipação humana. Os coletivos de arte libertária colocam-se dentro de uma concepção anarquista de cultura como produto da humanidade e instrumento de construção da consciência individual e coletiva em busca da liberdade. Como referencial teórico utilizaremos Raymond Williams e seu questionamento do conceito de mediação para a compreensão das articulações entre base e superestrutura. Palavras-chave: Mediações. Educação libertária. Tecnologia e cultura. Arte anarquista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264 10.18224/educ.v18i1.4264 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v18i1.4264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/4264/2453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2015 Educativa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 18, n. 1 (2015); 146-167 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v18i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660723077120 |