FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460 |
Resumo: | Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es. |
id |
IFPB_00df960006c0dcd5eb1c4eb9125a2c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2460 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES2022-09-23T16:00:50Z2022-09-23T16:00:50Z2022-05-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T20:57:46Z No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Rejected by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br), reason: Por favor atualizar a data do Documento que ? a data da aprova??o (folha de aprova??o) on 2022-09-23T14:02:37Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T14:05:49Z No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T16:00:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T16:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5) Previous issue date: 2022-05-26n?o h?BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?sFERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?Sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Romario.pdfTCC Romario.pdfapplication/pdf335773http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/2/TCC+Romario.pdfeb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2aMD52RI Romario.pdfRI Romario.pdfapplication/pdf359511http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/1/RI+Romario.pdfdb8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120MD51177683/24602023-04-18 13:50:19.434oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:50:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
title |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
spellingShingle |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s |
title_short |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
title_full |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
title_fullStr |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
title_full_unstemmed |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
title_sort |
FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S |
author |
VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES |
author_facet |
VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s |
topic |
BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s |
description |
Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-23T16:00:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-23T16:00:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/2/TCC+Romario.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/1/RI+Romario.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445545725952 |