FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460
Resumo: Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es.
id IFPB_00df960006c0dcd5eb1c4eb9125a2c25
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2460
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES2022-09-23T16:00:50Z2022-09-23T16:00:50Z2022-05-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-19T20:57:46Z No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Rejected by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br), reason: Por favor atualizar a data do Documento que ? a data da aprova??o (folha de aprova??o) on 2022-09-23T14:02:37Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T14:05:49Z No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Approved for entry into archive by Klecius Lima (klecius.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-23T16:00:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-23T16:00:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Romario.pdf: 359511 bytes, checksum: db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120 (MD5) TCC Romario.pdf: 335773 bytes, checksum: eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a (MD5) Previous issue date: 2022-05-26n?o h?BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?sFERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?Sinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Romario.pdfTCC Romario.pdfapplication/pdf335773http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/2/TCC+Romario.pdfeb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2aMD52RI Romario.pdfRI Romario.pdfapplication/pdf359511http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/1/RI+Romario.pdfdb8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120MD51177683/24602023-04-18 13:50:19.434oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:50:19Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
title FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
spellingShingle FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES
BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s
title_short FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
title_full FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
title_fullStr FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
title_full_unstemmed FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
title_sort FERRAMENTAS TECNOL?GICAS APLICADAS AO ENSINO DE INGL?S
author VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES
author_facet VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VEN?NCIO, ROM?RIO TAVARES
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s
topic BNCC; ensino; ferramentas tecnol?gicas; ingl?s
description Este trabalho tem como pressuposto apresentar n?o s? algumas ferramentas tecnol?gicas como recursos did?ticos, mas tamb?m como elas podem ser utilizadas por professores e alunos, contribuindo no contexto educacional para o processo de ensino/aprendizagem de uma l?ngua estrangeira. Sobretudo, na utiliza??o eficiente das Tecnologias Digitais da Informa??o e Comunica??o ? TDIC, em conson?ncia com as compet?ncias e habilidades da Base Nacional Comum Curricular ? BNCC. A proposta surgiu a partir do projeto de interven??o pedag?gica do curso de p?s-gradua??o em Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica, ofertado pelo Instituto Federal da Para?ba ? IFPB. Para tanto, selecionamos as ferramentas: Canva, Padlet, Kahoot e Wordall. A escolha justifica-se pela popularidade delas no ambiente escolar. Quanto a metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliogr?fica, para a realiza??o da an?lise, recorremos a abordagem qualitativa, dividida em dois momentos. O primeiro momento foi dedicado a apresenta??o e descri??o das ferramentas. O segundo momento, a identifica??o da habilidade escolhida para a realiza??o an?lise, com destaque para os pontos fortes e pontos fracos de cada uma delas. A inclus?o de recursos tecnol?gicos aplicadas ao ensino de l?nguas estrangeiras pode representar um avan?o enorme frente ?s novas metodologias de ensino, que devem acompanhar o mundo da cybercultura que se expande, velozmente, cada vez mais no mundo de informa??es.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-23T16:00:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-23T16:00:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/2/TCC+Romario.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2460/1/RI+Romario.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb958bd518f8c2d2ab1f67aad3c5eb2a
db8fc32b3e78abaa7ff46b5be6ee9120
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445545725952