EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marinalva Nunes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santana, Jaime de Jesus, Brito, Tatiane Novais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452
Resumo: Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico.
id PUC_GO-4_1f89797cbedec015809c71056c67f805
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8452
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICOENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIATecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática.37.06Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico.EDITORA DA PUC GOIÁSUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANASFernandes, Marinalva NunesSantana, Jaime de JesusBrito, Tatiane Novais2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/845210.18224/educ.v24i1.8452Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452/5322Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
title EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
spellingShingle EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
Fernandes, Marinalva Nunes
ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA
Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática.
37.06
title_short EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
title_full EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
title_fullStr EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
title_sort EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
author Fernandes, Marinalva Nunes
author_facet Fernandes, Marinalva Nunes
Santana, Jaime de Jesus
Brito, Tatiane Novais
author_role author
author2 Santana, Jaime de Jesus
Brito, Tatiane Novais
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Marinalva Nunes
Santana, Jaime de Jesus
Brito, Tatiane Novais
dc.subject.por.fl_str_mv ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA
Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática.
37.06
topic ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA
Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática.
37.06
description Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452
10.18224/educ.v24i1.8452
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452
identifier_str_mv 10.18224/educ.v24i1.8452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452/5322
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v24i1
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319660638142464