EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educativa |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452 |
Resumo: | Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico. |
id |
PUC_GO-4_1f89797cbedec015809c71056c67f805 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8452 |
network_acronym_str |
PUC_GO-4 |
network_name_str |
Educativa |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICOENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIATecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática.37.06Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico.EDITORA DA PUC GOIÁSUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANASFernandes, Marinalva NunesSantana, Jaime de JesusBrito, Tatiane Novais2021-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/845210.18224/educ.v24i1.8452Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas1983-77711415-049210.18224/educ.v24i1reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452/5322Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-17T13:47:41ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
title |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO Fernandes, Marinalva Nunes ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática. 37.06 |
title_short |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
title_full |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
title_sort |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO POR TECNOLOGIA EM PERÍODO PANDÊMICO |
author |
Fernandes, Marinalva Nunes |
author_facet |
Fernandes, Marinalva Nunes Santana, Jaime de Jesus Brito, Tatiane Novais |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Jaime de Jesus Brito, Tatiane Novais |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marinalva Nunes Santana, Jaime de Jesus Brito, Tatiane Novais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática. 37.06 |
topic |
ENSINO; EDUCAÇÃO ESPECIAL; INCLUSÃO; MATEMÁTICA; CORONAVIRUS; PANDEMIA Tecnologia; Ensino; Coronavírus; Inclusão; Matemática. 37.06 |
description |
Propõe-se aqui refletir como, ou se, ocorre a inclusão do público-alvo da educação especial em Matemática, através do ensino mediado por tecnologias, em contexto de distanciamento social. Inicialmente, aborda-se a realidade de acesso à tecnologia pela população brasileira; esclarecem-se as diferenças entre Ensino a Distância, Ensino Remoto, Ensino Híbrido e Educação familiar; e apresentam-se os principais desafios enfrentados para se promover a inclusão durante o período de pandemia; por fim, discute-se os resultados de pesquisa sobre a temática, expondo, dentre outros, as influências do histórico abismo existente entre as classes, e seus reflexos no ensino público, evidenciado no contexto pandêmico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452 10.18224/educ.v24i1.8452 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452 |
identifier_str_mv |
10.18224/educ.v24i1.8452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/8452/5322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 MARINALVA NUNES FERNANDES, JAIME DE JESUS SANTANA, TATIANE NOVAIS BRITO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA DA PUC GOIÁS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educativa - Revista de Educação; v. 24 (2021); 21 páginas 1983-7771 1415-0492 10.18224/educ.v24i1 reponame:Educativa instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Educativa |
collection |
Educativa |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798319660638142464 |