Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/192 |
Resumo: | Esse artigo apresenta reflexões acerca da participação de pessoas com deficiências e outras especificidades no contexto das Feiras de Matemática e os procedimentos que vem sendo adotados para qualificação dos diferentes processos existentes. As propostas implantadas organizaram-se a partir de reflexões coletivas e deliberações que ocorreram em assembleias, seminários e grupos de estudo constituídos no âmbito do movimento de Feiras de Matemática, ao longo dos seus trinta e cinco anos de existência. Tais elaborações são compreendidas como diretrizes nacionais na realização desses eventos nos diferentes âmbitos. Dessa maneira, as Feiras de Matemática, alinhadas a proposta de Educação Inclusiva, constituem-se em um espaço inclusivo de educação, em que todas as pessoas, independentemente das especificidades que apresentem, são acolhidas e encontram condições plenas de participação. |
id |
UFPA-6_7612865173f7729802794399ba590be1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/192 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de EducaçãoInclusãoMatemáticaEducação EspecialEsse artigo apresenta reflexões acerca da participação de pessoas com deficiências e outras especificidades no contexto das Feiras de Matemática e os procedimentos que vem sendo adotados para qualificação dos diferentes processos existentes. As propostas implantadas organizaram-se a partir de reflexões coletivas e deliberações que ocorreram em assembleias, seminários e grupos de estudo constituídos no âmbito do movimento de Feiras de Matemática, ao longo dos seus trinta e cinco anos de existência. Tais elaborações são compreendidas como diretrizes nacionais na realização desses eventos nos diferentes âmbitos. Dessa maneira, as Feiras de Matemática, alinhadas a proposta de Educação Inclusiva, constituem-se em um espaço inclusivo de educação, em que todas as pessoas, independentemente das especificidades que apresentem, são acolhidas e encontram condições plenas de participação.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19210.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id176REMATEC; v. 14 n. 30 (2019)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/192/191Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPeres Souza, CarlaOechsler, Vanessa2022-10-02T19:08:15Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/192Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-02T19:08:15Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
title |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
spellingShingle |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação Peres Souza, Carla Inclusão Matemática Educação Especial |
title_short |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
title_full |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
title_fullStr |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
title_full_unstemmed |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
title_sort |
Feiras de Matemática: Espaços Inclusivos de Educação |
author |
Peres Souza, Carla |
author_facet |
Peres Souza, Carla Oechsler, Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Oechsler, Vanessa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres Souza, Carla Oechsler, Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Matemática Educação Especial |
topic |
Inclusão Matemática Educação Especial |
description |
Esse artigo apresenta reflexões acerca da participação de pessoas com deficiências e outras especificidades no contexto das Feiras de Matemática e os procedimentos que vem sendo adotados para qualificação dos diferentes processos existentes. As propostas implantadas organizaram-se a partir de reflexões coletivas e deliberações que ocorreram em assembleias, seminários e grupos de estudo constituídos no âmbito do movimento de Feiras de Matemática, ao longo dos seus trinta e cinco anos de existência. Tais elaborações são compreendidas como diretrizes nacionais na realização desses eventos nos diferentes âmbitos. Dessa maneira, as Feiras de Matemática, alinhadas a proposta de Educação Inclusiva, constituem-se em um espaço inclusivo de educação, em que todas as pessoas, independentemente das especificidades que apresentem, são acolhidas e encontram condições plenas de participação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/192 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id176 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/192 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n30.p%p.id176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/192/191 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 30 (2019) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003218223104 |