HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarian, Maristela Cury
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
Resumo: Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
id PUC_GO-4_22810cc46705ad05fb0def304368fb07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6849
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
repository_id_str
spelling HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICSAlfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.EDITORA DA PUC GOIÁSSarian, Maristela Cury2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684910.18224/educ.v20i3.6849Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 637-6581983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849/3803Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-18T13:42:34ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
spellingShingle HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
Sarian, Maristela Cury
Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
title_short HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_full HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_fullStr HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_full_unstemmed HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_sort HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
author Sarian, Maristela Cury
author_facet Sarian, Maristela Cury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarian, Maristela Cury
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
topic Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
description Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
10.18224/educ.v20i3.6849
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849/3803
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 637-658
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798319661027164160