HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarian, Maristela Cury
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educativa
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
Resumo: Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
id PUC_GO-4_44d7723f7690351d417aa1dcc6e222d0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6849
network_acronym_str PUC_GO-4
network_name_str Educativa
spelling HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICSAlfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.EDITORA DA PUC GOIÁSSarian, Maristela Cury2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/684910.18224/educ.v20i3.6849Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 637-6581983-77711415-049210.18224/educ.v20i3reponame:Educativainstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849/3803Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarianinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:17:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6849Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/oai1980-91312237-4469opendoar:null2020-08-05 09:17:48.263Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
spellingShingle HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
Sarian, Maristela Cury
Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
title_short HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_full HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_fullStr HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_full_unstemmed HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
title_sort HISTÓRIA, MEMÓRIA E AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA: A DISCURSIVIDADE DA RECUPERAÇÃO PARALELA E O USO DAS TICS
author Sarian, Maristela Cury
author_facet Sarian, Maristela Cury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarian, Maristela Cury
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
topic Alfabetização. Reforço. Inclusão digital. Literacy. Tutoring. Digital Inclusion.
dc.description.none.fl_txt_mv Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
description Este trabalho, inscrito na perspectiva da Análise de Discurso proposta por Pêcheux e Orlandi, apresenta a análise da atividade de língua portuguesa “Uso de laptop no reforço escolar”, realizada numa escola pública da cidade de São Paulo, extraída da página do Programa Um Computador por Aluno — PROUCA, a fim de dar visibilidade: às filiações de sentido das nomeações reforço escolar e recuperação paralela produzem em nossa sociedade; ao modo pelo qual o sujeito não alfabetizado é individualizado nessa discursividade; à memória da alfabetização em nossa formação social e à tensão língua imaginária e língua fluida nessa política de inclusão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
10.18224/educ.v20i3.6849
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849
identifier_str_mv 10.18224/educ.v20i3.6849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/6849/3803
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarian
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Maristela Cury Sarian
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
publisher.none.fl_str_mv EDITORA DA PUC GOIÁS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educativa - Revista de Educação; v. 20, n. 3 (2017); 637-658
1983-7771
1415-0492
10.18224/educ.v20i3
reponame:Educativa
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Educativa
collection Educativa
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Educativa - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676341974273097728